domingo, 11 de setembro de 2011

Como acalmar as crianças, com rimas infantis



Rimas Infantis

A criada lá de cima

É feita de papelão,

Quando vai fazer a cama

Diz assim para o patrão:

- sete e sete são catorze,

com mais sete são vinte e um,

tenho sete namorados

e não gosto de nenhum.


Cavalinho, cavalinho

Que baloiça e nunca tomba,

Ao montar meu cavalinho

Vôo mais do que uma pomba.

Cavalinho, cavalinho

De madeira mal pintada

Ao montar meu cavalinho

As nuvens são minha estrada.

Cavalinho, cavalinho

Que meu pai me ofereceu

Ao montar meu cavalinho

Toco as estrelas do céu.


Chorro morro, pica forro

Salta pulga da balança

Dá um pincho, põe-te em França.

Os cavalos a correr,

Os meninos a aprender.

Qual será o mais bonito

Que se vai esconder?


Copo gargalhopo, gericopo, copo cá.

Quem não disser três vezes

Copo gargalhopo, gericopo, copo cá

Desse copo gargalhopo, gericopo copo cá...

Não beberá.


Era meia noite

Quando o sol raiava

Sobre as claras e densas nuvens.

Juvencium estava à porta

Sentado numa cadeira de pau de pedra,

A ler um jornal sem letras,

Caladinho

Assim dizia,

É mais fácil o céu dar batatas,

O mundo transformar-se numa masmorra

Do que eu faltar à minha escola....

Sem comentários: