sábado, 6 de novembro de 2010

Encontro Internacional de Língua Portuguesa

Decorreu na Fundação Gulbenkian, nos dias 25 e 26 de outubro, o Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas num Universo Globalizado, por iniciativa da União Latina(UL).

Jaime Gama presidiu à sessão de abertura deste Encontro destacando aspectos importantes que devem ser tomados em conta. Isabel Alçada, a Ministra da Educação interveio na sessão de encerramento, destacando também a importância desta reunião de trabalho. 

Podemos enquadrar este Encontro dentro da dinâmica criada no seio da CPLP, por parte da presidência portuguesa (entre os anos de 2008 e 2010). Nessa altura, o lema escolhido foi mesmo "Língua Portuguesa, um património comum, um futuro global" tendo vindo também na sequência da Conferência de Brasílial.

Desta vez, a iniciativa foi da UL, que é uma organização internacional da qual fazem parte 35 países de línguas latinas ou neolatinas. Foi criada no ano de 1954, com sede em Paris.

Daí, o facto de se atribuir maior importância à língua portuguesa (a nível da UL) sendo a 2ª língua, depois da espanhola.

Há, no entanto, ainda muitas arestas a limar, muito trabalho a realizar. 

Para informação mais completa sobre este Encontro: referência JL nº 1046, página 3.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Significado da expressão popular: "Estar com a pedra no sapato"




Estar com a pedra no sapato/Andar com a pedra no sapato significa: estar desconfiado, receoso, ter um problema por resolver.

Estar alerta, prevenido e atento; suspeitar de algo.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

É bom lembrar que estamos em Novembro - ditados populares!




"Nuvens em Setembro: chuva em Novembro e neve em Dezembro."

"No dia de S. Martinho (11/11) vai à adega e prova o vinho."

"Se o Inverno não erra caminho, têmo-lo pelo S. Martinho."

"Se queres um bom alhal, semeia-o antes do Natal."

"No dia de S. Martinho (11/11), mata o teu porco e prova o teu vinho."

"No dia de S. Martinho (11/11): lume, castanhas e vinho."

"Não há bacorinho sem seu S. Martinho."
http://proverbios.aborla.net/pn.php


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Não sejamos ingratos!



 "Senhor, vós que tanto nos destes, dai-nos uma coisa mais: um coração agradecido!" George Herbert

La Fontaine, a propósito da sua fábula "O Homem e a cobra", exprimiu a sua opinião: "Se tivéssemos de condenar todos os ingratos que estão no mundo, quem sobraria? O símbolo da ingratidão não é a serpente: é o Homem."

La Rochefoucaud foi muito crítico quando sentenciou: "A gratidão da maioria das pessoas consiste na secreta esperança de receber favores maiores."

A propósito destas reflexões, Plínio acrescentou: "Basta um favor negado para apagar da memória todos os favores anteriormente concedidos."

Mark Twain foi muito irónico quando disse: "Quando se trata de mostrar gratidão, é vergonhoso para o homem deixar-se superar pelo cão."

Finalizo, com um pensamento de Virgílio: "Enquanto os rios correrem para o mar, os montes fizerem sombra aos vales e as estrelas fulgirem no firmamento, deverá durar a recordação do benefício recebido na mente do homem reconhecido."

terça-feira, 2 de novembro de 2010

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O "brinquedo" LEGO


A forma do "brinquedo" LEGO depende apenas da imaginação de quem o está a usar. É um  conceito que se baseia em partes que se encaixam, o que permite inúmeras combinações.

Foi inventado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen (1891-1958).

Este "inventor" passou por uma infância bastante difícil e em adulto tornou-se
carpinteiro, mas não foi por aí que obteve êxito, a nível profissional.

Certo dia, lembrou-se de construir brinquedos em madeira e aí, sim, conseguiu um êxito significativo.

Em 1934 resolveu dar o nome de «Leg Godt» - Brinca Bem - aos brinquedos que ia construindo e que em latim significa "eu junto", "eu armo"....

No ano de 1947, o plástico substituiu a madeira. O negócio tornava-se cada vez mais próspero para a família Christiansen, expandindo-se na década de 60.

Os seus herdeiros, além de bem sucedidos, são mundialmente detentores da maior indústria de brinquedos, chegando a exportar para mais de 100 países.


Nos dias de hoje, o grupo LEGO emprega mais de 10.000 pessoas em cerca de 140 países. É líder mundial no segmento de brinquedos para crianças,  dos três meses aos dezesseis anos de idade.

LEGO é utilizado nos institutos educacionais desde a pré-escola até à Universidade. Divertem, estimulam a concentração, desenvolvem a criatividade, nos mais pequenos,  e os mais velhos aperfeiçoam-se em robótica e design.

Para mais informações sobre LEGO, pode consultar-se:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lego



domingo, 31 de outubro de 2010