sábado, 23 de outubro de 2010

Ida ao Cinema: Um filme a não perder ... "Gainsbourg: Vida heróica"


É um filme de Joann Sfar, com co-produção de EUA/França.

Artistas principais: Éric Elmosnino, Laetitia Casta, Lucy Gordon.

Tem a duração de 130 minutos e pertence à categoria de Drama/Musical/Biográfico.

Focaliza-se na biografia do francês Serge Gainsbourg, um ícone da década de 60 (cantor, poeta, pintor e compositor), mundiamente conhecido pelas suas belas canções e vida de boémio, mostrando-nos a sua carreira e a ligação que teve com outros artistas...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Expressão popular: "À grande e à francesa"




Significa "viver com luxo, com ostentação".

A origem desta expressão está relacionada com o general Junot (auxiliar de Napoleão) e outros militares que o acompanhavam, pavoneando-se vestidos "de gala" pela capital portuguesa, aquando da 1ª invasão francesa. 

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Le Château de Thoiry - Réserve Africaine



Parque Zoológico e Castelo de Thoiry, nas Yvelines (um departamento de França situado na região Île-de-France, sendo a sua capital a cidade de Versailles), em França:

Consultando o site do Parc Zoo e Castelo de Thoiry, somos desde logo convidados a arranjar tempo para os descobrir e visitar.


Uma atenção especial para a Reserva Africana, podendo constatar-se que a maior parte dos animais se encontra em liberdade.


A fauna e a flora de espécies europeias e africanas são um alvo de atracção, que não devemos perder!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lengalenga engraçada

Quantos de nós ainda se lembram desta lengalenga, cantada nos belos tempos de criança?



"Tenho cinco réis
no meu alguidar.
Tenho um macaquinho
de pernas para o ar.
Quando se levanta,
tiro-lhe o boné.
Aperto-lhe a mão
Olarilolé!"

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

http://www.publico.clix.pt/Sociedade/portugal-ainda-tem-longo-caminho-a-percorrer-para-erradicar-a-pobreza_1273641
 
No Jornal Público de hoje, pode ler-se:
 
"Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Portugal "ainda tem longo caminho a percorrer" para erradicar a pobreza

17.10.2006 - 11:43 Por Lusa

O ministro do Trabalho e da Solidariedade considerou hoje "Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer" para erradicar a pobreza no país.

...(...)...

"A pobreza e a exclusão social são dois problemas que têm de estar sempre no topo das preocupações de quem tem responsabilidade, quer ao nível político quer social", frisou o ministro, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Segundo o ministro, Portugal tem um instrumento que faz a síntese das diversas politicas desenvolvidas para atingir o objectivo de reduzir e trabalhar para a erradicação da pobreza.

Vieira da Silva referia-se ao Plano Nacional para a Inclusão (Pnai), um instrumento criado em 2000 mas cuja terceira fase (período 2006/2008) foi debatida quarta-feira passada na Assembleia da República.

Com o Pnai, o Governo pretende criar parcerias entre diversas entidades (nomeadamente autarquias, entidade públicas e privadas sem fins lucrativos) para uma maior eficácia das respostas sociais.

Segundo o ministro, neste terceiro plano foi feito um exercício de selecção das áreas críticas e identificadas três que constituem a espinha dorsal do projecto.

Assim, corrigiram-se as críticas que eram feitas a Portugal de que o Pnai era apenas uma lista extensa de medidas sem se perceber as áreas prioritárias.

O Pnai 2006/2008, explicou, incide no combate à pobreza dos mais frágeis (idosos e crianças), na diminuição das desvantagens que a população tem nos domínios da educação e formação, e no combate à exclusão e risco de pobreza a que estão sujeitas pessoas com deficiência.

"Nesta nova geração do Pnai cada uma das prioridades tem associada um conjunto limitado de metas e recursos. O objectivo é fazer com que os programas sejam cada vez mais dirigidos aos que mais precisam para que haja uma diferenciação positiva tornando-os mais acessíveis aos mais pobres", disse. "

Temos de nos congratular com este Plano - o PNAI - respondendo, assim, às necessidades das pessoas mais frágeis, socialmente.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

La Sainte-Chapelle, à Paris

A Sainte-Chapelle (A Santa Capela) é considerada uma "jóia da arquitectura gótica", tendo levado seis anos a ser construída, no século XIII, ordenada pelo Rei Saint Louis, situando-se perto da Catedral de Notre-Dame, na Île de la Cité.

Reza a "história" que foi concebida para acolher e proteger a coroa de espinhos de Cristo (aquando da sua crucificação), objecto que foi comprado pelo rei, um de entre outros que adquiriu, relacionados com a Paixão de Cristo.

É composta por 600 m² de janelas, e nelas se inclui um conjunto magnífico de arte do vitral daquela época. A nave tem vitrais de 15 metros de altura: neles estão representados cenas do Êxodo e do Génesis.

Apresenta colecções de Escultura, Arte Monumental, História, Arquitectura, para além da já citada (a do vitral).

O antigo Palácio e residência dos Reis de França, na Île de la Cité, albergava a Santa Capela (hoje considerado monumento histórico) e a  Conciergerie.



 

domingo, 17 de outubro de 2010