terça-feira, 3 de julho de 2012

A grande Festa de São Pedro, na Afurada, em Gaia (2012)

Sobre as festas de São Pedro na Afurada, pesquisei na Wikipedia, a enciclopédia livre e encontrei:

São Pedro da Afurada é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Gaia, com 1,00 km² de área e 3 568 habitantes (2011). Densidade: 3 568 hab/km².

São Pedro da Afurada é uma das três freguesias urbanas da cidade de V. N. de Gaia, juntamente com Mafamude e Santa Marinha. É uma localidade bastante ligada à tradição piscatória. O seu santo padroeiro é o São Pedro. 

Festa principal: S. Pedro da Afurada.

Festa de São Pedro

Gente de grande devoção, todos os anos os pescadores prestam a devida homenagem ao Santo, com toda a pompa e circunstância onde para além das cerimónias religiosas não falta a tradicional sardinha assada com a típica Broa de Avintes e o Fogo de Artifício. Esta festa atinge o seu auge, aquando da saída da procissão, cujos andores transportam imagens de Santos e Santas de tamanho natural seguidos pelos seus fieis devidamente trajados com as tradicionais vestes das gentes da pesca.

À passagem defronte ao Rio Douro, procede-se à bênção dos barcos acompanhados pelo toque das sirenes e morteiros.Fica na margem esquerda {Sul} do rio Douro;na margem direita do rio Douro{lado Norte} localiza -se a cidade do Porto.

Durante as Festas de S.Pedro da Afurada, são colocadas na Praça de S.Pedro as imagens da Nª Srª de Fátima, Nª Srª do Carmo (Padroeira dos Homens do Mar) e de S. Miguel o Arcanjo. A Imagem de S.Pedro (Padroeiro dos Pescadores) é permanente neste local, pois aqui existia a antiga Igreja da Afurada, cuja fotografia está patente no restaurante "A casa do pescador" mesmo ao lado deste largo. Essa Igreja foi destruída pelas enchentes do Douro.

Data: 29 de Junho e 1º Domingo de Julho

Local: Freguesia de São Pedro da Afurada

Escolas: EB1/JI da Afurada de Baixo

Sítio http://www.afurada.pt 




Nova pesquisa: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Pedro - 1º papa
Nome de nascimento
Simão Pedro
Nascimento
Betsaida, ca. 1 a.C.
Eleição 53 d.C.
Fim do pontificado 67 d.C.
Morte
Roma, 67 (67 anos)
Sucessor
São Lino
Dia consagrado
29 de junho
São Pedro e as Chaves do Reino dos Céus
Papa, Princípe dos Apóstolos, Kepha (que quer dizer Rocha) e Pescador de Homens
Nascimento ? 1 ano a.C em Betsaida
Morte 67 d.C em Roma
Veneração por Toda a Cristandade
Principal templo
Basílica de São Pedro, Vaticano
Festa litúrgica 29 de junho
Atribuições
duas chaves, cruz invertida, rede de pescador
Padroeiro: dos Papas e dos pescadores
"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." Jesus (Evangelho de São Mt. 16. 18-19)
São Pedro (do grego: Πέτρος, Pétros, "pedra", "rocha";[2]; Betsaida, século I a.C., — Roma, cerca de 67 d.C.) foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. Os católicos consideram Pedro como o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa da Igreja Católica.


Sem comentários: