sábado, 29 de junho de 2013

O silêncio entre as estrelas...



imagem obtida em: www.irdeb.ba.gov.br
É tão fundo o silêncio entre as estrelas. 
Nem o som da palavra se propaga nem o canto das aves milagrosas. 
Mas lá, entre as estrelas, onde somos um astro recriado, é que se ouve o íntimo rumor que abre as rosas.

José Saramago

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Diário de Vasco da Gama inscrito no Registo da Memória do Mundo

www.alfarrabistaavelarmachado.pt.com
A UNESCO distinguiu o diário original que Vasco da Gama escreveu aquando da sua primeira viagem à Índia, em 1497. 

Inscrito a 19 de junho de 2013 no Registo da Memória do Mundo, pela Unesco (ONU para a Educação, Ciência e Cultura), este é um dos documentos incluídos numa lista de 54, o que muito honra a Nação Portuguesa.

O referido documento pertence à Biblioteca Municipal do Porto e já ali esteve exposto em 2008.

www.tvi24.iol.pt
O texto da candidatura na lista dos 84 pedidos  de inscrição à UNESCO referia que o Diário "fornece testemunho da viagem marítima pioneira (....), um dos momentos decisivos que mudaram o curso da história".

Parabéns a Vasco da Gama e ao povo português! 
blogtailors.com

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Comida portuguesa...com certeza...e numa casa portuguesa...!


www.tripadvisor.com.br 
Segundo Pedro Tuna, Administrador da ROOMDIMENSIONS, num artigo do METRO (20 de junho de 2013) devemo-nos orgulhar da gastronomia portuguesa, por ser "das mais ricas e variadas";  no entanto,  vê poucas referências à nossa cozinha em programas de culinária.

Como exemplo, Pedro Tuna cita as tripas à moda do Porto e as papas do Minho, dizendo que: "...são resultado de um processo histórico e cultural do qual nos devemos orgulhar e ser capazes de transmitir, antes de começarmos a desvirtuar com adaptações aquilo que demorou séculos a aprimorar."

Concordo plenamente com esta opinião: vemos imensos programas de culinária, mas a especificidade da cozinha portuguesa merece mais atenção:  é preciso transmiti-la, de geração em geração, pois é comida tradicional portuguesa e, reconhecidamente, fazendo parte de uma dieta mediterrânica saudável. 

Os nossos jovens devem aprender a comer bem, conhecendo-a e cozinhando-a nos seus lares!

bloguedominho.blogs.sapo.pt

No Douro: obra da barragem do Tua vai prosseguir...

www.edp.pt
Foi aprovado pelo Comité Mundial da UNESCO, no Camboja,  o Projeto " de deliberação que compatibiliza a Barragem de Foz Tua com o Douro Património Mundial". 

No entanto, O Comité exige medidas de salvaguarda (Jornal Metro, 20 junho 2013) pois em 2012 as obras tinham sido suspensas.

O Projeto de deliberação chegou à conclusão que a barragem "não afeta de forma irreversível" o Alto Douro Vinhateiro.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobre a mulher dos nossos dias: um artigo de opinião, de Ana Rita Clara


Jornal Metro

Há dias, ao ler  o jornal METRO, de 20 de junho de 2013, deparei com um artigo de uma apresentadora de TV da SIC e SIC Mulher (do programa "Mais Mulher"), Ana Rita Clara, que ilustra bem como a mulher continua a ser tratada, por esse mundo fora...

A referida apresentadora de TV, no seu artigo cujo título é "Megyn Kelly: fenómeno viral", começa por referir que nos encontramos em junho de 2013 (!), não acreditando que ainda existam, à data, "fatores sexistas e conservadores  no mercado de trabalho". 

Ao escrever isto, baseia-se numa entrevista televisiva que Megyn Kelly (da Fox News) teve com Lou Dobbs e Erik Eriksson e em que ambos os convidados se apresentaram a responder às suas perguntas de forma "atacante e demagógica" no que diz respeito ao trabalho da mulher fora de casa, chegando a mostrar interesse que esta "regresse a casa" e "ao seu espaço"...!!! 

Há, nesta entrevista, um aspeto surpreendente: "O conservadorismo americano consegue alcançar estados mentais menores e considerações pesadas para com as mulheres dos nossos dias." Sim, é verdade, com um conteúdo desta natureza!

Parece que nos mantemos  na era antiga, e depois de tanta luta para chegar até aqui, de repente, julga-se (?) não se ter avançado nada...ou, pelo menos, é o que estes senhores sentem, quando falam deste modo...

Mas não! Sabemos por muitos estudos efetuados, que se avançou alguma coisa, mas que há quem seja renitente e queira continuar na ilusão de que tudo se mantém, nesse domínio...

As mulheres merecem ter as mesmas oportunidades e têm-no conseguido,  pois a sua capacidade de ultrapassar obstáculos é gigantesca, mas também acho que, por causa de tantas mentes perversas, ainda temos um longo caminho a percorrer...

Megyn Marie Kelly (18 de novembro de 1970), mais conhecida como Megyn Kendall, é uma âncora do canal Fox News
Megyn Kelly
http://www.foxnews.com/on-air/personalities/megyn-kelly/bio/#s=h-l
Megyn Kelly currently anchors "America Live," (1-3 p.m. ET), a daytime news program on Fox News Channel (FNC), which launched in February of 2010. She previously co-anchored "America's Newsroom" with Bill Hemmer (9-11 a.m. ET) and appears weekly on "The O'Reilly Factor" in a segment entitled The Kelly File. Throughout her tenure with FNC, Kelly has covered breaking news and has reported live from numerous political events.

Most recently, Kelly co-anchored Fox News Channel's 2012 election night alongside Bret Baier, an evening which delivered more than 12 million viewers and finished second among all of the broadcast and cable networks. She also co-anchored FNC's primetime coverage of the presidential conventions, along with Bret Baier, live from Tampa and Charlotte. Prior to that, Kelly also co-anchored the network's 2012 coverage of the presidential primaries, and moderated two GOP presidential debates. During the 2008 election cycle, Kelly covered the conventions live from St. Paul and Denver in 2008, and also co-anchored FNC's 2010 mid-term election coverage.

During the 2007 Virginia Tech campus massacre, Kelly reported live from Blacksburg, Virginia.  Additionally, she was in Huntington, Utah as rescue efforts were underway for six trapped miners. Kelly notably covered the Duke University rape case involving three of the school's lacrosse players. Reporting from Durham, North Carolina, she broke new details that would ultimately help exonerate the defendants.

Kelly joined FNC in 2004. Prior to her anchor role, she served as a general assignment reporter based in Washington, where she provided wall-to-wall coverage of the confirmation hearings for U.S. Supreme Court Justice Samuel A. Alito Jr. and Chief Justice John Roberts. In 2009 and 2010, she co-hosted FNC’s coverage of the confirmation hearings of Justices Sonia Sotomayor and Elena Kagan.

Before joining FNC, Kelly served as a general assignment reporter for ABC News affiliate WJLA-TV in Washington. During her tenure at WJLA, Kelly covered national and local stories of interest, including the 2004 presidential race and the D.C. sniper cases. Previously, Kelly practiced law as a corporate litigator. Kelly earned her Bachelor of Arts degree in Political Science from Syracuse University and a J.D. from Albany Law School, where she graduated with honors and served as editor of the Albany Law Review.

Read morehttp://www.foxnews.com/on-air/personalities/megyn-kelly/bio/#s=h-l#ixzz2XFeSl6Al

25 de junho: Bernardo Sassetti faria hoje 43 anos!

Em homenagem ao saudoso Bernardo Sassetti: aqui vemos uma dupla de grande destaque!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dia de Saõ João, no Porto

www.jn.pt

www.oprimeirodejaneiro.pt
Em Portugal, o Dia de São João é celebrado no dia 24 de Junho.
São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular. É conhecido por ser um santo casamenteiro.
A festa é celebrada em várias localidades portuguesas, mas a cidade onde os festejos são maiores é o Porto, onde o dia 24 de junho é feriado municipal.
Embora São João Baptista seja considerado por muitos o "padroeiro popular" da Invicta, o título oficial de padroeira da cidade do Porto pertence a Nossa Senhora da Vandoma.
Na noite de 23 de Junho, a população sai à rua para festejar. O manjerico é um dos símbolos da festa, assim como os coloridos martelos de plástico e os alhos porros, utilizados pelas pessoas para bater (gentilmente) nas cabeças das outras pessoas. 
Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João.
As cascatas sanjoaninas, uma espécie de presépio animado, feita com esculturas que exemplificam as artes, ofícios e arquitetura portuenses, são outra característica da festa portuense em homenagem a São João.
Na gastronomia, os festejos só ficam completos com a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho.
A festa concentra-se na zona histórica do Porto, com milhares de pessoas a percorrer as ruas e a ver o fogo de artifício lançado junto ao rio Douro, nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.
Os mais jovens percorrem as zonas junto ao rio Douro em direção à foz do rio, terminando a noite nas praias, com um banho matinal, conforme manda a tradição.

www.ecomobile.pt

domingo, 23 de junho de 2013

Frase do dia

Difícil não é lutar por aquilo que se quer, e sim desistir daquilo que se mais ama. Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, mas sim por não ter mais condições de sofrer”. Bob Marley (frasedodia.com)

Esta frase do dia ensina-nos a importância de não se desistir de lutar.

Este pensamento, nas suas poucas palavras, revela toda a dor e o sofrimento de um coração partido, despedaçado e desiludido pelas angústias da vida. 

Muitas pessoas imaginam que corajoso é aquele que luta até o fim, mas às vezes, é preciso ter mais coragem para reconhecer aquilo pelo que não vale mais a pena sofrer, que é tempo de colocar um ponto final em um relacionamento, que é preciso dizer um "basta" a uma determinada situação.
Bob Marley