sábado, 26 de novembro de 2011

A propósito do FADO...








"Fado representa 20% das vendas de discos de música portuguesa

26 Novembro 2011
16:50

Marlene Carriço - marlenecarrico@negocios.pt

Portugueses já consomem mais música "made in" Portugal do que internacional. Apesar das vendas estarem a cair, repertório nacional é líder.

O fado representa já 20% das vendas de música portuguesa, com mais de 305 mil discos vendidos só em 2010. O sucesso deste género musical junto do público é, aliás, uma das explicações para que a música nacional tenha já destronado a internacional.

O presidente da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), Eduardo Simões, alerta, contudo, para as limitações dos dados sobre o fado, uma vez que há "uma série de empresas que não fazem parte do levantamento", os dados não contemplam os discos "budget" (mais baratos) e a classificação de fado, pop, rock ou outro género é feita por cada empresa.

Ainda assim, Eduardo Simões crê que o peso do fado na música portuguesa não deve fugir muito dos 20%. E mais: "sem a evolução que se registou no fado era muito difícil atingirmos uma quota de 35% [no valor] de vendas no repertório nacional. Durante anos manteve-se abaixo dos 24% e só nos últimos dois anos é que começou a subir para estes níveis. O que foi também um efeito da lei da rádio que introduziu quotas de difusão de música portuguesa", explicou.

O musicólogo Rui Vieira Nery destaca também os efeitos da nova lei da rádio, bem como o aparecimento de uma estação de fado, como impulsionadores deste maior consumo deste género musical. Além disso, continuou, "vivemos numa época de globalização" e os jovens querem, cada vez mais, "afirmar a sua diferença cultural local". Por último, o facto de o fado estar mais disperso por todo o País, por oposição ao que aconteceu "até muito tarde no século XX em que continuava a estar sobretudo enraizado em Lisboa".

Galardões no fado bateram recorde em 2010

Quem está no terreno também atesta o peso do fado nas vendas. O director de marketing e comunicação institucional da FNAC disse ao Negócios que os discos de fado representam "cerca de 25% das vendas de música portuguesa" nas 17 lojas espalhadas pelo País. "Há, de facto, uma nova geração de jovens fadistas que tudo tem feito para catapultar o fado para as luzes da ribalta, o que explica o aumento da procura por parte do público", explicou.

Quanto ao destaque que dão ao fado nas lojas, Viriato Filipe explicou que se limitaram a acompanhar o "início e a ascensão" de artistas como a Mariza, Ana Moura, Camané e Aldina.

A comprovar a adesão do público ao fado estão também os galardões conquistados pelos intérpretes portugueses. Em 2010 foram atribuídos 21 discos de platina e cinco de ouro, segundo os dados da AFP. Entre 2005 e o primeiro semestre de 2011 foram atribuídos 77 galardões. Mariza foi a fadista que mais vendeu neste período.

Portugueses ouvem cada vez mais música nacional

Mas não é só o fado que tem conquistado os portugueses. Os discos portugueses estão cada vez mais entre as escolhas dos consumidores. "Apesar de o mercado dos discos ter sofrido uma forte quebra de vendas, a música portuguesa consegue manter uma certa estabilidade. Isto deve-se a um claro aumento da oferta de novidades e novos artistas portugueses", confirmou o director de marketing da FNAC.

Os dados da AFP mostram que entre 2008 e 2010 as vendas de discos caíram mais na música internacional (menos 27%) do que na nacional (menos 4%). Em 2010 o foço de vendas foi de mais de 500 mil discos: 2,2 milhões de discos portugueses vendidas contra 1,6 milhões de unidades de repertório internacional.

Rui Vieira Nery frisa contudo que os dados de vendas não reflectem totalmente o sucesso do artista porque "a pirataria está a destruir a indústria discográfica. Hoje em dia quase ninguém ganha dinheiro com os discos", conclui."

Extraído de:

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Fernando Pessoa: "Meus amigos..."


          
"Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril"
Fernando Pessoa

Que significa a expressão "amarrar-se ao pelourinho"?

"Substantivo Singular Masculino, pelourinho 

pe.lou.ri.nho

1.coluna de pedra ou de madeira usada como marco da elevação de um povoado a vila; no local onde estava instalado, costumava-se aplicar castigos exemplares.

Fraseologia
amarrar-se ao pelourinho: por-se numa situação de culpado; assumir a culpa.

Etimologia
Do francês, pilori."


Referência:
                                                         

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Definição de FILHO, por José Saramago


"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como?  Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".

"Os subsídios de Natal e de férias são inalienáveis e impenhoráveis"



Referência:

"Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano
Decreto-Lei n.º 496/80 de 20 de Outubro...(...)...

CAPÍTULO IV

Disposições finais

Art. 17.º Os subsídios de Natal e de férias são inalienáveis e impenhoráveis.

...(...)...

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 30 de Julho de 1980. - Francisco Sá Carneiro. Promulgado em 10 de Outubro de 1980.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES."

Como seria bom e útil que os nossos governantes trouxessem à sua memória o que ficou preconizado neste Decreto-Lei, promulgado a 10 de outubro de 1980!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fusion of Art and Music - Um grande espetáculo chinês



Um espetáculo que nos deixa boquiabertos e intrigados, ao mesmo tempo, uma vez que nos perguntamos:

1) onde estão presos os sinos?

2) onde estão sentadas as mulheres da orquestra?

3) onde estão presas as mulheres que flutuam?

4)onde estão os cabos?

Simplesmente Fantástico!

Novo tipo de público...a gostar de jazz...!!!! Caso inédito!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uma Reflexão de Woody Allen!


"Na minha próxima vida, quero viver de trás para a frente.

Começar morto, para despachar logo o assunto.

Depois, acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa.

Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a reforma e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia.

Trabalhar 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo.

E depois, estar pronto para o secundário e para o primário, antes de me tornar criança e só brincar, sem responsabilidades. Aí torno-me um bébé inocente até nascer.

Por fim, passo nove meses flutuando num "spa" de luxo, com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e com um espaço maior por cada dia que passa, e depois - "Voilà! - desapareço num orgasmo."
 

Rir é o melhor remédio...


Anedotas de cenas escolares:

1 - Um dia, a professora do menino Joãozinho pede-lhe que diga uma palavra  
    iniciada pela letra c. O menino Joãozinho responde:

   - Vassoura!

   - E aonde é que está o c ? pergunta a professora.

   - Está no cabo! - respondeu ele, prontamente!

2 - O professor, para o Miguel:

   - Miguel, como se chamam os naturais da Suécia?
 
   - Suecos, Sr. professor!

   - E os de Marrocos?

   - Marrecos!!!

 
3 - A professora vira-se para um aluno e pergunta-lhe:

  - Menino Carlitos, sabe quem foi o primeiro rei de Portugal?

  - E a professora, sabe?

  - É claro que sei.

  - Então porque é que me perguntou?!


4 - O professor na escola:

  - Joãozinho, há um animal que trabalha muito para a tua mãe ter um vestido
  de seda. Como se chama esse animal?

  - Paizinho.

5 - Na aula de História, o professor pergunta ao Jaime:

   - O que é que aconteceu em 1812?

   - Como é que eu posso saber, se ainda não tinha nascido?!




 
 

Roy Orbison e a sua melodiosa música









domingo, 20 de novembro de 2011

"Lucille", de Chuck Berry, cantada por uma marionnette... c'est super!!!

Pensamentos escolhidos para este dia 20 de novembro de 2011

                 

"O verdadeiro amigo não é aquele que diz Vai em frente. O verdadeiro amigo é aquele que diz Vou contigo." (autor desconhecido)

"Se não puder destacar-se pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)

"Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se. Você quer ser feliz para sempre? Perdoe." (Tertuliano)

"Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta." (Carl Young)

"Cuidado... ao dizer alguma coisa, cuide para que as suas palavras não sejam piores do que o seu silêncio." (Autor desconhecido)

"As nossas dúvidas são traidoras e fazem-nos perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." (William Shakespeare)
 
"Leva tempo para alguém ser bem sucedido, porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito." (Joseph Ross)

"Não existe ninguém igual a você. Deus quis você único." (Fernando Toscano)

                                                
"Não existe nada tão comovente - nem mesmo atos de amor ou ódio - como a descoberta de que não se está sozinho." (Autor desconhecido)

"Cada um tem um papel único na vida. Todo mundo, especialmente você, é indispensável." (Nathaniel Hawthorne)

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo de plantamos." (Provérbio chinês)

"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros." (Dalai Lama)

"Em tudo que a natureza opera, ela nada faz bruscamente..." (Autor desconhecido)

"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar.. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre." (Bob Marley)

"Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes". (Autor desconhecido)

encontrei aqui: