sábado, 9 de abril de 2011

Um poema por semana



A RTP2  tem vindo a apresentar um programa muito interessante e digno de ser visto pelos portugueses, que se intitula "Um poema por semana", podendo ser visualizado pelo maior número de espetadores, comodamente em casa, em diversos horários, às 14.00h, às 18.30h e um pouco antes do Jornal das 22h, de 2ª a 6ª.

É um programa constituído por uma série de 75 episódios, com uma duração de três minutos, aproximadamente. São declamados poemas de Alexandre O' Neill, Sophia de Mello Breyner, Cesário Verde, Ruy Belo, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Mário de Cesariny, Sá de Miranda, José Régio, Luís de Camões, António Gedeão... autores seleccionados por José Carlos de Vasconcelos.

Vamos todos aproveitar este "tesouro" que a RTP2 nos está a oferecer, pois são poemas de grandes autores portugueses, ditos por pessoas com o dom da declamação e que nos transmitem uma tranquilidade e  um bem-estar imediatos, de que tanto necessitamos, nestes tempos tão atribulados!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Casa de Serralves - Exposição em 2011


O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, apresentará uma grande exposição, em 2011 - "Off the wall", numa parceria com o Whtney Museum of Contemporary Art de Nova Iorque.

Será apresentada a partir do dia 20 de maio no Porto e estará presente uma significativa presença de artistas plásticos muito importantes da História de Arte do século XX.

Estes desenvolverão ações performativas interagindo com os espetadores; também as Artes Visuais e a Música estarão "de mãos dadas". Em relação ao espetador, este não deverá contar, como habitualmente acontece,  com arte exibida nas paredes. Criou-se uma arte "para fora das paredes" (segundo João Fernandes, director do MACS).

Para todos os detalhes, consultar:
Jornal de Letras, de 23 de março a 5 de abril de 2011, página 4, Destaque, "Serralves mostra o Mundo ao Porto"


Lídia Jorge distinguida com Prémio da Latinidade!

Lídia Jorge venceu o Prémio da Latinidade União Latina.

A decisão do júri, presidida por Eduardo Lourenço, foi unânime em atribuir o Prémio à escritora, autora de "A Noite das Mulheres Cantoras" (o seu décimo romance publicado)!

O prémio será entregue no Dia da Latinidade, no próximo mês de maio, no Instituto Camões.

A União Latina iniciou-se em 1954. O seu objectivo foi o de dar a conhecer nomes ligados à cultura do mundo latino, possuindo já 36 estados membros em quatro continentes.

Em 2002 foi criado o Prémio da Latinidade e já foi concedido a nomes famosos como Luís Miguel Cintra, Eduardo Lourenço, Manoel de Oliveira, Júlio Pomar, Siza Vieira...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Cores de Parto" - um poema de Mia Couto



Cores de Parto

O que eu vi,
à nascença, foi o céu.

No rasgão da retina,
a desatada luz: o meu segundo
oceano.

Aprendi a ser cego
antes de, em linha e cor,
o mundo se revelar.

O que depois vi,
ainda sem saber que via,
foram as mãos.

Parteiros gestos
me ensinaram quanto,
das mãos,
a vida inteira vamos nascendo.

As mãos foram,
assim, o meu segundo ventre.

Luz e mãos
moldaram a impossível fronteira
entre oceano e ventre.

Luz e mãos
 me consolaram
da incurável solidão de ter
nascido.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mona Lisa!

Quando lia o Jornal de Notícias de hoje, 06 de abril de 2011, encontrei na Secção da Cultura, uma notícia deveras interessante e que se intitula: "Investigadores vão estudar restos mortais de modelo de "Mona LIsa".

É referido na notícia, que tem início a 27 de Abril a exumação dos restos mortais de Lisa Gherardini de Giocondo, modelo que terá posado como "Mona Lisa" para o pintor renascentista, Leonardo da Vinci (1452-1519), por encomenda do marido desta, Francisco de Giocondo,  comerciante de sedas.


Investigadores italianos efectuarão pesquisas, trabalhando no convento de Santa Úrsula de Florença, pois crê-se que numa das criptas das duas igrejas existam sepulturas do século XVI.

A equipa italiana constituída por Historiadores de arte, antropólogos e geólogos, pretende efectuar provas de ADN aos restos mortais que encontrarem. Têm a intenção de depois compará-los com os dos filhos de Lisa Gherardini de Giocondo (1479-1542), sepultados na Igreja da Santíssima Anunciação de Florença.

O quadro de "Mona Lisa" está exposto em Paris, no Museu do Louvre.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Exposição de obras de Manet, no Museu d'Orsay, em Paris



Pode ler-se no Jornal DESTAK (Destak/Lusa destak@destak.pt), de 04.04.2011, um artigo sobre PINTURA, invocando Édouard Manet (1832-1883) como "inventor da modernidade" e "anunciando" uma exposição deste, com esse título, e em retrospetiva no Museu do Quai d'Orsay, em Paris.

A partir de agora até 3 de Julho, poderão ver-se mais de duzentas obras deste famoso artista francês, com o objectivo de lembrar a sua "situação histórica".

A modernidade de Manet foi um desafio aos mestres antigos, de Fra Angelico a Diego Velázquez. A organização da exposição no Quai d’Orsay inclui ambos "no percurso pictórico" da mesma.

"A exposição no Museu do Quai d’Orsay reconstitui ainda a “Galeria da Vida Moderna”, organizada em março-abril de 1880 à margem do “Salon” e que questiona o significado do que Manet designava por “criar em República”."

Ir para:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Que Espetáculo!

Visualizar em:
http://www.youtube.com/watch_popup?v=JGq4k8RMe9o

Bom Português - é preciso escrever bem!


É frequente assaltarem-nos muitas dúvidas, quando escrevemos certas frases em que temos de incluir palavras ou expressões, que acabamos por classificá-las de "complicadas", por estas nos baralharem!

É o caso de "quota-parte" (ou "cota-parte"?)

Exemplos: Uma quota-parte do dinheiro pertence ao Estado

                                         ou

               Uma cota-parte do dinheiro pertence ao Estado?

Ambas as formas estão correctas, sendo sinónimas. Quanto a Quota-parte esta tem origem directa do latim; cota-parte: cota evoluiu de qu- para c; e c, antes de o, lê-se /K/.
in BOM PORTUGUÊS, RTP, Porto Editora.