quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os docentes portugueses continuam a contestar o excesso de burocracia...



Muita tinta tem corrido sobre o Ensino e parece que certos males, como o excesso de burocracia, continuam a prevalecer, o que dá fortes "dores de cabeça" aos professores.

Tudo indica, apesar de alguns pontos positivos de negociação, conseguidos pelos Sindicatos nas reuniões com o Ministério da Educação, que a "papelada" continua, o que deixa os professores com pouco tempo para preparar as aulas, devidamente.

Nada pior para um docente, que a sensação de não ter tempo para preparar os conteúdos programáticos da disciplina que leciona. O vazio que sente é enorme.

Pelo menos é o que se constata em entrevistas feitas a professores e que são transmitidas nos meios de comunicação social...sentem-se angustiados, "afogados" em papéis, relatórios por todo o lado...

Que angústia! Primeiro que tudo, estão os alunos e as matérias, bem como a sua educação. Sim porque um bom professor, tem de ser, acima de tudo, um bom educador.

Cantemos com estes professores:

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conselhos para se ser bons avós

                   

Normalmente, os avós são apontados como elementos da família que estragam os netos com excesso de mimos e que interferem na criação destes.

Para que isso não aconteça, a revista Guia dos Avós, da Pais & Fihos, aconselha num útil artigo,  cujo título passo a enunciar, a observar-se os "10 mandamentos dos bons avós":
  •  fugir aos conflitos
  •  manter a neutralidade
  •  opinar só quando lhes é solicitado
  •  tentar não ser impositivo com uma presença constante
  •  não interferir no convívio entre pais e filhos
  •  assinalar o encontro com os netos como se de um ritual se  tratasse (oferecendo um brinquedo ou contando histórias antigas)
  •  sair com cada neto individualmente, pois cada um é especial
  • trocar opiniões com os filhos sobre "acordos com os netos"
  • receber os netos em casa, organizando convívios, festas, datas importantes a assinalar, o que contribui para unir a família criando entre todos laços muito fortes
  • transmitir estímulo aos filhos que estão a criar essas novas crianças, cada vez que mostrem um bom e responsável desempenho
É bom ler  tudo isto, porque sentimos perfeitamente que tudo o que foi dito é, sem dúvida, muito sábio, ajudando quem se encontra na situação de avó/avô, a enfrentar diversas situações...

Claro que só a prática do dia a dia, que é uma autêntica escola da vida, se encarrega de nos ensinar a seguir pelo melhor caminho, tendo por base o que foi descrito.