terça-feira, 16 de agosto de 2011

8º Encontro de Fundações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)



O referido Encontro realizou-se em Cascais, no passado dia 25 de maio, em que estiveram presentes 134 representantes e 69 fundações.

Na inauguração dos trabalhos contou-se com a presença do Presidente do Instituto Português para a Cooperação, Professor Manuel Correia, e na de encerramento com uma comunicação do Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

A Conferência de Abertura foi feita por Vítor Borges, Presidente da Fundação para o Desenvolvimento e Intercâmbio Internacional de Cabo Verde. 

Analisou-se o contexto de actuação das Fundações, em resultado da crise de cariz económico-financeiro que tem atingido o mundo inteiro, concluindo-se que será sempre útil a contribuição da sociedade civil e das fundações, na tentativa de se poder prosseguir com os objectivos da CPLP, continuando a dinamizar-se iniciativas nos vários países que dela fazem parte.

A intervenção do Professor Narciso Matos, da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade de Moçambique, foi destacada pela sua importância, deixando bem nítido no relatório referente à evolução das metas de desenvolvimento do milénio da CPLP, que há assimetrias bem visíveis, não vindo a ser atingidos muitos dos objectivos a que se propunham, até 2015, o que obriga a que tudo seja muito bem revisto e repensado.

Verifica-se, com agrado, que estes Encontros entre as Fundações de Língua Portuguesa ajuadam a uma maior consolidação entre elas, a tal ponto que, foi tomada a decisão de a próxima se realizar em março de 2012, em Cabo Verde, mais concretamente na cidade de Mindelo.
Referência: JL, 15 a 28 de junho 2011.
       
                                                      

Sem comentários: