terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Curiosidades interessantes...

Há dias, numa viagem entre Lisboa e Porto, acompanhando-a com a leitura de uma revista dos CTT aPOSTa (nº 110, outubro 2012), encontrei nela algumas curiosidades a propósito da IKEA, esse colosso que praticamente todos nós visitamos para a compra de grande variedade de produtos de casa.

A sigla IKEA significa Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd: Ingvar Kamprad é o nome do seu criador e os dois últimos são os da quinta e da vila onde esse rapaz sonhador cresceu.

Cedo, este jovem compreendeu que podia ganhar dinheiro vendendo no dia-a-dia produtos necessários às pessoas; e quando conseguiu que o negócio se alargasse, começou a distribui-los de bicicleta (sementes, canetas, cartões de Natal...).

Iniciou a sua aventura com a venda de fósforos, mas depois sentiu que tinha de passar do sonho para uma outra realidade mais concreta - ao registo da marca IKEA "como um negócio de encomendas por correio". Foi em 1943 e tinha apenas 17 anos. 

Como já disse, vendia todo o tipo de artigos, evoluindo para a venda de móveis e decoração, a preços acessíveis a todos.

Em 1958 abriu a primeira loja IKEA, em Almhult, na Smaland, constando que os seus habitantes são pessoas conhecidas "pela tenacidade em ultrapassar os obstáculos quando se quer fazer algo que nunca foi feito".

Hoje, a IKEA está presente em 26 países, tendo aberto 287 lojas e contando com 131 mil colaboradores!

Passo a partilhar alguns items que achei interessantes:
  • o primeiro anúncio da IKEA foi publicado em 1945 com o título "esferográficas em grande quantidade"
  • a mesa LOVET foi o primeiro móvel a ser comercializado numa embalagem plana, em 1956. Foi do próprio designer a ideia de serem os clientes a montarem os móveis
  • o sofá KLIPPAN e a estante BILLY começaram a ser vendidos em 1979
  • o local favorito das crianças numa loja IKEA é o espaço infantil, conhecido por Smaland, que significa país pequeno, sendo também uma região no sudeste da Suécia, onde nasceu a IKEA

imagem obtida em:
http://obswhatsinstore.blogspot.pt/2012/10/ikea-to-sell-only-led-lighting.html

Sem comentários: