quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Notícia preocupante: "Metade dos portugueses não gera riqueza para o país"

Nas Notícias ao Minuto do dia de hoje, podemos ler um artigo que nos deixa muito céticos em relação à crise que o país atravessa:
"Censo 
Metade dos portugueses não gera riqueza para o País
De acordo com os dados definitivos do Censo de 2011, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 49,4% dos portugueses não gera riqueza e só 48% da população auferia, no ano passado, rendimentos provenientes do trabalho.
Share on printShar5,2 pontos percentuais, passando de 44,2% para 49,4%, pelo que quase metade da população do País não gera riqueza, revelam os resultados definitivos do Censo de 2011, divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de EstatístiAo mesmo tempo, só 48% da população auferia, no ano passado, rendimentos provenientes do trabalho, avança a edição desta quarta-feira dNesta senda, indicam as estatísticas, em 2011, 27% dos portugueses recebiam pensões ou reformas, 18% da população com mais de 15 anos estava dependente da família, 3,3% vivia do subsídio de desemprego e 1,1% do rendimento social de inserção. 
Em 2011 houve também mais pessoas a sair do mercado de trabalho do que a entrar, numa proporção de 100 para 94.

Vítor Gaspar, ministro das Finanças, já manifestou alguma preocupação face a estes números. “A evolução social e demográfica em Portugal coloca um peso crescente sobre a despesa pública”, disse o responsável no âmbito da apresentação do sexto exame regular do programa de ajustamento económico.


















O Censo mostra ainda que cerca de 500 mil portugueses não sabem ler nem escrever, o que significa que, apesar do número de analfabetos ter caído para metade na última década, Portugal continua a ser o país da Europa com a maior taxa de analfabetismo."
http://www.noticiasaominuto.com/pais/22462/metade-dos-portugueses-n%C3%A3o-gera-riqueza-para-o-pa%C3%ADs

Sem comentários: