sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As margens do Sena

   
                                            

Perto da ponte de Neuilly, as orlas do Sena constituem um passeio agradável e pitoresco.

Estendendo-se ao longo das margens ombreadas onde estão acostadas numerosas barcaças, entrevê-se ao fundo a impressionante cidade moderna de La Défense, um símbolo da modernidade, composta de belos arranha-céus com fachadas envidraçadas.

A operação urbanística de La Défense, foi concebida como uma zona de 130 hectares (gigantesca), consagrada aos negócios, iniciada em 1955 no prolongamento da ponte de Neuilly.

Os imóveis são construídos na parte superior de uma grandiosa laje reservada aos peões e que tem 120 metros de extensão sobre 250 metros de largura;  estende-se em bancadas até ao rio Sena e sob ela passam todas as vias de comunicação.

No meio dos imponentes edifícios modernos de formas geométricas puras, como as Torres Fiat, Manhattan, Elf-Aquitaine ...), é de assinalar em particular o Palácio do C.N.I.T. (Centre de Nouvelles Industries et Technologies); este tem vindo a servir de moldura todos os anos para grandes manifestações comerciais. Construído em cortinas de betão pelos arquitectos Zehrfuss, Camelot e Mailly, tem a forma ousada de uma concha virada ao contrário, pousando apenas em três pontos de apoio.

                                

Sem comentários: