sexta-feira, 3 de maio de 2013

DE/DE QUE, ou ambas?

http://www.ciberduvidas.com/perguntas/get/270266

"Perguntas

De que

Paulo Jorge Silveira Dias - - ,
[Pergunta]
É certo que "Bimbo da Costa" (ver Contra-Informação na RTP1) diz «penso eu de que», percebendo-se perfeitamente que é uma caricatura.
De qualquer forma é corrente ouvir-se outras expressões como «informo de que», «esclareço de que», etc.
A minha pergunta é a seguinte: é correcto utilizar-se «de que»?
[Resposta]
Tenho o prazer de o «informar de que» depende do verbo e da construção da frase. Mas penso que poderia «informar ao» estimado consulente «que» existem preconceitos no Sul contra o sr. Pinto da Costa. E poderia «informar que» no Norte também não faltam preconceitos anti-sulistas.
«Esclareço-o», ainda, «de que» o presidente do Porto e ex-presidente da Liga de Clubes nem sempre «informou» os parceiros do futebol «sobre» determinadas iniciativas de bastidores. Se ele tivesse «esclarecido que» certas coisas se estavam a passar assim, talvez o não «informassem de que» perdera a confiança, por exemplo, do Benfica e do Sporting. O sr. Pinto da Costa, todavia, «diz que» a confiança «de que» não prescinde é a dos adeptos do Futebol Clube do Porto.
Bibliografia: Napoleão Mendes de Almeida, «Dicionário de Questões Vernáculas», 2ª edição, LCTE, São Paulo, Brasil, 1994; Rodrigo de Sá Nogueira, «Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem», 2ª edição, Clássica Editora, Lisboa, 1974.
                                                             J.C.B. - 26/03/2008"

                                                                                                                                

Sem comentários: