sábado, 11 de junho de 2011

O Imperdível MozART Group - Muito interessante!

O Caracol: esse molusco simpático, além de ser um saboroso petisco, oferece muitos benefícios à nossa pele!




"Alguns estudos certificaram o poder da baba de caracol como anti-manchas, anti-acne e excelente anti-inflamatório quando aplicado na pele.

Nem me pergunte como é que descobriram este importante efeito, e nem porquê na baba de caracol e não nos olhos, nas cabeça ou em qualquer outro lugar.

Facto é que a partir disso, diversos laboratórios têm apostado em produtos que contêm esse activo, com a proposta de regenerar e clarear a pele." http://dicasdepele.blogspot.com/2011/04/os-beneficios-do-caracol-para-sua-pele.html
              
 "Caracol
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Pesquisa
Gastropoda: Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Ordem: Pulmonata
Subordem: Stylommatophora

Caracóis, são os moluscos gastrópodes terrestres[1] de concha espiralada calcária, pertencentes à subordem Stylommatophora, que também inclui as lesmas. São animais com ampla distribuição ambiental e geográfica e respiram através de um pulmão.

1 O nome
2 Características principais
3 Nutrição

4 Reprodução                                      
5 Uso culinário
6 Referências

O nome
O nome caracol vem do latim cochleolus e, no Brasil e em certas partes de Portugal, é usado principalmente para as espécies terrestres, enquanto que as espécies aquáticas são chamadas caramujos. O caracol-gigante-africano, Achatina fulica, introduzido de forma ilegal no Brasil, é conhecido como "caramujo-gigante-africano".[2]
 
Características principais
As diversas espécies de caracóis, ou escargots, distinguem-se especialmente pela concha que é, na verdade, o esqueleto externo do animal. Essa concha é feita com cálcio e pesa pouco mais de 1/3 do peso total. Ele pode caminhar cerca de 5 metros por hora e produz uma trilha viscosa que na verdade funciona como lubrificante que facilita o deslocamento. Os caracóis não têm audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas principalmente nas antenas menores já que pouco enxergam com os olhos situados nas pontas das antenas maiores.

Ao lado da boca fica o aparelho genital; e a entrada e saída do ar dos pulmões, o pneumóstoma, fica debaixo da concha. É comum encontrarmos caracóis terrestres nos jardins, hortas e pomares, pois eles alimentam-se de diversos tipos de plantas. As poucas espécies carnívoras alimentam-se de minhocas, ou de outros caracóis e lesmas. Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo húmido, não encharcado, e são difíceis de ser observados durante o dia, pois, 99% das suas atividades ocorrem durante a noite. Duas a três horas após o anoitecer os caracóis já podem ser observados em atividade.
 Nutrição
Os caracóis são essencialmente herbívoros pois comem verduras como a couve, alface, etc, frutos carnosos como a melancia, banana e maçã e ração rica em cálcio. São animais de hábitos noturnos e vorazes pois comem uma grande quantidade de alimentos. Mas essa voracidade está diretamente relacionada ao clima e às estações do ano: não se alimentam por vários dias em clima seco e quente, mas consomem diariamente cerca de 40% de seu peso nos dias frescos.

Reprodução
Os caracóis são animais hermafroditas incompletos, ou seja, cada um possui os 2 sexos, mas precisam de um parceiro para realizar a cópula e a fecundação.
Eles formam casais e copulam em média 4 vezes por ano num contacto que pode durar até 10 horas. A gestação dura cerca de 16 dias quando então cada parceiro procura um lugar húmido, limpam a superfície e cavam com a cabeça de 5 a 10 cm para aí colocarem os ovos. Cada um deposita, em média, 100 a 300 ovos dependendo da espécie.

Uso culinário
Estes animais são considerados petiscos em Portugal[3] e na França, surgindo principalmente nos pratos nos meses sem "r" (ver Escargot).

Referências
1.↑ Dicionário Michaelis - Caracol
2.↑ Santana Teles, Horácio Manuel., Faria Vaz, Jorge., Roberto Fontes, Luiz e Domingos, Maria de Fátima. 1997. Registro de Achatina fulica Bowdich, 1822 (Mollusca, Gastropoda) no Brasil: caramujo hospedeiro intermediário da angiostrongilíase.Rev. Saúde Pública, 31(3): São Paulo jun.
3.↑ Sabores.Sapo.pt - Caracóis à Algarvia"

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que a mitologia grega conta sobre OS CONTINENTES



A mitologia grega conta que Zeus, o deus rei do Olimpo, se apaixonou pela Europa, uma ninfa muito linda que o despertou para o amor ...














A Ásia, era a mãe das fontes, dos rios ...



A África, era uma deusa que carregava um escorpião numa das mãos, e um chifre na outra ...
















A América, de origem pagã, foi inspirada pelo explorador Américo Vespúcio (1454-1512), mas para que houvesse uma harmonia com os outros nomes femininos, Américo mudou para América ...


A Oceania, era filha de Oceano, deus  dos rios ...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sentido de Humor



«O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas e para as pessoas com esperança, e de esperar o melhor e não o pior.» Montapert

Temos de nos esforçar por cultivar o sentido de humor, para que este nos ajude a ultrapassar os momentos críticos da nossa vida (e agora mais do que nunca, com esta crise que se atravessa a nível mundial), pois de vez em quando o ser humano tropeça, cai, mas tem de voltar a levantar-se.

Nas minhas cogitações, acabo por concluir que é uma atitude indispensável, não só a nível pessoal, como também a nível de capacidade de relacionamento com os outros.  

É que todo o ser humano é dotado de sentidos pela  Natureza , mas o sentido de humor não vem incluído; portanto, é algo que temos de aprender a construir, impondo-se como uma vontade própria e que, estou certa, trará muitas satisfações.

É agradável relacionarmo-nos com pessoas bem-humoradas; com a sua boa disposição conseguem, por vezes, contagiar os mal-humorados ou pessoas que se mostram permanentemente sombrias, chegando estas ao ponto de menosprezar o bom humor dos outros. Não é justo!

É por isso que devemos todos tentar cultivar o sentido de humor!

Vamos envelhecer com mais saúde!


quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Le Square Du Vert Galant" (Paris)

           

O Jardim

Este magnífico jardim público ao qual se tem acesso por uma escada situada atrás da estátua do rei Henri IV, vem do sobrenome dado ao rei.


Se nos encontrarmos aí, na ponta mais avançada da Île de la Cité, comparamo-lo, à proa de um navio.

Square du Vert Galant

Efectivamente, a ponta do Vert Galant avança por sobre as águas calmas do rio Sena, tal como a roda da proa de um navio que quebra suavemente as ondas do oceano.

Square du Vert Galant (Alrededores)
Daí, os nossos olhos abarcam uma paisagem tal, que vista daí, constitui uma das melhores recordações que a cidade nos pode proporcionar. Isto, porque nos faz sentir quase em contacto directo com o Sena.

            Square du Vert Galant (Vista exterior)

O nosso olhar abraça as suas margens majestosas, os edifícios esbeltos, a verdura das árvores, e até as silhuetas delicadas das pontes.

Ficheiro:DSC00679 Ile de la Cite.JPG
(Wikipedia)
A estátua de Henri IV

(Wikipedia)
É uma estátua equestre construída em 1818 por François-Frédéric Lemot, dedicada a Henrique IV e que substituíu a anterior, devida a Jean de Bologne.

Tinha sido aí colocada no tempo de Maria de Médicis, depois do assassinato do rei, em 1610. A estátua erigida por Jean de Bologne fora quebrada durante a Revolução em 1792.

Fonte: in "Tout Paris", de Giovanna Magi, Bonechi

terça-feira, 7 de junho de 2011

As Fantásticas Irmãs Ross



Um vídeo que é uma autêntica relíquia, um verdadeiro tesouro...! A não perder...!

(p.f., para visualizar o vídeo, clicar no link abaixo, depois do texto transcrito)

"A Flexibilidade das Irmãs Ross

Vídeo

Um vídeo de 1944, foi recuperado, digitalizado e colorido. Nesta clássica coreografia do filme "Broadway Rhythm", as assim chamadas The Ross Sisters, Aggie, Maggie e Elmira, cantam e movimentam-se de uma forma que não parece ser humanamente possível.

Nos primeiros 45 segundos elas cantam. Mas o que vem a seguir é impressionante."

A origem do topónimo "Vila Real"

Segundo o DICIONÁRIO DO NOME DAS TERRAS, de João Fonseca, Casa das Letras, Vila Real dá graças a el-rei D. Dinis, pelo nome por ele atribuído a esta cidade.


Vasco Botelho do Amaral escreveu o seguinte sobre Vila Real: "apesar de ser cidade, mantém o nome de vila, porque o adjectivo real é o melhor pergaminho da terra".

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Em Portugal, PSD ganhou as eleições legislativas



Pedro Passos Coelho será o próximo Primeiro-Ministro de Portugal, fruto dos resultados obtidos nas eleições de ontém.

Um pouco por toda a comunicação social falada e escrita de hoje, pode ouvir-se e ler-se sobre as démarches que estão agendadas para se começar uma nova etapa no nosso país, já a partir desta semana, devido à crise que nele se instalou.

Seleccionei vários excertos de notícias de um dos jornais : jornal.publico.pt

"Passos Coelho dormiu bem esta noite, “depois de um conjunto de dias intensos”, mas acordou já ciente da “responsabilidade de ser o novo primeiro-ministro” de Portugal. Para o dia de hoje estão agendados vários "contactos importantes" e a participação na comissão política do PSD, que estará reunida para analisar os resultados das legislativas."


"Sócrates demite-se de líder do PS e recusa novo cargo político
05.06.2011 - 21:21 Por Luciano Alvarez
José Sócrates assumiu a derrota nas eleições e apresentou a sua demissão da liderança do PS, dizendo ainda que não ocupará nenhum cargo político."

"Eleições legislativas
Passos e Portas prontos para “namorar” a maioria
06.06.2011 - 01:43 Por Luciano Alvarez, João Pedro Pereira
Política
Pedro Passos Coelho e Paulo Portas devem iniciar ainda hoje contactos para tentarem um entendimento com vista à formação de um Governo de coligação de maioria parlamentar."
 
"Legislativas
PÚBLICO especial eleições
05.06.2011 - 23:47 Por PÚBLICO
Política
Na edição do PÚBLICO de segunda-feira, as análises, os comentários e os resultados completos das eleições legislativas que ditaram o regresso do PSD ao poder."