quarta-feira, 24 de agosto de 2011

As caminhadas

Encontrei aqui:


"Se você está interessado em conhecer os benefícios da caminhada para a saúde é bem provável que queira sair caminhando após ler esta matéria.

Brincadeira à parte, recomendamos que você realize uma consulta com o profissional de saúde especializado, antes de iniciar qualquer atividade física.

Temos a comprovação científica de que os benefícios da caminhada para a saúde são inúmeros, sendo uma das atividades físicas mais fáceis de serem praticadas, por não exigir habilidade e restrição quanto à idade, além de apresentar melhora ao condicionamento físico e à saúde do corpo e da mente, em um curto espaço de tempo.

Para que você possa dar o primeiro passo ao realizar esta atividade física, listamos os principais benefícios da caminhada para a saúde. Confira:

1. Se você está acima do peso e quer alcançar a sua forma ideal, a caminhada é uma excelente atividade física para o emagrecimento, associada a uma alimentação saudável.

2. A caminhada oferece condicionamento cardiovascular, ou seja, o coração é fortalecido, o que resulta em uma melhora no abastecimento de oxigênio e de energia para o corpo inteiro, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares ocasionadas pela falta de exercícios físicos.

3. Com a orientação de um profissional de saúde especializado, a caminhada pode auxiliar no tratamento de distúrbios psicológicos ou até evitá-los, tais como a depressão e a ansiedade, devido à liberação de endorfinas – hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e tranquilidade. Portanto, mantenha a calma.

4. A caminhada eleva a eficiência do sistema imunológico, para que as nossas defesas estejam sadias no combate aos micro-organismos invasores.

5. Realizada regularmente, a caminhada proporciona mais vitalidade aos praticantes. Ex.: estabilidade das articulações, aumento da taxa de hormônio do crescimento, redução da pressão arterial, controle da obesidade, elevação da força, correção da postura, aceleração na recuperação de cirurgias, aumento da flexibilidade, melhora no período de gestação, etc.

6. Quem não quer ossos mais fortes? A caminhada torna os ossos mais fortes, pois é uma atividade física na qual o praticante se exercita contra a gravidade, sustentando o próprio peso enquanto caminha. Se você quer que a osteoporose não lhe faça uma visita, esta uma ótima dica.

7. Estudos clínicos apontam que a caminhada é a atividade física mais recomendada para o controle das diabetes. A caminhada reduz a necessidade de medicamentos orais, bem como a aplicação de doses da insulina, por diminuir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina. Também é aconselhável para o controle do peso e para a melhoria do humor.

8. Se é preciso diminuir as taxas do colesterol ruim – LDL e VLDL, e elevar as taxas do colesterol bom – HDL, a caminhada pode ser uma boa opção para auxiliar no controle do colesterol.

9. Durante a caminhada, o nosso corpo é exigido para trabalhar frequentemente. Após o término da atividade física é necessário o descanso, proporcionado por uma boa noite de sono.

10. Além de ser uma atividade física que nos mantém saudáveis e bem condicionados fisicamente, a caminhada facilita a realização de novas amizades. Quem não quer uma companhia enquanto caminha?"
     












Sem comentários: