sábado, 4 de agosto de 2012

Sabia que...

o mel é o único alimento que não se estraga?

Foi encontrado mel nas tumbas dos faraós egípcios que, após ser saboreado pelos arqueólogos, foi declarado em condições de se comer...

                            

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um pensamento de Victor Hugo

"Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem  asas".

                                          (Victor Hugo)
                    

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sabia que...?

Istambul é a única cidade do mundo situada em dois Continentes
(Europa e Ásia)?

istambul
Istambul / Turquia

Estrategicamente localizada no ponto em que a Europa encontra a Ásia, dividindo –se assim em uma parte europeia e uma parte asiatica, essas separadas pelo rio Bosfóro.
Istambul tem desempenhado um papel importante ao longo da historia, esta havia sido a capital da Cristandade, sucessora das antigas Grécia e Roma, desde os primeiros anos de sua fundação conquistada por Gregos e Turcos. Tendo sido depois, a capital do Império Bizantino, que tem um passado glorioso com um grande patrimônio historíco e cultural.

Em Istambul, convivem entre eles simbolos importantes do Cristianismo e do Islão: a igreja de Santa Sofia com a Mesquita Azul. Numa parte da cidade, existe uma grande variedade de igrejas, mesquitas, museus históricos, como o Palicio de Topkapi e os famoso Grande Bazar e por outro lado, há a cidade moderna, com seus edifícios contemporâneos, clubes, restaurantes, arranha-céus e organizações internacionais. Acima de tudo, Istambul é o ponto de encontro do Oriental com o Ocidental, uma cidade em constante crescimento, adorada por milhares de visitantes e chamada de "Cidade do Mundo".

(Duplo clique para tela cheia)

Mário Quintana oferece-nos uma reflexão profunda, neste 1º dia de férias para muita gente!

Uma vez que se inicia hoje um período de pausa nas nossas vidas atribuladas após um ano de trabalho intenso, aqui vai um pensamento que nos ajuda a refletir na nossa reação quando não atingimos os objetivos a que nos propomos; devemos insistir neles, deixando-nos orientar por aquela estrela que corporiza a esperança que todos temos dentro de nós, por mais longínqua que ela se encontre. Desistir, é que nunca!


 DAS UTOPIAS


Se as coisas são inatingíveis... ora!


Não é motivo para não querê-las...


Que tristes os caminhos, se não fora


A presença distante das estrelas!


Mario Quintana

O Maior Aquário do Mundo - The Georgia Aquarium

    

O Georgia Aquarium está localizado em Atlanta, na Geórgia, e é tido como o maior aquário do mundo, contendo mais de trinta mil metros cúbicos, o que corresponde a 30 milhões de litros de água doce e salgada.

Bernie Marcus, o fundador da Home Depot, doou 250 milhões de dólares para financiar a construção do Aquário, que veio a ter lugar num terreno de 8,1 hectares ao norte do Centennial Olympic Park, no centro da cidade. Foi no dia 23 de novembro de 2005 que o público teve  acesso ao Aquário, pela 1ª vez.

Conta com mais de 100 mil animais, talvez 120 mil, de 500 espécies diferentes. Grande parte delas veio de Taiwan, com diferentes espécies de peixes, focas, pingüins, moluscos, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos.

O River Scout, destaca-se como um local onde se encontram diversas espécias de peixes amazônicos, entre eles pirarucus, pacus, tambaquis, peixes elétricos e pintados, entre outros.

No entanto, tenho de referir, pelo que pesquisei, que a maior atração do Aquário da Geórgia é o Ocean Voyager, que apresenta mais de 60 mil peixes  num tanque que quase atinge os 20 milhões de litros d'água, protegidos por mais de meio metro de acrílico. São várias as espécies de peixes que aqui se podem admirar, como garoupas, tubarões e arraias; ah! o tanque ainda conta com dois tubarões-baleia (Whale Shark) e duas baleias-brancas.

Uma outra atraçãoos tanques interativos, nos quais os visitantes, interagindo com várias espécies marinhas,  podem tocar em estrelas-do-mar, camarões, arraias e tubarões.


Curiosidades
O Georgia Aquarium apareceu no filme A Última Música, estrelado por Miley Cyrus e seu atual noivo, Liam Hemsworth.

texto adaptado a partir da minha pesquisa efetuada em:


 Tanque de peixes Tropicais (duplo clique p/aceder ao écran inteiro)Ficheiro:Georgia Aquarium Tropical Tank.jpg

terça-feira, 31 de julho de 2012

Combóio histórico a Vapor na Lousã, há 10 anos atrás


(duplo clique para écrã inteiro)

Sabia que...


...as raízes de uma figueira chegam a aprofundar-se na terra mais de 125 metros?
                    

                

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Aula de Português: A Presidente ou a Presidenta???

 
Explicação para esta pergunta tanta vez ouvida:
A PRESIDENTA  FOI ESTUDANTA?
E assim começa a aula de Português:
Existe a palavra PRESIDENTA?

Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?

Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná

Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia.

Presidenta???

Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?

Bem, vejamos: no português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é
mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não
"adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta
se comporta como uma adolescenta
pouco pacienta que imagina ter virado eleganta
para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta
numa capela ardenta, pois esta dirigenta
política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas,
não tem o direito de violentar o pobre português,
só para ficar contenta".
Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação...

Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná

domingo, 29 de julho de 2012

Leituras de verão

Esta altura do ano é propícia a relaxamento e com ele, uma boa ocasião para nos entregarmos a algumas leituras que nos são indicadas, muitas das vezes pelas editoras, ou na imprensa falada e escrita.

Ora vejamos as sugestões:

"Um verão inesquecível", de Mary Balogh (ASA)

"Estrada da noite", de Kristin Hannah (Círculo de Leitores)

"Feliz aniversário", de Danielle Steel (Círculo de Leitores)