quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

À descoberta da França...

Vamos conhecer a França?
É uma civilização fascinante com particularidades muito interessantes.
É um estado da Europa ocidental e devido à forma que tem, os franceses chamam-lhe "o hexágono" ... Com 61 milhões de habitantes é 6 vezes maior do que Portugal.
A nível mundial, o primeiro destino turístico é a França. Este nome vem dos Francos, povo que chegou à Gália nos anos 430. O galo francês é o emblema da França e representa o orgulho gaulês. Os romanos deram aos celtas o nome de gauleses - talvez isso se deva ao facto de os celtas criarem galos e galinhas. Galicismos são palavras ou expressões de língua francesa, adoptadas noutra língua.
Marianne é o nome dado à República Francesa e às suas representações simbólicas, desde 1887, especialmente bustos de mulher jovem (é curioso saber que algumas artistas como Brigitte Bardot, Catherine Deneuve ou Laetitia Casta já serviram de modelo).
O azul, o branco e o vermelho da bandeira têm um significado importante para os franceses: simbolizam a revolução francesa de 1789, cuja divisa é "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"; o azul e o vermelho representam ainda as cores da cidade de Paris, enquanto a cor branca simboliza a cor dos reis; a Marselhesa, hino nacional de França desde 1795, é a canção que representa a dedicação ao país.
Uma das línguas oficiais da ONU, da OCDE ou da UNESCO é o francês; é uma língua falada em todos os continentes; é a 6ª língua mais falada no mundo.
Paris, conhecida como a cidade luz, é a capital da França, que comemora o seu Dia Nacional a 14 de Julho. Tem monumentos sumptuosos, que, a seu tempo, serão dados a conhecer.
Como é óbvio não se esgota aqui, de modo algum, o conhecimento sobre particularidades de França. Numa próxima oportunidade, continuaremos a desbravar este país.