sábado, 25 de agosto de 2012

Saudade...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
         
                               in Saudade, de PABLO NERUDA

imagem obtida em:

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Definição de PROFESSOR...por Jô Soares


Jô Soares, define o que é ser "Professor"

              O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!


É jovem, não tem experiência.


É velho, está superado.


Não tem automóvel, é um pobre coitado.


Tem automóvel, chora de "barriga cheia".


Fala em voz alta, vive gritando.


Fala em tom normal, ninguém escuta.


Não falta à escola, é um "Adesivo".


Precisa faltar, é um "turista".


Conversa com os outros professores, está "malhando" nos alunos.


Não conversa, é um desligado.


Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.


Dá pouca matéria, não prepara os alunos.


Brinca com a turma, é metido a engraçado.


Não brinca com a turma, é um chato.


Chama a atenção, é um grosso.


Não chama a atenção, não se sabe impor.


A prova é longa, não dá tempo.


A prova é curta, tira as hipóteses do aluno.


Escreve muito, não explica.


Explica muito, o caderno não tem nada.


Fala correctamente, ninguém entende.


Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.


Exige, é rude.


Elogia, é parvo.


O aluno é retido, é perseguição.


O aluno é aprovado, deitou "água-benta".



É! O professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,


agradeça-lhe a ele.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

História de Amesterdão

Pesquisa efetuada em:

Amesterdão, a maior cidade planeada do norte da Europa, sempre foi um nome bem conhecido na história do mundo e representou um papel central na história dos Países Baixos. No século 17 Amesterdão era o centro da economia mundial, e actualmente a cidade é conhecida por seu carácter tolerante.


1200-1585: A História AntigaAmesterdão foi fundada como uma vila de pescadores por volta do século XIII. Foi desenvolvida em volta de uma represa no rio Amstel, no final do século 12. O nome Amstelledamme aparece pela primeira vez na portagem concessionada de Floris V, conde de Holanda, com data 27 de Outubro de 1275. Durante o século 14, mas especialmente no século 15, Amesterdão sofreu um rápido desenvolvimento, que estabeleceu as bases para a Era Dourada. Apenas poucos edifícios medievais sobrevivem até hoje. Alguns exemplos são: as Igrejas Novas e Antigas e o Houten Houis (casa de madeira) no Begijnhof. Durante a Idade Média as casas eram construídas geralmente de madeira, um tipo vulnerável de material de construção. A famosa Houten Huis não é excepção a esta regra. Por conseguinte, a maior parte delas foi destruída. No entanto, um grande número de residências em Amesterdão ainda tem molduras de madeira.


1585-1672: A Era Dourada de AmesterdãoO período da Era Dourada entre 1585-1672 foi o auge do sucesso comercial de Amesterdão. Naquele momento Amesterdão era o principal mercado do mundo. Durante este período desenvolveu-se a paisagem urbana característica da Amesterdão; as expansões urbanas em 1613 e 1663 ainda determinam a aparência característica da cidade. Alguns dos mais importantes edifícios históricos se remontam a esse período, por exemplo, a Câmara Municipal na Praça Dam (actualmente o Palácio Real), o Westerkerk, Zuiderkerk, bem como um grande número de casas de canal entre os quais De Dolfijn (Golfinho), De Gecroonde Raep (Nabo Coroado), a Huis Bartolotti, a Huis met de Hoofden (A Casa das Cabeças), o Poppenhuis, Kloveniersburgwal 95 (encomendado pela família Poppen), o Trippenhuis (construído para a família Trip), o Van Raey-huizen, Keizersgracht 672-674, e Sweedenrijk, Herengracht 462.


1672-1795: Uma Era Dourada e de Prata
O ano de 1672 foi funesto para a República Holandesa com os franceses e ingleses atacando simultaneamente. A Era Dourada chegou ao seu fim. No entanto, Amesterdão conseguiu consolidar sua prosperidade durante o período de 1672-1795, mas apesar da situação a República encontrou-se dentro. A cidade continuou a ser um grande e principal mercado e conseguiu manter sua posição como centro financeiro da Europa. Considerando que a Era Dourada era primariamente um período de breu e alcatrão, a nova era é bem caracterizada como uma era dourada e de prata. O grande número de residências construídas, naquele momento, casas de canal ricas e simples, reflectem a prosperidade da cidade. Como resultado, as maiorias das casas localizadas no centro da cidade datam do século 18 em vez do século 17. Alguns exemplos: Huis van Brienen, Herengracht 284, Huis De Vicq-De Steur, OZ Voorburgwal 237, Zeevrugt e Saxenburg, Keizersgracht 224.


1795-1813: Recessão e DeclínioEm 1795, o governo das oligarquias patrícias foi derrubado e a República antiga deixou de existir. Logo os franceses estavam a ocupar o país. Durante o período de 1795-1813 Amesterdão sofreu a recessão económica, um estado de coisas foi reflectido pela estagnação do desenvolvimento demográfico. Muitas casas estavam desocupadas e algumas até mesmo colapsaram pela falta de manutenção. Felizmente algumas fachadas e interiores que remontam ao período do Império sobrevivem até hoje.


1813-1940: Recuperação e Ampliação além do SingelgrachtO período entre os anos 1813-1940 é marcado pela recuperação económica, e a partir de 1870 pela expansão. A crescente riqueza produziu um rápido crescimento populacional, que foi principalmente o resultado da Revolução Industrial a desencadear uma nova Era Dourada. A cidade agora se aventurou na área além do Singelgracht. Foram construídos pobremente grandes bairros populares. O período entre 1920-1940 foi uma época de recessão económica. Por isso, é ainda mais notável que o Anel chamado 20-40 compara-se favoravelmente com o século 19 de construções ilegais. Este foi também o período de danos em grande escala para o centro histórico da cidade; os canais foram preenchidos e foram realizados avanços de tráfego.


imagem obtida em: http://poutz.com/2009/08/moinhos-de-vento-e-tulipas-na-holanda/

imagem obtida em: http://imagemypoesia.blogspot.pt/2011/12/holanda-amsterda.html

A Holanda, esse país grandioso!















A cidade de Amesterdão

Sabia que...



a Coca-Cola seria verde, se não se lhe adicionassem corantes?

                     















         

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Phyllis Diller on the Ed Sullivan Show


Morreu a comediante Phyllis Diller

      

Phyllis Diller nasceu em Lima, Ohio, a 17 de julho de 1917 e morreu ontém, a 20  de agosto, em Los Angeles, Califórnia.

A célebre atriz e comediante norte-americana, com 95 anos, padecia de problemas cardíacos, e foi enquanto dormia que a morte decidiu surpreendê-la. A vida de Phyllis Diller chegou, assim, ao fim.

Foi uma grande perda para o mundo inteiro, uma vez que foi a pioneira da comédia stand-up, abrindo assim caminho nesta área ao mundo feminino.

Mas o que é, afinal, a Comédia stand-up?
 
A Comédia stand-up (do inglês stand-up comedy), é um termo que designa um espetáculo de humor executado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand-up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. O próprio material tem uma metodologia própria de organização, em tópicos, não obstante sendo bastante factual. O estilo é também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.

Ainda há confusão na diferenciação do humorista stand up e de outros estilos, como o contador de piadas, o monólogo de humor, o "one man show", gênero semelhante, mas que permite outras abordagens (interpretação de personagens, músicas, cenas).

O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia a dia e do cotidiano. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como ingrediente na comédia stand-up. Muitos comediantes trabalham durante anos para lapidar 60 ou 70 minutos de material humorístico, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente cada piada com o passar do tempo. O estilo é considerado por muitos um dos gêneros mais difíceis de se executar e dominar, talvez porque o artista em cena esteja desarmado, despido de personagens, apresentando suas ideias a respeito das coisas do mundo, e ainda esteja à mercê da plateia: não raro deve-se ajustar rapidamente sua apresentação de acordo com o humor e gosto de uma plateia específica. Ainda, as habilidades necessárias para ser um stand-up comedian são diversas. É frequentemente necessário que se assuma de forma solitária os papéis de escritor, editor, artista, promotor, produtor, e técnico simultaneamente.

Um teste de mestre para um stand-up comedian é a habilidade de enfrentar um "heckler" (membro da plateia que, por algum motivo, responde ou interage com o show de forma não muito amistosa) mas ainda, responder com algo tão maior que consiga entreter a plateia com a réplica.

Não existem muitas regras sobre os assuntos e abordagens, o que permite uma constante evolução. O mesmo se pode dizer da duração, desde uma breve apresentação de um minuto como as de Oscar Filho ao recorde mundial de Bruno Motta, que entrou para o Guinness Book como o comediante que fez o "maior show de humor do mundo". Ficou 38 horas e 12 minutos falando para um público de 5 mil pessoas que se revezavam num teatro em Belo Horizonte.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pensamento do dia

"As dificuldades fazem com que a mente se fortaleça, como o trabalho faz com o corpo. " Séneca


domingo, 19 de agosto de 2012

É para rir...

Dois amigos na conversa. Diz um:


- A minha sogra é um anjo.


Retorquiu o amigo:


- Sorte a tua! A minha ainda é viva…

Sogras, nada a fazer
 
imagem conseguida em