sábado, 29 de setembro de 2012

Sermão do Bom Ladrão, do Padre António Vieira...

 

"Não são ladrões apenas os que cortam as bolsas. Os ladrões que mais merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e as legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais, pela manha ou pela força, roubam e despojam os povos.


Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam correndo risco, estes furtam sem temor nem perigo.


Os outros, se furtam, são enforcados; mas estes furtam e enforcam."
                                 
                                 Padre António Vieira, Sermão do Bom Ladrão


 
                       Imagem:http://www.superdownloads.com.br/download/6/sermao-do-ladrao-pe-antonio-vieira/

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O que significa "gastar à tripa forra"? A resposta é interessante...

Transcrevo diretamente a explicação desta expressão da secção das "perguntas e respostas do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa", que foi a fonte que escolhi para este esclarecimento. 

[Pergunta
Resposta]


A origem da expressão «gastar à tripa-forra»


[Pergunta] Há uma expressão que se lê e ouve constantemente: «gastar à tripa forra». Embora se compreenda facilmente o seu significado, será possível informarem-me como surgiu?


Obrigada.

Alda Tavares :: Professora :: Odivelas, Portugal


[Resposta] Não encontro comentários sobre a origem da expressão. No Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa (2001), tripa-forra (com hífen)1 tem entrada própria, sendo a palavra classificada como elemento nominal da locução adverbial «à tripa-forra», cujas definições são: «em grande quantidade ou abundância, fartamente; até não poder mais» e «gratuitamente, às custas de outrem; de borla».


Note-se que tripa é, em linguagem familiar, o mesmo que barriga (cf. idem), como na expressão «encher a tripa», «comer muito até ficar farto»; e forra, o feminino de forro, «livre, desobrigado». Tripa-forra é, pois, a fixação do sintagma «tripa forra», isto é, «barriga livre». Lembrando que barriga é por metonímia o mesmo que apetite, como ocorre na expressão «ter mais olhos que barriga», é de sugerir que tripa-forra tenha surgido como alusão a um apetite sôfrego, desenfreado ou descontrolado, sem limites por falta de comida ou de dinheiro para a comprar. Sendo assim, «gastar à tripa-forra» quer dizer «gastar descontroladamente». O que acabo de propor é meramente uma conjectura baseada na análise semântica e morfológica da expressão, visto que, como disse, não tenho elementos históricos que me permitam descrever o contexto factual da sua génese.

1 O Dicionário Houaiss (edição brasileira de 2001, s. v. tripa) regista «à tripa forra» sem hífen, definindo-a como locução sinónima de «à larga». Dado que tripa-forra ou tripa forra ainda mantêm um certo grau de composicionalidade (os significados das palavras suas constituintes ainda estão acessíveis à interpretação), considero que ambas as grafias são aceitáveis.


Carlos Rocha :: 23/09/2010


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Passatempo de Geografia




Como vão esses conhecimentos de Geografia ?!


Vamos lá aprender... e divertirmo-nos!

http://sorisomail.com/email/14220/es-bom-a-geografia.html

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Reduções do número de escalões do IRS vão provocar estragos nas nossas vidas...

A notíciaque li no ECONÓMICO é deveras preocupante... teremos de pagar um imposto de valor mais elevado devido à redução do número de escalões do IRS...


Imposto a pagar pelos contribuintes aumentará em média entre 3,5% e 4%. O "Correio da Manhã" escreve hoje que a redução do número de escalões do IRS, já anunciada pelo Governo, poderá traduzir-se no corte de meio salário em 2013. Ou seja, por essa via, o imposto pago pelos contribuintes aumentará em média 3,5%, o equivalente à sobretaxa aplicada sobre o subsídio de Natal em 2011, e que rendeu ao Estado cerca de 900 milhões de euros. O próprio ministro da Finanças já admitiu publicamente que "a redução no número de escalões estará associada a um aumento das taxas médias efectivas de cobrança de imposto, aproximando a capacidade de arrecadação e distribuição dos padrões que estão vigentes na Europa". Vítor Gaspar não revelou qual será o acréscimo na receita do Estado com o IRS, no entanto, segundo apurou o jornal junto de vários fiscalistas, a redução do número de escalões do IRS deverá passar por uma subida de 11,5% para 14% no primeiro escalão de rendimento. A receita global do IRS, por efeito do reenquadramento dos escalões de rendimento, representará um aumento na cobrança na ordem dos 3,5% e 4%, segundo o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC). Também o fiscalista Tiago Caiado Ribeiro admite que o aumento da receita fiscal será nesta ordem de grandeza. E acrescenta: "Com a redução dos benefícios fiscais, as pessoas só vão perceber que pagam mais impostos em 2014", quando for feito o acerto do IRS.
Económico DigitalClose

terça-feira, 25 de setembro de 2012

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Primeiro Ministro Português aceita recuar na TSU


            (Correio da Manhã)

Acabo de ler: Governo confirma fim da TSU (Última Hora, Correio da Manhã, 22 setembro 2012).

Será que podemos pensar que para os portugueses surgiu uma luz ao fundo do túnel? É claro que não somos tão ingénuos que vamos pensar que agora é que tudo se vai resolver. Nada disso! Vamos sofrer ainda muito e por muitos anos, infelizmente!

Sei que a situação é péssima e o povo português está mesmo zangado, mas se esta atitude do 1º ministro não for "mera cosmética" e se se concretizar, sempre é melhor do que nada... Vamos ver, vamos acompanhar a situação... pois "quando a esmola é grande, o pobre desconfia"... 

Não esqueceremos nunca os sacrifícios a que ultimamente temos estado sujeitos e o exagero do número de medidas de austeridade. Sabemos que é preciso "controlar o barco, em águas tão agitadas" e que está mau "por todo o lado", mas tirar sempre aos mais desfavorecidos...isso, não...não pode continuar! Os mais poderosos têm de contribuir na proporção dos seus ganhos! Ao contrário, é uma forte injustiça e sem qualquer lógica!

Da Reunião do Conselho de Estado, conclui-se que:

"Conselho de Estado


Governo confirma fim da TSU


O Conselho de Estado recebeu ontem à noite a garantia do Governo de que este está "disponível para, no quadro da concertação social, estudar alternativas à alteração da Taxa Social Única (TSU)", foi revelado em comunicado lido pela 01h20, após o final da reunião que se prolongou por oito horas em Belém.

Segundo o comunicado, o Conselho de Estado recebeu garantias de que "estão ultrapassadas as dificuldades da coligação de Governo [PSD-CDS]". O Conselho de Estado apelou ao "diálogo e consenso para encontrar soluções que garantam equidade na distribuição dos sacrifícios e protecção das famílias de mais baixos rendimentos", e alertou para a importância de serem realizados "todos os esforços para uma melhoria das condições de criação de emprego". À saída, os conselheiros foram vaiados por três centenas de manifestantes que ainda se encontravam à porta do Palácio de Belém."