quinta-feira, 25 de abril de 2013

Expressão curiosa: "Entrar em parafuso..."



imagem obtida em: 
palavras e origens. blogspot.com 
                      
          
"Entrar em parafuso" significa que alguém está a "perder a cabeça", "a ficar desorientado e nervoso", perante um acontecimento inesperado, não encontrando a resposta certa para esse imprevisto;  no fundo, é "não saber lidar com uma nova situação".

Quando se diz que alguém "tem um parafuso a menos", está a querer dizer-se que esse alguém é considerado "louco", "mentalmente desequilibrado".

Mas como não é provável que haja parafusos no cérebro (!), há que explicar por que se relaciona "os parafusos" com o "estado mental"; a explicação está na etimologia da palavra: par (prefixo, que significa igual) + fuso (utensílio para fiar à roca); o fuso permite unir duas coisas diferentes, portanto,a expressão remete para estados mentais que só uma pessoa em plena capacidade mental é capaz de fazer (capacidade de unir coisas diferentes).
(explicação ouvida na antena 1, no programa Lugares Comuns, de Mafalda Lopes da Costa)

1 comentário:

Jean Victor disse...

É uma expressão originária do meio da aviação militar. Entra em parafuso quem se sente perdido, naquela arriscada manobra em que o avião perde altura e desce, rodopiando, como se fosse esborrachar-se no solo.