sábado, 28 de maio de 2011

American Idol

"Chama-se Scotty McCreery, tem 17 anos e é novo ídolo do panorama musical dos Estados Unidos. De merceeiro para as luzes da ribalta, o jovem cantor de música country venceu o programa "American Idol ".
Ao longo das últimas semanas, Scotty McCreery contou com a preferência tanto do júri como do público e acabou por ser o vencedor daquele que é um dos mais mediáticos concurso da televisão norte-americana.
Scotty McCreery vai receber como prémio uma assinatura com a discográfica Universal para gravar um disco." (Expresso on-line, 28.05.2011)

 

 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Marie-Thérèse Walter, o grande amor de Picasso


O pintor espanhol Picasso, teve uma amante secreta durante 16 anos.

Tratou-se de uma rapariga muito nova e meiga, de quem Picasso se serviu como alvo para experiências amorosas e como modelo para as suas obras.

Ora, essas obras, algumas delas bem célebres, encontram-se de momento, numa Exposição em Nova Iorque, até 25 de junho.

O pintor nunca quis assumir esta ligação, que era mantida em segredo,  e chegaram, mesmo, a ter uma filha. Marie-Thérèse, a jovem loira e de olhos azuis, era obrigada a viver este amor, secretamente, mas, mesmo assim, vivia feliz. Não se importava e tinha um comportamento exemplar.

Mas, mais tarde, Picasso arranjou uma outra amante, Dora Maar; e Marie-Thérèse não gostou nada e pediu a Picasso que escolhesse qual delas queria.

Ele escreveu nas suas memórias que gostava das duas e a resposta foi que elas é que teriam de resolver... As duas continuaram a fazer parte da vida de Picasso, até ao fim da 2ª Guerraa Mundial. Este tinha sido casado com a bailarina Olga Koklova (da qual, tinha um filho, Paolo); a família  viveu nos Champs-Élysées.

Mais tarde, o piontor mudou-se para o sul de Fança com Françoise Gilot e raramente via Marie-Thérèse, apesar de lhe continuar a enviar correspondência amorosa, dizendo-lhe que o amor entre eles era eterno.

Viram-se pela última vez, em 1955 (é a filha de ambos, Maya, quem refere isto), depois da morte de Olga, tendo Picasso pedido a Marie-Thérèse que casasse com ele, mas esta não aceitou.

Picasso morreu em Abril de 1973. Marie-Thérèse, passados 4 anos, enforcou-se.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Música Clássica (John Elliot Gardiner) e Jazz (Lizz Wright) ... Vale a pena adquirir estes DISCOS

Paixão segundo São João, de Johann Sebastian Bach é a primeira versão conhecida, composta em 1724, em Leipzig.

A segunda gravação (17 anos depois da primeira), é de John Eliot Gardiner (profundo conhecedor da obra de Bach), composta em 2003, na Kaiserdom de Koigslutter, na Alemanha. A orquestra, o coro, os solistas, tudo proporcionado e equilibrado, cheio de emoção e manifesta exaltação dos sentimentos.
Tenor: Mark Padmore. Meia soprano Bernarda Fink. Peter Harvey, na interpretação. Baixo barítono Hanno Muller-Brachmann.
Paixão Segundo São João BWV 245



Fellowship, de Lizz Wright, é um disco suave, simples, que "toca" o mais íntimo da nossa alma. É uma cantora de 31 anos, norte-americana, filha de um sacerdote. Interessada pelo blues, gospel, e jazz, comparam-na muitas vezes a Norah Jones. Tenta passar mensagens de paz e na sua música espelham-se a música sacra, o gospel antigo, capella (vozes sem instrumentos)...
Lizz Wright
Fellowship
Verve




Vale a pena comprar e deliciarmo-nos com discos destes...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exactamente Antunes, por Jacinto Lucas Pires


Exactamente Antunes, de Jacinto Lucas Pires, é uma adaptação ao teatro, baseada no romance de Almada Negreiros "Nome de Guerra", escrito em 1925.

É um convite para que cada um de nós obtenha a sua autonomia pessoal, chocando constantemente com uma intromissão da sociedade envolvente.

Aqui, a condição humana é um verdadeiro enigma e é preciso "conhecermo-nos a nós mesmos". Antunes veio da província e é impelido a trabalhar em Lisboa, tentando compreender quem ele é. Isto estende-se a todos nós, é um problema comum a todos e como que convida cada elemento do público a reflectir sobre quem é...

Esta peça estreou-se no Porto, em Março, no Teatro Nacional de São João, com encenação de Nuno Carinhas  e Cristina Carvalhal.

No romance que serviu de base para esta peça de teatro, Almada Negreiros escreveu: "A sociedade só tem que ver com todos, não tem nada que cheirar com cada um".



domingo, 22 de maio de 2011

Qual a forma correcta: Onde ou aonde?




A forma que está correcta é ONDE, um advérbio exprimindo a ideia de permanência, de lugar sem movimento.

É equivalente a:
  • em que lugar, em frases interrogativas (Onde está o meu livro?)
  • lugar em que, em frases relativas (O teu livro está no lugar onde o deixaste).
A forma aonde utiliza-se com verbos que exprimem movimento. É equivalente a:
  • que lugar (aonde vai ele?)
  • ao qual ... a que (a localidade que visitei hoje estava deserta).