quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Os avós dos dias de hoje

                          
                                 

Actualmente, os avós são relativamente "jovens", poderemos dizer que são de meia-idade, tentando aproveitar a vida ao máximo, mantendo-se activos (entre os 50 e os 60 anos, em média). Muitos deles ainda trabalham, outros, já estão aposentados, mas quase sempre bem "ocupados".

Com o aumento da esperança de vida, poderá dizer-se, que muitos de nós têm possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos netos, até à idade adulta.

Do mesmo modo que os avós têm essa "sorte", também os netos de agora convivem mais tempo com os avós, do que nos tempos passados, desfrutando da sua companhia e ensinamentos.

A psicóloga Dra Liliana Santos, docente da Universidade de Aveiro, acha que avós e netos podem conviver duas a três décadas, embora na terceira década os netos já sejam adultos. "a actual geração de netos pode esperar conhecer os quatro avós"...(...)... "convivência cria um conjunto de laços e desafios".

É importante que os avós desempenhem papéis importantes na vida dos netos, e estes, pertencendo à era das novas tecnologias, têm também um papel de destaque, desafiando os mais velhos para essa aprendizagem, fazendo com que as gerações se aproximem.

Referência: "Guia dos avós" (Pais & Filhos http://www.paisefilhos.pt/)

Sem comentários: