sábado, 4 de maio de 2013

"Até a minha insegurança é amor."

"Medo imenso de perder as amizades, 
de apertar demais as palavras 
e estragar o suco, 
de ser violento com a respiração 
e virar asma. 
Até a minha insegurança é amor."            
                                               Fabrício Carpinejar

Fabrício Carpi Nejar, ou Fabricio Carpinejar, como passou a assinar em 1998 (Caxias do Sul23 de outubro de 1972) é um poetacronista e jornalista brasileiro

É filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi. Após a separação dos pais, em 1981, passou a ser criado pela mãe.

Ingressou em 1990 no curso de jornalismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou-se em 1995. Pela mesma instituição tornou-se mestre em Literatura Brasileira, em 2002.
Lançou As solas do sol, em 1998. A partir desse momento une seus sobrenomes e passa a assinar: Carpinejar.
Em 2003 publicou, pela editora Companhia das Letras, a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional.
Mantém o blog Consultório Poético no portal Globo.com.
Em 6 de março de 2012, estreou como apresentador do programa A Máquina, na TV Gazeta.
Desde maio de 2011 mantém a coluna que antes era ocupada por Moacyr Scliar no jornal Zero Hora
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fabr%C3%ADcio_Carpinejar



Origem e significado da palavra "consenso"...

Quando lia a revista SÁBADO, nº 469, de 24 de abril a 1 de maio de 2013, encontrei uma explicação para a Origem e significado da palavra CONSENSO.

Exemplo: 
"Quando é que descobriu o consenso com o PS?" (António José Seguro, líder do PS, para Pedro Passos Coelho)

O que significa
CONSENSO significa conformidade de opiniões, de juízos ou de sentimentos. Acordo, consentimento para se fazer ou dizer algo.

Origem: do latim consensus, a partir de consensio - junção de com e sensio (sentir junto) e consentire (concordar).

Medicina: em 1854, a palavra consensus foi utilizada, pela primeira vez, em fisiologia, e é usada ainda hoje sempre que peritos convencionam um termo.

Portugal: quando chegou ao trono, em 1908, D. Manuel II nomeou um governo  de consenso, presidido pelo almirante Francisco Joaquim Ferreira do Amaral. Este governo de aclamação, como ficou conhecido, durou pouco tempo. Em dois anos, houve sete governos.
             
                         imagem obtida em: cidadedegente.blogspot.com

sexta-feira, 3 de maio de 2013

DE/DE QUE, ou ambas?

http://www.ciberduvidas.com/perguntas/get/270266

"Perguntas

De que

Paulo Jorge Silveira Dias - - ,
[Pergunta]
É certo que "Bimbo da Costa" (ver Contra-Informação na RTP1) diz «penso eu de que», percebendo-se perfeitamente que é uma caricatura.
De qualquer forma é corrente ouvir-se outras expressões como «informo de que», «esclareço de que», etc.
A minha pergunta é a seguinte: é correcto utilizar-se «de que»?
[Resposta]
Tenho o prazer de o «informar de que» depende do verbo e da construção da frase. Mas penso que poderia «informar ao» estimado consulente «que» existem preconceitos no Sul contra o sr. Pinto da Costa. E poderia «informar que» no Norte também não faltam preconceitos anti-sulistas.
«Esclareço-o», ainda, «de que» o presidente do Porto e ex-presidente da Liga de Clubes nem sempre «informou» os parceiros do futebol «sobre» determinadas iniciativas de bastidores. Se ele tivesse «esclarecido que» certas coisas se estavam a passar assim, talvez o não «informassem de que» perdera a confiança, por exemplo, do Benfica e do Sporting. O sr. Pinto da Costa, todavia, «diz que» a confiança «de que» não prescinde é a dos adeptos do Futebol Clube do Porto.
Bibliografia: Napoleão Mendes de Almeida, «Dicionário de Questões Vernáculas», 2ª edição, LCTE, São Paulo, Brasil, 1994; Rodrigo de Sá Nogueira, «Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem», 2ª edição, Clássica Editora, Lisboa, 1974.
                                                             J.C.B. - 26/03/2008"

                                                                                                                                

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O projeto ZERO DESPERDÍCIO criado há um ano!



                                

Por dia, são desperdiçadas 50 mil refeições, em todo o nosso país.

Já foram recuperadas mais de 388  mil refeições que estavam destinadas a ir para o lix,  tendo sido já distribuídas por mais de 3 000 famílias necessitadas de Lisboa, Cascais, Loures e Sintra.

Este projeto nasceu da Associação sem fins lucrativos DARIACORDAR que luta contra o desperdício e aproveita milhares de refeições.

São cerca de 90 parceiros doadores.
      

terça-feira, 30 de abril de 2013

A Obra-prima de Miles Davis: "Kind of blue" (Jazz)

Kind of Blue 

A História da Obra-prima de Miles Davis
Ashley Kahn 
Kind of Blue – A História da Obra-prima de Miles Davis é um impressionante relato da gravação de um dos maiores álbuns de jazz da história. 

Em 1959, Miles Davis reuniu seu famoso sexteto – John Coltrane, Cannonball Adderley, Bill Evans, Wynton Kelly, Paul Chambers e Jimmy Cobb – no 30th Street Studio, em Nova York, e, em apenas duas sessões de improviso, criou uma obra-prima. 

Kind of Blue é uma referência para músicos, entusiastas e neófitos. Suas impressionantes vendas confirmam sua longevidade, e sua importância ainda causa impacto na música. 

http://www.ebarracuda.com.br/site/acervo_detalhe.php?id_livro=54

Ouvindo Jazz...com NAT KING COLE...

Comemora-se hoje o Dia Internacional do Jazz


"Foi o pianista e compositor Herbie Hancock que propôs à UNESCO a criação deste dia, que este ano se celebra pela segunda vez.

O Hot Clube de Portugal levará alguns dos seus alunos para um concerto no Cinema São Jorge, em Lisboa, pelas 13.00. Às 15.00 o dixigang atuará por várias ruas da capital e às 17.00 um grupo de alunos do Hot Clube atuará no pátio deste espaço. Uma hora depois Bernardo Moreira vai dar uma aula aberta sobre a história do jazz.A partir das 22.30 o clube recebe uma maratona de músicos que atuará pela noite fora.
Também em Lisboa, na estação Baixa-Chiado PT Bluestation, um conjunto de alunos da Escola do Hot Clube vai atuar em conjunto com os alunos da Faculdade de Música Souza Lima, em São Paulo, através de uma ligação-vídeo, a partir das 17.00. 
Já a Universidade de Aveiro tem também uma série de iniciativas marcadas para celebrar o Dia Internacional do Jazz. A cantora Jacinta vai orientar uma masterclass de voz, o pianista Filipe Melo vai também dar uma masterclass de piano e comobo. Realizar-se-á ainda a conferência "Projecto Mensageiros do Jazz", pelos investigadores do próprio projeto. Luís Figueiredo vai dar uma aula aberta sob o mote "Jazz on Film" e estará ainda patente a exposição "Jazz em Cartaz". 
Também o Cascais Jazz Club levará até ao Largo Cidade Vitória a banda Findu's Blues para um concerto, a começar às 18.00. À noite atuará o trio de Jorge Esteves de Almeida. 
E apesar de não se realizar hoje, a 32.ª edição do festival Estoril Jazz foi considerado o evento comemorativo deste dia. O festival vai decorrer de 10 a 12 de maio e de 17 a 19 do mesmo mês, no Casino Estoril. Harold Mabern, Gary Burton, Wycliffe Gordon ou a Orquestra Hot Clube de Portugal vão marcar presença neste certame histórico."

Pianista propôs à UNESCO a criação do Dia Internacional do Jazz

Referência:Diário de Notícias 

Hoje celebra-se o Dia Internacional do Jazz

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dia Internacional da Dança



Companhias e associações de dança de todo o país assinalam hoje o Dia Mundial da Dança com espetáculos que vão abranger desde os estilos latino, clássico, oriental e contemporâneo. 

O Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança (CID), entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tendo sido a data eleita para recordar o nascimento do coreógrafo francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos pioneiros da dança moderna, escreve a Lusa.

Por todo o país, artistas, companhias de dança, associações e coletividades vão apresentar espetáculos de dança com vários estilos, desde a clássica, latinas, orientais, tango, tribais, valsa, hip-hop e rock.

Em Lisboa, a Companhia Nacional de Bailado apresenta mais uma sessão do espetáculo «Dance Bailarina Dance», uma nova coreografia de Clara Andermatt, no Teatro Camões, em Lisboa. 

A Lisboa Metropolitan Arts (LMARTS) realiza uma Gala de homenagem à dança no Teatro Tivoli hoje e na terça-feira e a 01 de maio, pelas 21:30, com obras dos coreógrafos Barbara Griggi, Benvindo Fonseca e Gagik Ismailian.

No norte, em Viana do Castelo e em Vila Praia de Âncora, durante a tarde e a noite de hoje, as comemorações vão sublinhar a dança como forma de comunicação, convívio e confraternização, além da expressão corporal.

A aproximação real das pessoas através da dança, para contrariar a tendência da era digital, foi a tónica sublinhada na mensagem do Dia Mundial da Dança assinada pelo coreógrafo taiwanês Lin Hwai-Min no site do CID.

«Desliguem as televisões, os computadores e venham dançar. Exprimam-se através do digno instrumento que é o vosso corpo. Celebrem a vida com a dança», apela Lin Hwai-Min.


"Risco real para a economia mundial está na Europa" segundo Joseph Stiglitz (Nobel da Economia)

Stiglitz: Europa é o maior risco para a economia mundial
O nobel da economia norte-americano, Joseph Stiglitz, 
afirma que o maior perigo para a economia mundial em 
2013 será a Europa e que a Espanha e a Grécia são os 
principais pontos de preocupação.
No contexto europeu, o nobel norte-americano rejeita a ideia de que um pacto orçamental possa ser uma forma de sair da crise que afeta a zona euro há vários meses, referindo que "isso não é solução".
No contexto europeu, o nobel norte-americano rejeita a ideia de que um pacto orçamental possa ser uma forma de sair da crise que afeta a zona euro há vários meses, referindo que "isso não é solução".



















Num artigo de opinião publicado nesta quarta-feira no 
jornal alemão Handelsblatt e citado pela AFP, Stiglitz 
afirma que o “o risco real para a economia mundial 
está na Europa” e que tanto a Espanha como a Grécia 
se encontram numa depressão económica da qual 
“não vemos sinais de saída”.
“Se o Banco Central Europeu assume que a continuação
das políticas de austeridade é condição para o 
financiamento, só vai estar a piorar a condição do 
paciente”, afirma Joseph Stiglitz no jornal alemão.
Joseph Stiglitz afirmou ainda que a moderada acalmia 
que se seguiu ao anúncio do Banco Central Europeu 
(BCE) do mecanismo de compra ilimitada de dívida é 
apenas “um paliativo temporário”.
Stiglitz criticou o funcionamento deste programa, 
que se encontra reservado apenas aos países que 
estejam sob um programa de resgate financeiro 
internacional.
No contexto europeu, o nobel norte-americano rejeita 
a ideia de que um pacto orçamental possa ser uma 
forma de sair da crise que afeta a zona euro há vários
meses, referindo que "isso não é solução" e, 
por isso, reforça que os líderes europeus ainda não 
conseguiram estabelecer um verdadeiro Pacto para
a Estabilidade e Crescimento (PEC) para os países 
periféricos da Zona Euro.

domingo, 28 de abril de 2013

Um Poema de Madre Teresa de Calcutá: "Do it anyway"



Do It Anyway 

(Faça-o na mesma)

People are often unreasonable,
illogical and self-centered;
Forgive them anyway.
 
Muitas vezes as pessoas
são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-lhes mesmo assim.

If you are kind,
people may accuse you of selfish ulterior motives;
Be kind anyway.

Se você é gentil,
Podem acusá-lo de interesseiro.
Seja gentil mesmo assim.

If you are successful,
you will win some false friends and true enemies;
Succeed anyway.

sSe você é um vencedor,
ganhará alguns falsos amigos e verdadeiros inimigos.
Vença mesmo assim.

If you are honest and frank,
people may cheat you;
Be honest anyway.

Se você é honesto e franco,
as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco mesmo assim.

What you spend years building,
someone could destroy overnight;
Build anyway.

O que você levou anos para construir,
alguém pode destruir de uma hora para a outra.
Construa mesmo assim.

If you find serenity and happiness,
they may be jealous;
Be happy anyway.

Se você tem paz e é feliz,
as pessoas podem sentir inveja.
Seja feliz mesmo assim.

The good you do today,
people will often forget tomorrow;
Do good anyway.

O bem que você faz hoje,
pode ser esquecido amanhã.
Faça o bem mesmo assim.

Give the world the best you have,
and it may never be enough;
Give the world the best you’ve got anyway.

Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode não ser o bastante.
Dê o melhor de você mesmo assim.

You see, in the final analysis,
it is between you and God;
It was never between you and them anyway.

Veja você que, em última análise,
é tudo entre você e Deus.
Nunca foi entre você e os outros.”

 Madre Teresa de Calcutá