sábado, 18 de junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

As abelhas


As abelhas visitam dez flores por minuto e chegam a tocar em quarenta mil, procurando o pólen e o néctar,  efectuando uma média de quarenta voos diários.
Recolhem com a língua o delicioso néctar do fundo das flores, enviando-o para uma bolsa situada na garganta. Regressam depois à sua colmeia e o néctar recolhido vai passando de abelha em abelha. A água do néctar evapora-se, torna-se mais espessa, transformando-se em mel.

Cada abelha produz cinco gramas de mel durante um ano. Um enxame que tenha condições normais, pode produzir 35 kg de mel (por ano).
















Cada enxame constitui um modelo de disciplina e de trabalho verdadeiro; tem 70 000 obreiras e 1 000 zângões chefiados pela abelha-mestra (a rainha), que é maior que as obreiras e é a única que é fecundada. Num único dia, podem pôr 2 000 ovos.

As obreiras são as únicas "trabalhadoras", e a função dos zângões é unicamente fecundar a abelha-mestra, sendo, de seguida, mortos por aquelas.

Depois do enxame se ter multiplicado na primavera, as novas rainhas diferenciam-se, devido à alimentação especial, a geleia real; na colmeia-mãe as futuras rainhas disputam a chefia, sendo eleita apenas uma.

Pensamentos que nos ajudam a reflectir, a ver, a sentir, a agir...

     

"O que faz a felicidade não é o repouso, mas o esforço. Não é a facilidade, mas a dificuldade." Atkinson

"Cuidado com as pequenas despesas: uma fenda diminuta pode fazer afundar um grande navio." Benjamim Franklin

"O mundo está cheio de pessoas que buscam a suprema felicidade, e no entanto menosprezam a simples satisfação". Doug Larson

"Foi-nos ordenado que perdoássemos aos nossos inimigos mas, lamentavelmente, não consta que tenhamos de perdoar aos nossos amigos."  Ruskin

"Os que não ouvem aqueles que hoje choram, no dia em que chorarem também não serão ouvidos." Ruskin

A Fadista Cuca Roseta canta: "É Lisboa a Namorar"




Outra Versão da mesma fadista:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quino, cartunista argentino e autor da B.D. "Mafalda"

Os seus sentimentos estão bem expressos nos cartoons abaixo, pois Quino sente-se desiludido com o caminho que o nosso século está a tomar, no que diz respeito aos valores e  à educação. 














quarta-feira, 15 de junho de 2011

Apelo ao consumo de música portuguesa

Joana Cruz, a locutora de rádio e apresentadora, diz ao DN, de 15.06.2011:

"Continuem a consumir muita música portuguesa" (www.dn.pt)

Joana Cruz elogia a música produzida em Portugal


"Cool Hipnoise, Expensive Soul, Movimento, Soulbizness, Filipe Gonçalves, Pedro Abrunhosa. Inscritos em géneros distintos e actualmente sonantes no universo musical luso, representam "produto nacional e felizmente têm já dado cartas". "



"São estes os destaques de Joana Cruz, quando desafiada a recomendar um artigo Made In Portugal. Na qualidade de locutora radiofónica, na RFM, uma estação "que tem uma grande quota de música portuguesa", Joana Cruz não se coíbe de apontar a divulgação diária do nosso acervo musical como uma das suas máximas, considerando que o lançamento discográfico não é um alcance fácil para muitos grupos e intérpretes, nomeadamente, os de surgimento recente."

terça-feira, 14 de junho de 2011

A Francesinha, esse prato típico do Porto

"Mário Dorminsky: Director do FANTASPORTO

Um verdadeiro fã da francesinha típica do Porto

                           Mário Dorminsky é fã de francesinhas, um prato típico da cidade do Porto


A francesinha é um prato típico do Porto e que nos últimos anos se generalizou a todo o País. "Tem a particularidade de ter uma guarnição de carne, cobertura em queijo e o molho, que se quer picante", refere Mário Dorminsky, fã deste prato.

 
O director do FANTASPORTO é apreciador desta iguaria criada na década de 50, no restaurante Regaleira. Com os anos, a receita evoluiu. "O pão bijou deu lugar ao pão de forma, a carne assada ao bife e, nos últimos anos, é servida com batata frita, com ovo ou com camarão", refere Dorminsky.
Em 2000, foi criada a Confraria da Francesinha, em homenagem à sande criada por Daniel David da Silva. Em Julho, realiza-se o Festival da Francesinha - o prato acompanhado por cerveja sempre bem fresquinha." DN Jornal, 14.06.2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje é dia de Santo António

Imagens alusivas à grande festa lisboeta, na noite de Santo António!

      O vencedor da Noite das Marchas de Santo António, em Lisboa,
                          foi o Bairro do Alto do Pina