sábado, 15 de maio de 2010

O Convento de Mafra


O Real Convento de Mafra é um dos mais sumptuosos monumentos portugueses.

D. João V casou com D. Maria Ana de Áustria, mas ao fim de três anos ainda não havia descendência, pelo que, aquele decidiu prometer mandar construir um convento, na Vila de Mafra, se Deus lhe concedesse filhos.

A verdade é que, semanas depois, a Rainha conseguiu engravidar e meses depois nasceu uma menina (D. Maria Bárbara) a 4 de Dezembro de 1711, que viria a ser Rainha de Espanha.

O Rei cumpriu o seu voto e a 17 de Novembro de 1717 foi lançada a primeira pedra, dando-se assim, início à construção de tão magnífico monumento. A 22 de Outubro de 1730, quando o rei fez 41 anos, a basílica foi oficializada como templo sagrado.

É considerado o monumento mais importante do barroco português.



"O Palácio-Convento possui uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, constituída por cerca de 40 000 livros, e numerosas obras artísticas encomendadas pelo monarca no país, em França, Flandres (de onde procedem os dois carrilhões de 92 sinos) e Itália. Durante o reinado de D. José criou-se a Escola de Escultura de Mafra, dirigida pelo italiano Alessandro Giusti, e por onde passou Machado de Castro.  No reinado de D. João VI, o Palácio foi habitado durante todo o ano de 1807. A maior parte do tempo, todavia, o Palácio-Convento foi visitado apenas esporadicamente e o mesmo se passou depois de regressada a corte a Portugal. Daqui partiu para o exílio o último rei português, D. Manuel II, a 5 de Outubro de 1910, depois de proclamada a República." http://www.malhatlantica.pt/convento_mafra/origem.htm

Contam-se muitas lendas acerca do Palácio de Mafra, de entre elas e uma das mais curiosas é a existência de ratos gigantes que comem pessoas...!!! O local já foi explorado... e de ratos...nem rasto...!!!

Uma curiosidade: um elevador, que ficou conhecido como A Caranguejola, mandado construir por D. Maria Pia, e que é considerado o primeiro que foi construído em Portugal, levava 10 pessoas e ia até ao 3º piso.

Hoje e amanhã o Convento vai estar em festa: os seis órgãos da Basílica tocarão em conjunto, hoje, sábado, e amanhã, domingo; há 203 anos que estavam "em silêncio". Foram restaurados nos últimos onze anos sob a direcção do mestre organeiro Dinarte Machado. Os trabalhos de restauro foram financiados por um banco que neles investiu mais de um milhão de euros.


"Concebidos e construídos para serem tocados em conjunto, os seis órgãos têm um total de 12 mil tubos e o nome de cada um deles está associado à capela onde se encontra instalado: Evangelho, Epístola, Sacramento, S. Pedro de Alcântara, Conceição e St.ª Bárbara. O primeiro concerto realiza-se hoje, sábado 15 de Maio, às 21h00. O segundo será amanhã, domingo 16 de Maio, às 18h00. Os bilhetes para o concerto, que é gratuito, podem ser levantados na bilheteira do Palácio Nacional de Mafra até uma hora antes de cada concerto (Tel. do palácio: 261 817 550)". (http://aeiou.expresso.pt/orgaos-de-mafra-tocam-pela-primeira-vez-em-200-anos=f582591 )



Pesquisas efectuadas em:










sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sua Santidade, o Papa Bento XVI, despediu-se hoje dos Portugueses!



O Papa despediu-se dos portugueses, hoje, sexta-feira, 14 de Maio de 2010!

Bento XVI chegou a Vila Nova de Gaia ao princípio da manhã, de helicóptero, partindo para a Invicta e em direcção à Avenida dos Aliados, para celebrar Missa. Ali  foi recebido por mais de 100 mil pessoas. O frenesim era visível e todos os presentes ansiavam ver e ouvir o Santo Padre.

Já ontem à noite, enquanto decorriam os preparativos da montagem do altar para a celebração da Missa de hoje, um elevado número de jovens, muito animados, "acampou" na Avenida, cheio de entusiasmo.

O Santo Padre apelou para que houvesse concórdia entre todos, pois momentos de grandes dificuldades irão surgir proximamente.

Esta visita terminou por volta das 14h00, e após ter percorrido algumas ruas do Porto, onde milhares de pessoas lhe acenavam com lenços e bandeirinhas, a comitiva Papal tomou o rumo do aeroporto Francisco Sá Carneiro, despedindo-se, assim, dos portugueses e partindo de avião para Roma.





quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de Maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima!


Segundo o que tenho lido e ouvido hoje nos meios de comunicação social e que se confirma nas imagens dos diferentes canais televisivos, o número de pessoas que assistiram hoje em Fátima à Missa que Bento XVI celebrou, é superior ao do ano 2000 (mais cem mil), aquando da visita do saudoso Papa João Paulo II. Calcula-se que tenham estado hoje, no Santuário de Fátima, quinhentas mil pessoas!

É de salientar o número elevado de jovens que se encontrava no recinto, com grande alegria estampada nos rostos e cheios de entusiasmo, festejando a ocasião de um modo fraterno, que enche o coração dos mais velhos de orgulho e esperança no futuro.

Sua Santidade referiu na sua homilia que a missão que cabe a Fátima para salvar a humanidade, ainda não foi completada: se houve quem pensasse que a missão profética está concretizada, estará iludido, foi a ideia que Bento XVI transmitiu. (http://www.publico.pt/Sociedade/missao-de-fatima-nao-esta-concluida_1437031)

As palavras "Paz e Amor" estão sempre presentes nos discursos que o Sumo Pontífice profere. Sentimo-nos reconfortados com estas palavras, os portugueses agradecem! O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje esperar que a visita do Papa a Portugal seja aproveitada como um sinal de esperança, confiança, e como um estímulo para o futuro. (http://www.publico.pt/Sociedade/cavaco-espera-que-bento-xvi-ajude-portugueses-a-ultrapassar-dificuldades_1437071)

“De modo particular, a beata Jacinta mostrava-se incansável na partilha com os pobres e no sacrifício pela conversão dos pecadores. Só com este amor de fraternidade e partilha construiremos a civilização do Amor e da Paz”, frisou. (www.publico.pt/sociedade) (13.05.2010)

São mensagens que devemos ouvir com atenção e enchermo-nos de esperança, pois todos nós vivemos num mundo que nos confunde, turbulento, que, muitas vezes, nos impede de sentir confiança no que quer que seja. “Possam os sete anos que nos separam do centenário das Aparições apressar o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade”, desejou ainda Bento XVI. (Jornal Público, 13.05.10)

No final da missa de hoje, teve lugar o emocionante "adeus" à imagem de Nossa Senhora de Fátima. De seguida, o Papa visitou o túmulo dos "pastorinhos". Mais tarde, Sua Santidade recolheu à Casa de Nossa Senhora do Carmo. Dali sairia, após algumas horas para um Encontro com a Pastoral Social e com os Bispos Portugueses.

Uma sugestão: pormenores da visita papal: referência: Jornal Público, de 13 de Maio de 2010 (http://www.publico.pt/Sociedade/missao-de-fatima-nao-esta-concluida_1437031)



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Visita de Bento XVI a Fátima!



No  2º dia da Visita Papal, por volta das 10h00, Bento XVI teve encontro com nomes destacados da cultura portuguesa ("A Cultura é fonte inspiradora do sentido da vida", Bento XVI) e líderes de outras religiões, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Após a cerimónia, o Papa dirigiu-se para a Nunciatura Apostólica, onde às 12h00, recebeu o primeiro-ministro, José Sócrates, que se fez acompanhar de Miguel Amado e Pedro Silva Pereira. O encontro durou cerca de meia hora.

Por volta das 16h10, já no aeroporto de Figo Maduro, as pessoas, agitando  lenços, despediram-se do Sumo Pontífice. O helicóptero onde Bento XVI já se encontrava, acompanhado de D. José Policarpo, Cardeal de Lisboa, levantou voo pelas 16h39, em direcção a Fátima, não sem antes sobrevoar o Cristo- Rei, onde imensa gente ali se encontrava a acenar, despedindo-se do sucessor de Pedro.


Hoje e amanhã terão lugar as comemorações das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, como tradicionalmente se festeja anualmente, a 12 e 13 de Maio.
 
Já em Fátima, mais de 100 mil pessoas aguardavam a Comitiva Papal. Bento XVI recebeu as boas-vindas do Bispo de Fátima-Leiria, D. António Marto.

O Sumo Pontifíce chegou à Capelinha das Aparições, por volta das 17h30,  
ajoelhando-se perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que na sua coroa tem depositada a bala que atingiu o antecessor deste, João Paulo II, na Praça de São Pedro, a 13 de Maio de 1981.


Bento XVI partiu depois para a Igreja da Santíssima Trindade, onde teve lugar a Oração das Vésperas (contando com mais de 5 000 sacerdotes e ainda um número considerável de seminaristas e diáconos). Bento XVI falou aos fiéis que ansiavam vê-lo, no Santuário de Fátima, tendo-lhes dirigido uma mensagem. O Papa assumiu que "era um peregrino de Fátima", recordando também as visitas do seu antecessor, João Paulo II.  

Esta visita do Santo Padre a Fátima comemora o décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco. A Virgem Maria apareceu a estes dois pastorinhos e também à prima destes, Lúcia, em Fátima.
 
Pela segunda vez, o Santuário de Fátima recebeu um presente muito especial do Vaticano - a Rosa de Ouro - presente oferecido a "lugares especiais" e que o Santo Padre entregou directamente.

terça-feira, 11 de maio de 2010

O Papa já chegou a Portugal!


O Santo Padre chegou hoje a Lisboa, onde foi recebido pelo Presidente da República e esposa e por milhares de portugueses que o acolheram, e à sua comitiva, com o maior carinho, enquanto se ouvia um belíssimo hino  cantado pelo Coro da Academia de Música de Santa Cecília, entoado por 30 crianças.

Após o seu primeiro discurso, Bento XVI deslocou-se no Papamóvel, entre o aeroporto e a Nunciatura, percorrendo algumas ruas de Lisboa, constantemente ovacionado pelos populares que, teimosamente o acompanhavam durante todo o percurso, clamando por ele: "Viva o Papa".

Ali permaneceu cerca de meia-hora, seguindo depois para o Mosteiro dos Jerónimos. O povo português recebeu Joseph Ratzinger acenando efusivamente, com lenços e bandeiras.

O Santo Padre acompanhado de muitos outros sacerdotes almoçou na Nunciatura Apostólica de Lisboa, repousando até cerca das 17h30, local onde também está previsto jantar e  passar a noite.


Por volta das 18h00, quando  efectuava o percurso entre o Ministério das Finanças e o altar onde seria celebrada a missa, Bento XVI foi aclamado por milhares de pessoas que gritavam o seu nome, entre elas, muitas crianças e jovens, a maior parte integrada em grupos de escolas. Bento XVI emocionou-se por várias vezes ao ver e ouvir as crianças do nosso país. Só se ouvia: "Viva! Viva o Papa"...

Os meios de comunicação social consideraram que o povo português teve uma presença espantosa neste dia, recebendo o Papa com grande euforia, participando entusiasticamente em todos os momentos da sua estadia em Lisboa e demonstrando todo o dia sentirem como que uma Renovação da Fé.

Durante as Ceimónias de recepção a Sua Santidade, o Presidente da Câmara de Lisboa, Dr António Costa, entregou a chave da cidade de Lisboa a Bento XVI.  D. José Policarpo, o Cardeal Patriarca de Lisboa, ofereceu ao Santo Padre  uma Relíquia de São Vicente. O Presidente Cavaco Silva depositou nas mãos do Papa, uma imagem de Santo António de Lisboa, em porcelana de Vista Alegre e uma edição bilingue (Português e Latim) dos Sermões do Santo. Por sua vez, o Papa ofereceu ao Presidente da República, Professor Cavaco Silva, um mosaico com uma imagem da Praça de São Pedro.

Às 18h15, no Terreiro do Paço,  Bento XVI, acompanhado pelos bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas, acólitos e  coro, celebrou missa num altar expressamente montado para o efeito, em frente ao rio Tejo, onde mais de 150 mil pessoas participaram na Missa Papal. Foram  ouvidos elogios rasgados à actuação do Coro que acompanhou a Missa.


Milhares de jovens dedicarão, à noite, uma serenata ao Papa, quando este se encontrar na Nunciatura Apostólica. Houve uma jovem entrevistada por uma jornalista que, ao ser questionada por esta sobre o objectivo de tal iniciativa respondeu que, no fundo, era "um louvor ao Senhor".

Frases famosas proferidas hoje, pelo Sumo Pontífice, nos seus discursos: "Lisboa amiga, porto de abrigo de tantas esperanças". "A amizade com Cristo...". "Sinto-me honrado e agradecido pela presença acolhedora de todos vós". "Estou em Portugal enquanto peregrino de Fátima". "O perdão não substitui a justiça".



segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Vinda do Papa a Portugal!


O Santo Padre, Bento XVI, chega amanhã a Lisboa, terça-feira, 11 de Maio de 2010, permanecendo quatro dias em terras portuguesas, visitando também Fátima e a cidade do Porto.

Está previsto que Sua Santidade celebre três missas e seja orador de sete discursos. Os  fiéis estão ansiosos por ouvir a sua mensagem, bem como saudações especialmente dirigidas aos portugueses.

Sabe-se pela comunicação social que o Papa Bento XVI abordará três temas fundamentais: "a cultura, a acção social e a vida da Igreja em Portugal." (http://notícias.sapo.pt).

Celebra-se o décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos e é o próprio Papa quem pede: “Convido todos a acompanhar-me nesta peregrinação, participando activamente com a oração: com um só coração e uma só alma invoquemos a intercessão da Virgem Maria pela Igreja, em particular pelos sacerdotes, e pela paz no mundo”.

Esta viagem tem sido preparada  pela Igreja Portuguesa, e o papel do bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, tem sido relevante, coordenando uma equipa para tal efeito, não esquecendo o das três dioceses que Sua Santidade visitará (Lisboa, Fátima e Porto).

Há cerca de 10 000 pessoas envolvidas neste evento tão especial e tão ansiosamente aguardado. "Mais de 2.500 profissionais, entre jornalistas, realizadores, técnicos, operadores de câmara, assistentes e outro pessoal de apoio vindos de mais de 25 países estão acreditados para a fazer a cobertura noticiosa da visita." (http://notícias.sapo.pt)


domingo, 9 de maio de 2010

Como surgiu a Aliança de Casamento?


Os Hindus foram os primeiros povos a usar alianças de casamento.

Quem se lhes seguiu, foram os gregos e os romanos, implantando esta tradição no Ocidente.

No início, o anel tinha dois significados: o primeiro, era o de mostrar que a noiva estava "apalavrada", era um sinal como se tivesse sido "comprada" ; o segundo, indicava a potenciais pretendentes que ela não se encontrava "disponível", era como se tivesse sido "vendida". É de referir que, a palavra inglesa wed, que significa casar, também tem o significado de "penhor", confirmando uma promessa.

A aliança manteve-se até ao século IX, como "aviso de propriedade vendida", até que a Igreja Cristã a adoptou como símbolo de fidelidade.



A tradição da aliança de casamento, simbolizando o afecto, o amor entre duas pessoas, é relativamente moderna.

Uma outra tradição é a da escolha do dedo que deve levar a aliança. Um dos mitos que explica o uso da aliança no quarto dedo da mão esquerda, foi devido a o facto de os Gregos e os Romanos acharem que desse dedo corria directamente uma veia até ao coração.


(Referência: "Uma mão cheia de curiosidades", de Nunes dos Santos, com revisão do Professor António Fernando Barbosa e processamento de texto de Carla Santos.)