sábado, 22 de maio de 2010

"A pensar morreu um burro"

Esta expressão, frequentemente ouvida por todos nós, deve-se a uma dissertação de um filósofo francês do século XIV sobre a característica comum a muitos seres humanos - a indecisão.

Jean Buridan foi reitor da Academia de Paris e ao dissertar sobre um tema que ficou conhecido como a história do "burro de Buridan", imaginou: "se a um burro cheio de fome e, igualmente, cheio de sede, lhe pusessem à frente duas vasilhas, uma com aveia e outra com água, por qual delas se decidiria primeiro?" Imaginou que a resposta poderia ser esta: "o burro ficou tão indeciso, que acabou por morrer à fome e à sede".

A partir daí, quando alguém demora imenso tempo para tomar uma decisão, pode ouvir a expressão: "A pensar morreu um burro"...


Referência: http://users.med.up.pt/mazeredo/Curiosidades.htm

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pensamento do dia






"É a nossa luz, na nossa escuridão, o que mais nos assusta."
                                           
                                    Nelson Mandela

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia do Mar


Com o objectivo de sensibilizar todo o mundo para a importância dos oceanos, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia decidiram, a 3 de Dezembro de 2007,  que se celebrasse anualmente, a 20 de Maio, o DIA DO MAR. 

De facto, tem de haver da parte de todos nós, uma maior consciencialização em relação ao legado que os oceanos nos oferecem (património marítimo) e todo o bem que daí advém.

Este ano, o Dia Europeu do Mar, conta com a Conferência Principal, em Gijón (Espanha); altos representantes políticos da Europa direccionam toda a sua atenção para o mar.

Assim: "A agenda programada da Conferência principal (Gijón, Espanha) inclui sessões de debate político bem como mais de 50 workshops acerca dos seis principais temas da Política Marítima Integrada, nomeadamente o crescimento económico sustentável, emprego e inovação, políticas transversais, sustentabilidade e governança nas bacias marítimas. O Dia Europeu do Mar será celebrado em toda a Europa. Cidades, regiões e organizações vão promover eventos paralelos à Conferência principal. Todos os eventos locais encontram-se disponíveis no Maritime Policy Forum." http://atlanticarea.inescporto.pt/noticias-1/dia-europeu-do-mar-20-de-maio




quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pensamentos de Filósofos

"Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita."
Confúcio















"A felicidade não se encontra nos bens exteriores."
 Aristóteles



"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te."
Friedrich Nietzsche



terça-feira, 18 de maio de 2010

"Pensamentos" fantásticos...sobre a BONDADE!


"Não conheço outro sinal de superioridade para além da bondade".
 L. Beethoven

"Nem todos podem ser importantes, mas todos podem ser bons".

 Confúcio

"A bondade é o modo mais fácil de sermos semelhantes a Deus".
 J. Saliège

"A minha primeira palavra é bondade; a segunda, bondade; a terceira, bondade".
João XXIII

"Queres que o mundo seja bom? Eis o segredo: começa por ti próprio."
          
 
  Pedro Crisólogo












"A bondade é uma linguagem que os mudos podem ouvir e os cegos podem ver".
Mark Twain











   "Querer tornar-se bom é já ser bom."
   Beauchêne


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Qual a origem de "As salvas de honra"?


Quando um visitante ilustre chega a um lugar, ou quando se festeja uma data histórica, é costume dar salvas de artilharia.

Este costume tem origem nas velhas cidades em que, ao receberem visitas importantes (chefes de estado, personagens notáveis, celebridades ou alguém destacado por feito glorioso...), disparavam os canhões, demonstrando que o povo confiava nesse visitante; por isso, não precisavam de ter os canhões carregados... 

Segundo o que pesquisei na Wikipedia, as salvas de honra podem ser uma série de 21 tiros, disparados regularmente, por militares, com armas de artilharia, usados em celebrações ou homenagens.

Quando se saúda alguém a quem se está a homenagear, há uma prática de origem medieval, que em português se conhece como "descansar" (desarmar) e que indica que estão a colocar-se às ordens dos que estão a ser homenageados; baixam-se então, as pontas das espadas, "apresentando armas" e disparando os canhões.

"As salvas de tiros terão muito provavelmente origem na tradição naval, quando um vaso de guerra disparava os canhões para o mar sem causar dano em terra ou a outros navios até que toda a munição fosse gasta, para mostrar que estava desarmado e que assim não tinha intenções hostis." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Salva_de_tiros)

Aconteceu recentemente em Portugal, aquando da visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, como um Chefe de Estado que é, ter sido recebido pelo Presidente da República  com salvas de honra, numa cerimónia muito especial:
          "Papa recebido com honras militares na Praça do Império...(...)
Lisboa, 11 mai (Lusa) - O papa Bento XVI, acompanhado pelo Presidente da República, foi recebido com uma salva de 21 tiros e honras militares na Praça do Império, enquanto muitas pessoas gritavam "viva o papa". ...(...)... "No final, e após a salva de 21 tiros, o papa saudou os militares e os cidadãos, sentando-se depois no lugar de honra da tribuna...(...)...".(http://noticias.pt.msn.com/Sociedade/article.aspx?documentid=153348669)

domingo, 16 de maio de 2010

15 de Maio, Dia Internacional da Família


Celebrou-se ontém, a 15 de Maio,  o Dia Internacional da Família, proclamado pela Assembleia Geral da ONU, a partir da Resolução 47/237 (de 20 de Setembro, 1993). 

Esta iniciativa visou chamar a atenção de todos para a importância da FAMÍLIA; com efeito, esta é o "pilar" mais importante da sociedade -  tem direitos e deveres e sérias responsabilidades na formação dos mais novos.

Os problemas surgem na  vida de cada um, eles existem mesmo, e há inúmeras causas para tal; mas, sejam elas quais forem, há que se estar preparado para as saber analisar, tentando ultrapassar as dificuldades: logo,  é fundamental que os mais jovens tenham uma base sólida, para os saber enfrentar. Eles não podem fraquejar, muito menos, nos dias de hoje, em que os perigos são cada vez maiores e os "espreitam" em cada esquina... 

Os mais novos têm de ser ensinados a "abrirem-se" com as suas famílias, para estas os poderem ajudar, desenvolvendo a estima e o respeito por todos os elementos que constituem esse "grupo", sentindo prazer no convívio com eles e mantendo a união e a coesão. Deve haver um espírito de entreajuda, de partilha.

Vamos ajudar os mais jovens a pertencerem a uma geração saudável!