terça-feira, 3 de julho de 2012

Ficou belíssima a nova Marina da Afurada e Canidelo, em Vila Nova de Gaia

Segundo pesquisa que efetuei e que passo a transcrever, a nova Marina da Afurada e Canidelo é, obviamente, um trampolim para o desenvolvimento do turismo local, o que se torna muito importante, não só para o país, como também para o concelho de Vila Nova de Gaia.

Veja-se como tudo se passou:


"19.01.2012
Marina da Afurada é inaugurada a 4 de Fevereiro
Por Redacção , com Lusa

A Douro Marina, a inaugurar a 4 de Fevereiro, nas freguesias da Afurada e Canidelo, em Gaia, é a “maior infra-estrutura náutica entre Cascais e a Galiza” e pretende ser um pólo dinamizador do turismo local e uma plataforma de entrada no rio.

“Esta é uma localização irrepetível. Somos a maior infra-estrutura náutica entre Cascais e a Galiza, estamos numa zona da costa com uma grande importância turística, numa zona do estuário muito perto dos centros históricos de Gaia e do Porto e na entrada de um rio navegável que é património da humanidade”, diz Manuel Cunha, director-geral da Douro Marina.

A primeira fase da construção da marina será inaugurada a 4 de Fevereiro e corresponde a um investimento “de cerca de 6,5 milhões de euros que ficam materializados” na infra-estrutura náutica, com zona para estacionamento de 300 embarcações e os apoios básicos de suporte aos clientes.

Assumindo-se como um “ponto de paragem obrigatório para os navegadores em trânsito na costa ocidental”, a marina permite alojar barcos “com calado até 3 metros e comprimento até 20 metros em todas as condições de maré”, tendo já “mais de 150 pré-reservas”, assegura o director-geral.

A 2 semanas da abertura todo o plano de água está dragado, o equipamento flutuante instalado, as obras de protecção concluídas tal como o terraplano (que inclui um espaço para colocação de embarcações a seco, uma rampa e um poço do travel-lift) de apoio à marina.

A partir de Fevereiro, a Douro Marina permitirá “vários tipos de utilização” aos clientes náuticos, com possibilidade de estadias de curta (um mês ou menos) ou larga (mais de um mês) duração.

Uma outra possibilidade prevista é a da visita técnica que permite que qualquer embarcação não residente na marina “possa atracar por 2 ou 3 horas para visitar”.

Segunda fase concluída em Julho

Para a segunda fase, cuja conclusão está prevista em Julho, ficam os edifícios de apoio, a abertura de uma zona comercial que reunirá espaços comerciais e de restauração, bem como locais para apoio das actividades náuticas.

“A conclusão dos edifícios marcará com certeza uma fase muito interessante da zona ribeirinha de Gaia”, com a “criação de um mini-pólo comercial muito atractivo, virado não só para o cliente da marina, mas também para o cliente em geral”, destaca Manuel Cunha.

A inauguração da marina em 2 fases, a começar pela abertura da área molhada, deve-se à necessidade de a disponibilizar, e torná-la visível, “o mais cedo possível para o exterior”, e à importância de “captar clientes” assim que as condições mínimas estivessem reunidas, explica.

Inicialmente anunciada para Junho de 2011, a Douro Marina acabou por ser alvo de uma “redefinição do projecto dos edifícios”, tendo a MCA (empresa construtora e que fará a gestão da concessão) optado por fazer um “investimento suplementar” na sua construção, o que acabou por atrasar a conclusão da obra.

Marcado: Afurada, Economia, Gaia, Turismo"

Sem comentários: