terça-feira, 12 de junho de 2012

"Ser um Arroz de festa", origem e significado

                    
"Ser um Arroz de festa" refere-se a grandes amantes de farras, que não perdem nenhuma festividade e ficam até ao fim. Pessoas que estão no maior número de eventos possível.

Segundo o Professor Orlando Neves esta expressão também se pode prender com o facto de se atirarem grãos de arroz aos noivos no dia do casamento; e também porque a sobremesa "arroz doce" é um arroz de festa.

Ser um "arroz de festa", é ser um adepto de festividades e ser o último a abandonar as festas...

Outra explicação interessante:

"Verbo chamar: um arroz-de-festa

Nas antigas e tradicionais festas portuguesas, os anfitriões sempre ofereciam aos convidados um prato de arroz doce, chamado arroz de festa, ou seja, em festa boa o arroz doce não podia faltar.

Do doce ao convidado, o sentido se deslocou. Hoje ser um arroz-de-festa designa (com claro sentido pejorativo) a pessoa que é vista em todo evento social, que não perde nenhum casamento, aniversário, festa, inauguração, ou seja, está em todas."


"O arroz doce é mais uma herança dos portugueses. Na época da colonização, os lusitanos trouxeram a festa de São João para o Brasil e algumas receitas típicas como esta." http://www.bemsimples.com/br/receitas/586-arroz-doce
                   

1 comentário:

andris disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.