quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma leitura de verão: "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto


Uma boa sugestão de um livro para estas férias e para quem gosta de viagens, é a obra "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto.

A leitura torna-se deliciosa pela linguagem da época, pelas aventuras constantes, inúmeras peripécias, perigos e riscos de maior e variedade de cenários dados por um número infinito de lugares percorridos. 

É o próprio, (por volta de 1558) e depois de ter regressado das suas missões no Oriente, que se dedica à redação da PEREGRINAÇÃO. Não esqueçamos que Fernão Mendes Pinto, nascido em Montemor-o-Velho, talvez em 1510 (?), sempre sentiu vontade de fazer fortuna e, deste modo, numa dada altura da sua vida,  resolveu embarcar para a Índia.

Ficou no Oriente quase duas décadas e foi um dos primeiros portugueses a chegar ao Japão, país onde se pensa que desembarcou,  na companhia de São Francisco Xavier e de mais jesuítas, chegando todos a ir também até à China. 

Em 1558 terá regressado a Portugal onde fez por ser recompensado pelas suas missões no Oriente. Mas, como sempre acontece com as personagens importantes da  nossa História de Portugal, só lhe foi concedida pouco tempo antes de morrer, uma pequena tença, por ordem de Filipe I. Vem a falecer em 1583.

A sua obra é considerada uma obra-prima no campo da literatura de viagens, publicada muito depois da sua morte em 1583.

Boa leitura!

Sem comentários: