quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Provas finais de exame de 4º ano vão continuar...

Este ano letivo realizaram-se provas finais no 1º ciclo, pela primeira vez, e depois dos resultados da 1ª fase, os alunos que mostraram maiores dificuldades, tiveram um acompanhamento extraordinário, como medida de combate ao insucesso escolar, apresentando-se mais tarde a uma 2ª fase.

Nuno Crato concedeu uma entrevista à revista VISÃO (nº 1065, de 1 a 7 de agosto 2013), onde explica os resultados de exames de alunos que tinham tido classificação final negativa a Português,na 1ª fase das provas, e que na 2ª fase só 7% obtiveram nota positiva. Pelo contrário, tendo sido dada a mesma oportunidade a Matemática, essa percentagem foi de 20%. 

Apesar de na 1ª fase as notas terem sido melhores, foram negativas; em Português verificou-se que a média foi negativa, mas em Matemática a média foi positiva. 

Esclareceu que apesar da média ser negativa a Português, mais de metade dos alunos tinham tido positiva (3 ou mais numa escala de 5); na disciplina de Matemática, a média foi positiva (56,9%) e mais de 60% dos alunos tiveram nota positiva. 

E as Provas Finais de 4º ano vão ser para continuar...

Este novo modelo experimentado este ano, será estendido ao 2º ciclo, no próximo ano, em que os alunos com dificuldades terão o mesmo direito a apoio extraordinário e a uma 2ª fase, com vista a ultrapassarem problemas e a obterem melhores classificações.

Penso que estas medidas do Ministério da Educação são positivas, desde que este preste o máximo apoio possível aos alunos que não conseguem atingir os seus objetivos, pois na atual conjuntura, são muitos os fatores que impedem muitos dos nossos estudantes a terem sucesso escolar. 

Deverá ser durante o ano letivo que a atenção deve ser redobrada, e não só quando são avaliados, evitando que eles sintam esse "fracasso" pessoal...


"A nota média nacional das provas finais do 4ºano a Português foi negativa, próxima dos 49%, enquanto a Matemática se situa nos 57%, segundo os resultados hoje divulgados pelo ministério da Educação."  

texto e imagem conseguidos em: 

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/06/12/provas-do-1-ciclo-com-media-negativa-a-portugues


Sem comentários: