segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI vai resignar no próximo dia 28

Papa Bento XVI
Esta manhã, num discurso em latim durante um consistório, o Papa Bento XVI anunciou que iria resignar a 28 de fevereiro, tendo alegado a sua idade avançada (quase 86 anos), que não lhe permite trabalhar em pleno. 

A Santa Sé pretende que haja o mais cedo possível a eleição do papa que irá suceder a Bento XVI. Dever-se-á assistir à marcação de um novo conclave, muito provavelmente, antes do fim de março (até  à Páscoa).

O Santo Padre tinha já posto como cenário a sua resignação, apesar de ser uma situação rara de acontecer (na história do Vaticano, esta situação acontece pela segunda vez - o primeiro papa a renunciar foi Gregório XII, no século XV - sendo a de Bento XVI a primeira nos últimos 600 anos).

D. António Marto, bispo de Leiria/Fátima, considerou que "Bento XVI marcou a Igreja Católica neste momento difícil da História da Humanidade." ... "Deixou a sua marca neste período turbulento da História. É uma crise global de civilização, de Cultura, que atinge os povos e naturalmente a Igreja não fica imune a tudo isto. Era um Papa marcado por um génio teológico, e que deixou essa marca chamando a Igreja ao essencial da fé, que é a grande questão hoje".

Por outro lado, D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura, é de opinião que o próximo Papa deveria ser mais jovem que o seu antecessor. "O ideal seria um asiático ou africano"... "No geral os cardeais estão bastante envelhecidos. Convinha que tivéssemos um Papa que tivesse entre 60 e 70 anos para poder desempenhar a missão com alguma durabilidade, o que dá constância e firmeza às decisões"..."o ideal seria um papa asiático ou africano para dar uma outra complementaridade às visões da Igreja e deste diálogo intercultural".

Sabe-se que Bento XVI, depois da eleição do seu sucessor, pretende recolher-se para mosteiro de clausura na cidade do Vaticano.

Sem comentários: