segunda-feira, 19 de julho de 2010

Le Trocadéro, em Paris


O Palais de Chaillot está situado na Praça do Trocadéro.  A colina de Chaillot (uma aldeia já antiga) não é mais do que o morro de Trocadéro.

O Palácio é constituído por dois pavilhões e duas alas "curvilíneas" que delimitam um espaço ao centro - a Esplanada dos Direitos do Homem - inclinando-se para o lado do rio Sena.

Em frente, está situado o Jardim do Trocadéro, povoado por belas esculturas e um parque muito bem cuidado.


Também se destaca uma lindíssima cascata e  a fonte de Varsóvia construídos em 1937, onde se podem contar nos oito patamares, nada mais, nada menos, que vinte jactos de água. 



Entre as duas alas, a de "Passy" e a de "Paris", o Jardim do Trocadéro permite uma lindíssima panorâmica da Torre Eiffel e do Champ de Mars.













O Palácio é um espaço destinado a Exposições. Foi construído por alturas da Exposição Universal de Paris, de 1937.






Foi no Palais de Chaillot que a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Declaração Universal dos Direitos Humanos  - a 10 de Dezembro de 1948.

O Palácio acolhe vários museus: o Museu do Homem - Musée de l'Homme -, o Museu Nacional da Marinha - Musée national de la Marine - , o Teatro Nacional de Chaillot - Théâtre national de Chaillot - , a Cidade da Arquitectura e do Património - Cité de l'architecture et du patrimoine (onde está incluído o Museu dos Monumentos Franceses - Musée des monuments français - , a Escola de Chaillot - École de Chaillot -, e o Instituto Francês de Arquitectura -Institut français d'architecture - IFA.


Quando se realizou a reconstrução da ala de Paris, efectuou-se a mudança definitiva da Cinemateca Francesa para o bairro parisiense de Bercy.




No frontão do palácio, o poeta Paul Valéry escreveu:



Do lado do Museu do Homem:


Il dépend de celui qui passe

Que je sois tombe ou trésor

Que je parle ou me taise

Ceci ne tient qu’à toi


Ami n’entre pas sans désir





Do lado do Museu da Marinha:


Tout homme crée sans le savoir,


comme il respire.


Mais l’artiste se sent créer.


Son acte engage tout son être,


sa peine bien aimée le fortifie.



Referências e pesquisas, na
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palais_de_Chaillot
http://www.paris-walking-tours.com/jardindutrocadero.html



Sem comentários: