sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Um passeio a Valença


                               

Neste dia lindíssimo de Agosto, de manhã, eu e vários elementos da minha família aproveitámos para percorrer alguns caminhos de Portugal, que os tem bem lindos e atractivos. Um regalo para os olhos! Basta estar bem atento e deixar deslizar a nossa atenção para o que nos rodeia. 

Como já tínhamos programado dar umas saidinhas de carro, pelo país fora, aproveitámos hoje o aniversário de uma familiar nossa e metemo-nos em dois carros, partindo um pouco à aventura, esquecendo a rotina e querendo conhecer recantos diferentes.

Pelo caminho, fui sempre atenta à paisagem envolvente e senti-me bem a observá-la, tão verdejante: havia árvores frondosas e muitas espécies de vegetação; e, ao passar por algumas localidades, o casario branquinho e os campanários das igrejas, faziam-nos sentir uma certa nostalgia e ao mesmo tempo um apego àquilo que é português. Em alguns dos trajectos, olhando ao longe ou para cima, encontrávamos umas serras muito azuis!

E sempre a ouvir música e as notícias que o rádio do carro ia transmitindo, claro, um pouco à portuguesa. Gosto muito de viajar e sou observadora, querendo reter os pormenores todos das paisagens: as árvores, os rochedos dos montes, as ervas,  a vegetação à beira do caminho, e certos pontos únicos, consoante as zonas que se atravessam.

Fomos andando para norte, a partir do Porto, tendo-se feito uma ou duas paragens em estações de serviço; e por que não dizê-lo? para se tomar um cafezinho bem aromático.... repousando e retemperando forças...cavaqueando um pouco. Passámos por Braga e Ponte de Lima.

Mais uns quilómetros e demos por nós em Valença, onde resolvemos parar por volta das treze. Fomos almoçar a um restaurante, o "Zé Maria", com um óptimo serviço, onde comemos um bom bacalhau assado na brasa, diga-se, muito bem servido!

Mais tarde, saímos e continuámos o nosso passeio, regressando ao fim da tarde!

Sem comentários: