sábado, 8 de janeiro de 2011

Elodie Frégé, "La fille de l'après-midi"

Carlos Castro, cronista social

São 11 horas da manhã e acabo de ouvir no noticiário da antena 1, o anúncio da morte de Carlos Castro, o cronista social português, colunista, jornalista, poeta e organizador de espetáculos.

Fiquei chocada, não só com a sua morte, como também porque perdemos uma das figuras públicas que ainda dava algum "colorido" a este país, com as suas sátiras, fazendo rir a nossa sociedade portuguesa,  tão tão deprimida e angustiada nos últimos  tempos por causa da tão badalada crise. 


O Jornal Expresso de 08.1.11, refere-se assim, à morte de Carlos Castro:
"Jornalista Carlos Castro encontrado morto em quarto de hotel

Carlos Castro, 65 anos, foi encontrado ontem à noite morto, no hotel Intercontinental, em Times Square, Nova Iorque, com sinais de ter sido agredido na cabeça e sexualmente mutilado. Alegado homicida já foi detido. (Video SIC no fim do texto)
Lusa
5:48 Sábado, 8 de Janeiro de 2011 Última atualização há 57 minutos
Carlos Castro deu entrada no hotel a 29 de Dezembro, acompanhado pelo modelo português Renato Seabra, de 20 anos
TV Mais
O jornalista português Carlos Castro, de 65 anos, foi sexta-feira encontrado morto num quarto do hotel Intercontinental, em Times Square, revelou o "Daily News" na sua página de Internet, citando fontes policiais.
Carlos Castro deu entrada no hotel a 29 de Dezembro, acompanhado pelo modelo português Renato Seabra, de 20 anos, que é neste momento o principal suspeito do homicídio cometido no 34º andar do hotel nova-iorquino.
Renato Seabra terá saído do hotel momentos antes do corpo ter sido encontrado.
Ainda segundo o "Daily News", a polícia foi chamada ao hotel cerca das 19h00 locais tendo encontrado Carlos Castro inconsciente e com sinais de ter sido agredido na cabeça e sexualmente mutilado. Segundo a estação de televisão nova-iorquina NY1, Carlos Castro foi declarado morto no local pelos paramédicos.
Modelo português detido
O modelo português, alegado autor do homicídio de Carlos Castro, foi detido pela polícia em Nova Iorque, informou um amigo próximo do jornalista.
"Por volta da 11h00 horas (de sexta-feira, em Nova Iorque), o Renato deu entra no Roosevelt Hospital, com cortes no pulso, pois tinha tentado matar-se", disse à Agência Lusa o jornalista Luís Pires, amigo de Carlos Castro, cujo corpo foi encontrado ao final do dia de sexta-feira num quarto do Hotel Intercontinental, em Nova Iorque.
"As fotografias do facebook - ele (Renato) tem uma página com dois mil e tal amigos - foram distribuídas profusamente pela polícia em Nova Iorque, tendo sido detido no hospital", acrescentou o amigo, também jornalista, ex-correspondente da SIC nos Estados Unidos. Segundo o jornalista, a sua filha Mónica Pires foi a primeira pessoa a ver o corpo de Carlos Castro e está a prestar, neste momento, declarações ao procurador da República de Nova Iorque.
"Às sete da tarde (de sexta-feira), a minha filha tinha combinado um jantar com o Carlos Castro no Hotel Intercontinental, em Times Square, em Nova Iorque", referiu Luís Pires.
Jornalista castrado
De acordo com o jornalista, a sua ex-mulher e a filha cruzaram-se com Renato Seabra no lobby do hotel e perguntaram pelo colunista português.
"O Carlos já não sai mais do hotel", foi a resposta do modelo às duas mulheres, acrescentou o jornalista.
Segundo Luís Pires, a sua filha relatou-lhe que Renato Seabra estava com uma atitude muito estranha, parecendo não estar no seu juízo perfeito.
Espantada com a resposta, Mónica Pires pediu para o gerente do hotel verificar o quarto, encontrando Carlos Castro cheio de sangue, com lesões na cabeça e mutilado sexualmente.
"Um quadro dantesco, Carlos tinha graves lesões na cabeça e foi castrado. Fico horrorizado só de pensar nisso", referiu o amigo do colunista português.
Luís Pires sublinhou que a polícia foi logo acionada e chegou rapidamente ao local e, agora, o quarto e o corpo estão a ser analisados pelos médicos legistas.
Destaque na imprensa norte-americana
"O taxista que levou Renato para o hospital também já foi encontrado e a polícia chegou mesmo a atrasar o voo da Continental para Lisboa (na noite de sexta-feira), antevendo uma possível fuga", referiu a mesma fonte.
Luís Pires acredita que o motivo do assassínio foi provocado por ciúmes.
O jornalista também informou que os meios de comunicação norte-americanos estão a dar destaque para o assassínio do colunista e jornalista português, inclusive o jornal "The New York Times".
Luís Pires disse que Carlos Castro e Renato Seabra foram passar o fim de ano em Nova Iorque e aproveitaram para assistir algumas peças de teatro, estando a saída do hotel programada para hoje."

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Malangatana


Desapareceu de entre nós um grande amigo de Portugal e um dos maiores vultos da arte moçambicana, o que nos faz sentir mais pobres, culturalmente: o pintor Malangatana sucumbiu, aos 74 anos, após vários dias de internamento, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

Malangatana Valente nascera a 6 de Junho de 1936, numa povoação de nome Matalana (pertencente ao distrito de Marracuene, perto de Lourenço Marques, hoje conhecida por Maputo).

Em criança, estudou só até à terceira classe. Aos 11 anos foi trabalhar, e pode dizer-se que na sua vida, fez um pouco de tudo: foi pastor de gado, empregado de bar, mainato (empregado doméstico que, normalmente, passa a roupa a ferro), aprendiz de curandeiro, apanha-bolas num clube de ténis e tomou  conta de crianças. 

Começou a vender quadros há 50 anos, tendo decidido instalar-se com a família, em Maputo. Também fez gravura, cerâmica, escultura; foi ainda poeta, músico, deputado, filantropo, ator e dançarino.


Os portugueses Augusto Cabral (biólogo e artista plástico) e o arquiteto Pancho Guedes ajudaram-no a iniciar-se na pintura. Passados alguns meses,  Malangatana decidiu fazer uma exposição, obtendo grande sucesso.

Nas suas pinturas, Matalana está sempre presente, bem como a guerra civil ou a opressão colonial; o quotidiano é uma constante, mas a paz e a sensualidade também acabam por surgir nas suas obras, principalmente nestes últimos anos do seu trabalho.

Criou o Museu Nacional de Arte de Moçambique, dinamizando o Núcleo de Arte, foi colaborador da UNICEF e fundou um Centro Cultural em Matalana. Expôs em muitos países estrangeiros, tais como (para além de Portugal e de Moçambique), na Áustria, na Alemanha, em Angola, em Cuba, na Índia, nos Estados Unidos, na Bulgária, no Chile, no Brasil... Foi bolseiro da Gulbenkian.

Maputo e a cidade da Beira, bem como a Suécia, a Colômbia, a África do Sul e a Suazilândia,  têm a felicidade de possuir alguns murais seus. Muitas outras obras encontram-se em coleções privadas, museus, galerias...

Há pouco tempo, em Évora, recebeu o título de doutor honoris causa; a Unesco nomeou-o Artista pela Paz e Portugal atribuiu-lhe uma medalha da Ordem do Infante D. Henrique.


Pesquisa efectuada em:

http://www.instituto-camoes.pt/noticias-ic-portugal/morreu-o-pintor-mocambicano-malangatana.html

Zeca Afonso em vídeo, cantando:"Vamos cantar as janeiras" (Natal dos Simples)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hoje é Dia de Reis: Vamos cantar as janeiras!


Natal dos simples

Letra e música: Zeca Afonso

(reis, janeiras, canção de Natal)

In: Cantares de Andarilho;

--------------------------------------------------------------------------------

Vamos cantar as janeiras

Vamos cantar as janeiras

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas solteiras


Vamos cantar orvalhadas

Vamos cantar orvalhadas

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas casadas


Vira o vento e muda a sorte

Vira o vento e muda a sorte

Por aqueles olivais perdidos

Foi-se embora o vento norte


Muita neve cai na serra

Muita neve cai na serra

Só se lembra dos caminhos velhos

Quem tem saudades da terra


Quem tem a candeia acesa

Quem tem a candeia acesa

Rabanadas pão e vinho novo

Matava a fome à pobreza


Já nos cansa esta lonjura

Já nos cansa esta lonjura

Só se lembra dos caminhos velhos

Quem anda à noite à ventura


                                              Arménia Rua

Encontrei aqui:


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A tradição da Noite de Reis

A madrugada do dia 6 de Janeiro marca para os católicos, a veneração aos três Reis Magos, altura em que estes terão visitado Jesus Cristo, acabado de nascer. É uma tradição que se pensa ter surgido no século VIII, altura em que Baltasar, Gaspar e Belchior, terão sido convertidos em santos.

Muitas famílias seguem a tradição de servir no fim do jantar, frutos secos, bolo-rei (trazendo dentro uma fava), queijo amanteigado e pão-de-ló com recheio de ovo. A pessoa que comer a fatia de bolo-rei onde se encontra a fava, fica "obrigada" a pagar o bolo-rei seguinte. Antigamente, esse bolo trazia um brinde.

A data que encerra os festejos de Natal é, precisamente, o dia de Reis, aproveitando-se para desarmar o presépio e desfazer o pinheiro, retirando-se também todos os enfeites decorativos alusivos a esta época festiva.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

...Acordo Ortográfico (VIII)

8 - Acento na última sílaba (´)  (^)

  • com (´) - estás, já, até, é, avó, dominó, só,...
  • bebé, croché, cocó, guiché, puré, matiné... (nas variedades brasileiras, o acento agudo é substituído pelo acento circunflexo, como se pode ver em exemplos como crochê, bebê, guichê, bidê, matinê...)...
       adorá-lo, trá-la-á, habitá-las...
      
       porém,também...

       céu, herói...
  • com (^) - cortês, português, avô, pôs...
       detê-lo, compô-las, fazê-las, vê-los...

  • sem acento
        cor, colher (verbo) e colher (nome)...

... Acordo Ortográfico (VII)

6 - Vogais Nasais:

  • a nasalidade é representada com (~) sobre vogal; vogal + M; vogal + N

à - Exs: lã, cristãmente, manhãzinha, afã, lãzudo, rã...

AM EM IM OM UM - exs: ambos, tempo, clarim, tom, um...

AN EN IN ON UN - exs: andar, tenda, clarins, tons, uns...


7 - Duas vogais, uma sílaba:

  • ditongos orais: duas vogais orais=uma sílaba: AE (Caetano); AO  (aos)...
       AI (caixote); EI (eira); ÉI (pincéis); OI (foi); UI (uivo)...

       AU (cacau);  EU (deus); ÉU (pitéu); IU (pediu); OU (louvor)...

       EA (áurea); EO (áureo); IA (calúnia); IE (espécie); IO (exímio)...

       OA (mágoa); UA (língua); UE (ténue); UO (tríduo)...

       UI (fluido, gratuito...) (ele influi)...
  • ditongos nasais: uma vogal nasal+uma vogal oral= uma sílaba: ÃE (mãe); ÃI (cãibra); ÃO (mão); ÕE (botões)...;
       (muito constitui uma exceção)

       AM (escreveram)...

       EM (bem, também); EN (bens, enfim)...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Gotan Project - Um tango diferente!



Encontrei aqui:
http://www.cursodehistoriadaarte.com.br/lopreto/index.php/arte-musica-gotan-project-1999/

"O grupo musical Gotan Project foi formado em Paris em 1999 pelos músicos Eduardo Makaroff, Chritoph H. Müller e Philippe Cohen Solal, respectivamente um argentino, um suisso e um francês. Seu primeiro trabalho foi ” Vuelvo Al Sur “ e El Capitalismo Foraneo “ no ano de 2000. Sua característica é a mistura do Tango, Jazz e Música Eletrônica em grande medida um louvor a Astor Piazzolla. Entre os trabalhos do grupo encontramos, de 2001 ” La Revancha del Tango “, ” Inspiración Espiración ” de 2004, ” Lunático ” e ” El Norte ” de 2006 e o mais recente ” Tango 3.0 ” de 2010. A partir do primeiro disco, o grupo passou a incorporar elementos Beats e Breaks e um jogo popular de inversão de sílabas e palavras, comum na Argentina, de ler de traz para frente, que da nome ao Grupo TAN/GO por GO/TAN".



domingo, 2 de janeiro de 2011

A linda Rua Das Flores, em Córdoba


Um encanto de passeio, neste dia de férias de Natal!

Córdoba é uma linda cidade, cheia de história; tem monumentos fabulosos que merecem ser visitados. São de uma riqueza inigualável.

O rio Guadalquivir está com um caudal muito intenso, devido às chuvas; e ao olhá-lo, quando se atravessa a ponte, sente-se a sua imponência: a envolvê-lo, de um  lado, na Córdoba antiga, a mesquita/catedral, cuja arte  nos deixa estupefactos, de tanta beleza; do outro lado, uma Córdoba mais moderna, mais dinâmica, cheia de hotéis e edifícios modernos!

As ruas estão cheias de vida, percorridas não só pelos seus cidadãos, como de turistas e excursionistas de muitos países que a visitam, denunciados pelas centenas de autocarros espalhados por toda a cidade.

Uma das ruas a visitar é, sem dúvida, a Rua das Flores, em que as casas, as varandas e as paredes estão cheias da planta do Natal, em que o vermelho forte contrasta com o branco dos muros. É um recanto estreito, mas cheio de espiritualidade, convidando à meditação!