terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Missa Brevis", um disco único de João Gil


João Gil, em janeiro decidiu criar o projeto «Missa Brevis»; trata-se de uma missa cantada em latim e com base em textos litúrgicos. Já foi apresentada ao público e  o lançamento realizou-se na Igreja e museu de São Roque, no Largo da Misericórdia, em Lisboa.



«O latim obriga-me a um rigor estético diferente e a uma elasticidade musical diferente e maior», explicou o músico numa entrevista concedida à TVI.

«Nos anos 1970 cada país passou a missa ao seu vernáculo - eu creio que voltar ao latim neste momento é juntar os povos, porque podemos perfeitamente ir a Buenos Aires, a Paris, a Roma ou a Bucareste e rezar a missa em latim», acrescentou.

«Missa Brevis» conta com a participação de Luís Represas e Manuel Rebelo (vozes), Manuel Paulo (piano) e Diana Vinagre (violoncelo).
Mais informação:

Inserido no Ano da Fé, o CD foi lançado pela Genius y Meios, empresa do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia.

“Numa manhã de Janeiro, ocorre-me fazer a missa em latim e foi uma inquietação. E coincidiu com o Ano da Fé, pelo que há um impulso global”, conta à Renascença.


A inquietação do músico não termina: “É constante, diária. Também se não fosse a inquietação e a interrogação das coisas, não haveria música, arte, não haveria esperança”.

“São tempos terrivelmente difíceis, em que somos encostados à nossa sobrevivência instintiva e básica”, reconhece ainda.

O CD é editado pela Genius y Meios, uma empresa do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia.

Sem comentários: