sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ravi Shankar, o citarista mais famoso do mundo e pai de Norah Jones

Ravi Shankar, músico indiano de 92 anos, grande citarista e pai da cantora Norah Jones, morreu há três dias em San Diego (Califórnia, nos Estados Unidos).
Há aproximadamente um ano que sofria de problemas cardiorespiratórios e, após ter sido submetido na semana passada a uma cirurgia, não conseguiu recuperar.
O músico Ravi Shankar, receberá uma homenagem póstuma (Lifetime Achievement) na cerimónia do Grammy 2013, no dia 10 de fevereiro.

Músico Ravi Shankar
Ravi Shankar
imagem: http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2012/12/13/musico-indiano-ravi-shankar-pai-de-norah-jones-recebera-homenagem-postuma-do-grammy.htm
"Ele ficou tão comovido com a notícia que nos convidou para visitá-lo em sua casa. Nós perdemos um inovador e excepcional talento e um  verdadeiro embaixador da música" (palavras do Presidente Neil Portnow,da Record Academy).
A sua filha Norah Jones cancelou os espetáculos agendados em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, chorando assim a morte do seu pai. 
Shankar tornou-se um ícone do movimento hippie quando colaborou com os Beatles (década de 1960) tendo, desta forma, divulgado a influência da música indiana na música ocidental. 
É considerado "um tesouro nacional" no seu país natal. Esteve em Woodstock em 1969 e participou em 1971 no álbum de George Harrison "Concert for Bangladesh". O músico inglês tê-lo-á descrito como "o padrinho da World Music", pois Shankar conseguiu fazer chegar a milhões de fãs de música clássica, de jazz e de rock,  a tradição mais antiga da música indiana.Uma curiosidade: Harrison aprendeu em Inglaterra a tocar cítara com Shankar, em músicas como "within you without you" e ainda "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band"; é de notar que a cítara é um instrumento de cordas tradicional da Índia.

Sem comentários: