sábado, 14 de julho de 2012

Provérbio Chinês


"Donne un poisson à un homme, il mangera un jour.

Apprends-lui à pêcher, il mangera toute sa vie."
 
(Proverbe chinois)
 
 
Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida. http://www.fraseseproverbios.com/proverbios-chineses.php

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Uma expressão que ficou famosa "Só tenho para oferecer...sangue, suor e lágrimas..."(Winston Churchill)


A expressão é de Winston Churchill no seu 1º discurso na Câmara dos Comuns, é será relembrada eternamente...

«DISCURSO PROFERIDO NA CÂMARA DOS COMUNS DO PARLAMENTO BRITÂNICO, EM 13 DE MAIO DE 1940.

Primeiro discurso de Winston Churchill na Câmara dos Comuns enquanto primeiro-ministro britânico, em que apresentou uma Moção de Confiança ao Governo que ia dirigir.

Winston Churchill foi nomeado primeiro-ministro em 10 de Maio de 1940, devido à demissão de Neville Chamberlain, primeiro-ministro britânico desde ... . Esta demissão foi provocada pelo início da campanha militar alemã contra as potências ocidentais, iniciada nesse mesmo dia 10 de Maio com a invasão da Holanda, Bélgica, Luxemburgo e França.

Churchill organizou um governo de unidade nacional, com a participação dos líderes do Partido Trabalhista e do Partido Liberal, e apresentou-se na Câmara dos Comuns com uma Moção de Confiança, que foi aprovada.

Neste discurso, um dos seus mais célebres, mostrou mais uma vez os seus dotes oratórios, a sua capacidade de liderança e a facilidade em criar frases de grande impacto que resumiam bem, tanto o seu estado de espírito, como os problemas a enfrentar e as soluções possíveis.

A frase que utilizou para explicitar o futuro, retirado de uma afirmação de Garibaldi de 1849 ("Non offro nè pagga, nè quartiere, nè provvigioni. Offro fame, sete, marce forzate, battaglie e morte" [Não dou pré, nem quartéis, nem provisões. Dou fama, sede, marchas forçadas, batalhas e morte], é de uma simplicidade e de uma força impressionantes - e a brutal verdade. Actualmente, simplificada, ainda tem mais impacto: O futuro ? «Sangue, suor e lágrimas». E de facto assim foi.

«SANGUE, SOFRIMENTO, LÁGRIMAS E SUOR»

Na última sexta-feira à noite recebi de Sua Majestade o encargo de constituir novo Governo. Era evidente desejo do Parlamento e da Nação que este Governo tivesse a mais ampla base possível e que incluísse todos os Partidos.

Fiz já a parte mais importante desse trabalho.

Formei um gabinete de guerra com cinco membros, que representam, com a Oposição Trabalhista, e os Liberais, a unidade nacional. Era necessário que tudo isto se fizesse num só dia, dada a extrema urgência e gravidade dos acontecimentos. Outros cargos importantes foram providos ontem e apresentarei esta noite ao Rei uma nova lista. Conto concluir amanhã a nomeação dos principais ministros.

A escolha dos restantes ministros normalmente leva um pouco mais de tempo, mas espero que, quando o Parlamento voltar a reunir-se, essa parte da minha tarefa esteja terminada e a constituição do Governo se encontre completa sob todos os pontos de vista. Entendi ser de interesse público propor que a Câmara fosse convocada para hoje. No final da sessão de hoje, propor-se-á o adiamento dos trabalhos até terça-feira, 21 do corrente, tomando-se as disposições adequadas para que a convocação se faça antes disso, se necessário for. As questões a discutir serão notificadas aos Srs. deputados o mais cedo possível.

Convido agora a Câmara, pela moção apresentada em meu nome, a registar a sua aprovação das medidas tomadas e a afirmar a sua confiança no novo Governo.

A resolução:

«Esta Câmara saúda a formação de um governo que representa a vontade única e inflexível da Nação de prosseguir a Guerra com a Alemanha até uma conclusão vitoriosa.»

Formar um Governo de tão vastas e complexas proporções é, já por si, um sério empreendimento, mas devo recordar ainda que estamos na fase preliminar duma das maiores batalhas da história, que fazemos frente ao inimigo em muitos pontos - na Noruega e na Holanda -, e que temos de estar preparados no Mediterrâneo, que a batalha aérea contínua e que temos de proceder nesta ilha a grande número de preparativos.

Neste momento de crise, espero que me seja perdoado não falar hoje mais extensamente à Câmara. Confio em que os meus amigos, colegas e antigos colegas que são afectados pela reconstrução política se mostrem indulgentes para com a falta de cerimonial com que foi necessário actuar. Direi à Câmara o mesmo, que disse aos que entraram para este Governo: «Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor». Temos perante nós uma dura provação. Temos perante nós muitos e longos meses de luta e sofrimento.

Perguntam-me qual é a nossa política? Dir-lhes-ei; fazer a guerra no mar, na terra e no ar, com todo o nosso poder e com todas as forças que Deus possa dar-nos; fazer guerra a uma monstruosa tirania, que não tem precedente no sombrio e lamentável catálogo dos crimes humanos. -; essa a nossa política.

Perguntam-me qual é o nosso objectivo? Posso responder com uma só palavra: Vitória – vitória a todo o custo, vitória a despeito de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que possa ser o caminho que a ela nos conduz; porque sem a vitória não sobreviveremos.

Compreendam bem: não sobreviverá o Império Britânico, não sobreviverá tudo o que o Império Britânico representa, não sobreviverá esse impulso que através dos tempos tem conduzido o homem para mais altos destinos.

Mas assumo a minha tarefa com entusiasmo e fé. Tenho a certeza de que a nossa causa não pode perecer entre os homens. Neste momento, sinto-me com direito a reclamar o auxílio de todos, e digo «Unamos as nossas forças e caminhemos juntos».

Encontrei aqui:

segunda-feira, 9 de julho de 2012

As Festas em honra de Santo André de Canidelo (julho 2012)

As festas em Canidelo a 6, 7 e 8 de julho, obtiveram grande sucesso junto da população, que acorreu em massa aos eventos organizados em honra do seu  padroeiro, Santo André.


Missa de Canidelo, Vila Nova de Gaia 

Um momento de reflexão, nas festas religiosas de Canidelo

Missa presidida por D.Manuel Clemente, Bispo do Porto, no encerramento das festas da Freguesia do Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

Estas são festas religiosas de longa tradição, realizam-se no 2.º domingo de julho e veneram S. Vicente Férrer e Santo André.


                                               (Santo André)

Para conhecer melhor Canidelo:
http://www.canidelo.net/

A AMI tem a 1ª marca nacional de solidariedade - SOS POBREZA


Ao entrar ontém num dos hipermercados da cidade do Porto (Continente do Dolce Vita), chamou-me a atenção um pequeno espaço com um promotor de venda de produtos da AMI, estando estes expostos a quem decidisse comprá-los.

Os géneros eram divulgados por este senhor, que nos ia entregando prospetos para nos orientarmos nas respetivas escolhas. Decidi logo ali levar o máximo de produtos que me fosse possível, pois todos eles fazem falta numa casa de família e o leque é variado: azeite, águas, arroz, farinha, frutas e legumes, óleo, Ice Tea, refrigerantes de fruta, Cola, papel higiénico, guardanapos, rolos de cozinha...etc...

Os prospetos explicam que se trata de produtos da SOS POBREZA, 1ª Marca Nacional de Solidariedade AMI. Pedem para comprarmos o que nos convém ("Compre o que lhe convém e ajude também").

São produtos que privilegiam a produção nacional a um preço justo, contribuindo para a luta contra a pobreza em Portugal.

AFINAL, AJUDAR NÃO CUSTA NADA! (é o que "diz" o prospeto...e tem toda a razão). 

Já agora, o prospeto sugere (e eu também, se me é permitido):

"Para mais informações consulte o site:
            http://www.ami.org.pt/

domingo, 8 de julho de 2012

Peter Gabriel encerra o Festival Super Bock, Super Rock!



O veterano Peter Gabriel vai mostrar a sua mais recente reinvenção esta noite, no último dia do festival de música Super Bock Super Rock (SBSR) quando subir ao palco da Herdade do Cabeço da Flauta com uma orquestra.
Com 40 anos de carreira, o britânico Peter Gabriel volta aos palcos com o trabalho New Blood, editado em 2011 e que revisita originais seus, como o 'hino' Solsbury Hill.
Além de álbuns a solo, com os Genesis e bandas sonoras ainda cabe no currículo de Peter Gabriel distinções pelo trabalho humanitário que tem feito.
Lusa / SOL
Fonte:
http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=53792