quarta-feira, 25 de abril de 2012

O "25 de abril" faz hoje 38 anos!

                          

O Parlamento iniciou hoje uma sessão solene das comemorações do 25 de abril, em que os presentes  ostentavam gravatas e vestidos, com cravos na lapela, sobressaindo a cor vermelha por toda a sala.

Paulo de Carvalho, de cravo na mão, interpretou a canção "E Depois Do Adeus", tornando esta sessão um momento único e diferente, assinalando-se com pompa e circunstância os 38 anos  "da revolução de abril".



"E Depois do Adeus" foi a canção que serviu de primeira senha à revolução de 25 de Abril de 1974. José Niza escreveu a letra, sendo a música da autoria de José Calvário.


Esta canção foi escrita para Paulo de Carvalho a interpretar na 12.ª edição do Festival RTP da Canção, em 1974, e, para alegria dos portugueses, foi a vencedora. Representou Portugal em Brighton, no dia 6 de Abril, no Festival Eurovisão da Canção, mas ficou classificada em último lugar, obtendo apenas 3 pontos.

Mas qual foi a verdadeira razão da escolha de "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, para 1ª senha? Para além de estar muito em voga nessa época, a canção estava "despida" de conteúdo político (a canção fala do fim de um curto relacionamento amoroso); logo,  não levantaria suspeitas e a revolução programada poderia ser eliminada se os capitães do MFA achassem que não estavam reunidas as condições para que esta tivesse lugar.

E para  2ª senha? Depois de ser transmitida a 1ª, pelos Emissores Associados de Lisboa, a 24 de abril de 1974, pelas 22:55, houve uma outra ordem, efetiva, "para as tropas estarem a postos e saírem dos quartéis", que foi a da transmissão de "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, emitida pela Rádio Renascença.


Sem comentários: