sábado, 24 de abril de 2010

e-Book


O e-Book surge em forte concorrência com os últimos desenvolvimentos tecnológicos no campo da informática (iPad, BeBook, etc.):


 
Hoje, dia 24 de Abril de 2010, pode ler-se um artigo muito interessante no jornal i,  escrito por Ana Rita Guerra: 
"Livros electrónicos
Samsung antecipa-se à Apple com primeiro leitor de e-Books
Leitor E60 chega às lojas portuguesas em Junho, a 359  euros. Samsung  espera vender 10 mil unidades até ao final de 2010".


Entusiasme-se e leia até ao fim! É bom saber que a tecnologia está ao nosso serviço para um fim tão nobre, como é a cultura geral.
  



Link:








Em Lisboa: BABEL, uma livraria inovadora!


Ao ler hoje o Correio da Manhã, fiquei agradavelmente surpreendida com uma notícia relativa às comemorações e  iniciativas em relação ao dia de ontém (Dia Mundial do Livro).

Segundo Isabel Chaves, a articulista da notícia que aqui destaco - "E-reader põe livro no ecrã" - fala-nos da  inauguração, em Lisboa, de uma livraria "inovadora", a BABEL, que resolveu apostar na componente digital. Esta livraria pertence ao grupo editorial que tem à frente, Paulo Teixeira Pinto, e nasceu de uma parceria com a Samsung.


Tem uma particularidade interessante: o seu espaço é em forma de cubo, onde se encontram, não só um aparelho, o E-reader, como também livros em formato digital. O referido aparelho será vendido a partir do próximo mês de Junho, "armazenando" obras em formato digital e que são adquiridas por via do site da livraria. Depois, é só lê-las onde quisermos...

Isabel Chaves acrescenta: "O dispositivo tem 15,2 centímetros, permite ler notícias e livros electrónicos (incluindo ‘Os Lusíadas’), ouvir música e audiolivros (para já apenas em inglês), tem ecrã táctil, agenda e custará 359 euros. O primeiro modelo é o E60, mas serão lançados outros seis até ao fim do ano."





No Jornal Público de hoje pode ler-se também: "No Dia Mundial do Livro, o grupo de Paulo Teixeira Pinto inaugura uma nova livraria, a Babel São Sebastião, em Lisboa. Entre o tradicional e o high-tech."


São iniciativas de louvar em favor de uma maior cultura literária em Portugal!

Links:

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia 23 de Abril - Dia Mundial do Livro


Comemora-se hoje, dia 23 de Abril,  um pouco por todo o mundo, O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, por iniciativa da Unesco.

É uma iniciativa a distinguir e a valorizar, pois todos devemos desenvolver o gosto pela leitura e dela tirar prazer.

A  revista portuguesa "Ler", nº 89, de Março 2010 , na sua página 14, contém um artigo, "Booktailoring", da autoria de Paulo Ferreira e Nuno Seabra Lopes, em que referem que "Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (2008), o sector editorial afirma-se como a principal industria cultural, muito à frente da imprensa periódica e do cinema." 

Nesse mesmo artigo os seus autores desenvolvem ideias importantes: o Estado não potencia a indústria livreira, apesar de a considerar importante como meio para divulgar o ensino da língua e da cultura portuguesas. E acrescentam: "Desde 2007 que a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas não participa na Bienal do Brasil por falta de verbas nem apoia a participação de editores em feiras internacionais nem concede bolsas de criação. E tal consta dos seus objectivos estratégicos  e planos de actividades."

Os portugueses têm de colaborar para que a nossa imagem no mundo seja melhorada. Para isso, é preciso agir, é preciso ler, é preciso que haja desenvolvimento cultural. Quando se lê um bom livro, adquire-se cultura. Necessitamos do apoio do Estado, para que se desenvolva uma cultura literária e muitas iniciativas nesse campo, principalmente a partir dos bancos da escola. As bibliotecas têm de estar bem equipadas para que essa cultura se expanda e faça parte integrante da nossa vida, desde cedo.

A UNESCO escolheu o dia 23 de Abril para festejar o livro por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril que, em 1616, morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare; também foi neste dia, em 1899, que nasceu Vladimir Nabokov.

Um bom livro é o NOSSO MELHOR AMIGO!












quinta-feira, 22 de abril de 2010

Na Primavera tudo renasce...

"...RECOMEÇAR

Mesmo que sintas o cansaço,
Mesmo que o triunfo te abandone,
Mesmo que um erro te aconteça,
Mesmo que uma traição te faça sofrer,
Mesmo que um sonho se desvaneça,
Mesmo que uma dor queime
os teus olhos,
Mesmo que ignorem os teus trabalhos,
Mesmo que a ingratidão seja a paga,
Volta a começar."
            
                    Juvenil, Julho 2008


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mensagem importante para todos nós


Uma das maiores empresas de marketing do mundo, resolveu passar uma mensagem para todos nós, através de um vídeo criado pela TAC (Transport Accident Commission), que teve como consequência um efeito drástico na Inglaterra.

Depois desta mensagem, 40% da população da Inglaterra, deixou de usar drogas e de consumir álcool, pelo menos nas datas comemorativas.

Como não temos este tipo de iniciativas aqui em Portugal, espero que visualizem o referido vídeo, mesmo que não se alcoolizem ou não usem nenhum tipo de drogas. 

É importante que reflictamos sobre assuntos sérios, pois estes temas dizem respeito a todos nós!

Reencaminhemos este vídeo para os nossos contactos. 

Orientemos os nossos filhos, sobrinhos, amigos...

Link do video:




terça-feira, 20 de abril de 2010

Os 50 anos de carreira de Nicolau Breyner!


Nicolau Breyner nasceu no Alentejo, em Serpa, a 30 de Julho de 1940. Tem 69 anos e apresentar-se-á de 20 a 25 de Abril, no palco do Auditório dos Oceanos, no Casino Lisboa, para comemorar os seus 50 anos de carreira.

Declarou ao Jornal de Letras que nesse espectáculo aparecerá um écran mostrando momentos que Nicolau quer relembrar, juntamente com o público, não faltando a música e ainda cenas com as muitas vivências que experienciou no seu mundo de trabalho diversificado. 

Os momentos que escolheu serão de prazer e divertimento. "Uma das coisas que aprendi, nestes 50 anos, é que um actor que não se divirta não tem qualquer possibilidade de agradar ao público."


Estreou-se no Teatro da Trindade com a peça Leonor Telles (de Marcelino Mesquita); para além de teatro, fez televisão (Senhor Feliz e Senhor Contente, Eu Show Nico...), entrou em telenovelas (Vila Faia...), apresentou concursos e fez cinema (desempenhando papéis em vários filmes, como O Fio do Horizonte, de Fernando Lopes, Os Imortais, de António Pedro Vasconcelos...).

Chegou mesmo a ser concorrente ao Festival RTP da Canção em 1968, cantando profissionalmente; e em 2009 estreou-se como  realizador e actor de cinema.

Recebeu no passado dia 15 de Abril, o prémio do Dia Mundial da Voz.

Parabéns, Nicolau Breyner! E obrigada pela sua lealdade para com o seu público português!



segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que é a Honra?

«A Honra é o primeiro sentimento da vida: admite tudo quanto é grande e repele tudo quanto é baixo.» Liory

A honra é um dos valores mais importantes da vida do ser humano.

La Bruyère (1645/1696) salientava: «Basta que um homem honrado diga sim ou não, para que seja acreditado.»

Dou comigo a pensar que, hoje em dia, já não é bem assim. Longe de mim estar a "dar lições de moral", sou uma simples mortal com defeitos como os outros, mas sei que nos preocupa a todos, os dias que estamos a viver, em que, à nossa volta, há muito de degradante.

As virtudes do ser humano vão-se esbatendo cada vez mais e sentimos que os valores e as virtudes que interiorizámos em pequenos, estão mesmo a desaparecer e a um ritmo galopante.

O respeito que gostaríamos de ver por parte do nosso semelhante, está "em vias de extinção". Está a atingir todos os quadrantes sociais. Por vezes, há pessoas que para nós são uma referência, havendo, no entanto, ocasiões que nos mostram que essa pessoa não é o que aparentava.

Shakespeare dizia: «A Honra é uma essência que não se vê. Frequentemente, são consideradas pessoas de honra, aquelas que não a possuem.»

A Honra tem de ser visível ao longo do tempo, não é algo que se veja  imediatamente. Ser honrado é praticar a virtude e o cumprimento do dever.

Para que haja entendimento entre pessoas, a dignidade e a honra devem estar presentes.

Termino com um pensamento de Confúcio, que se mostra muito tolerante: "A Honra não consiste em nunca cair, mas em levantar-se cada vez que caia».


domingo, 18 de abril de 2010

Sabe por que é que se diz...


"O primeiro milho é dos pardais" ?

Esta expressão significa que os mais fracos aproveitam as primeiras vantagens que surgem.

Diz-se que no tempo dos romanos, havia o costume de os agricultores oferecerem às aves, os primeiros frutos que colhiam.

Pensava-se que eram estas as portadoras das oferendas aos deuses.

Este hábito foi sendo transmitido ao longo das gerações.

Quando o milho chegou à Europa, no século XVI,  esta expressão sofreu uma evolução: além do milho ser abundante nas culturas das terras portuguesas, o pardal tornou-se o símbolo de todas as aves.