sábado, 21 de setembro de 2013

"Amor Platónico" !!!

Significado: amor casto; desprovido de sensualismo; amor ideal.

Origem: no sentido popular é um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, casto. Trata-se, contudo, de uma má interpretação da filosofia de Platão, quando vincula o atributo "platónico" ao sentido de algo existente apenas no plano das ideias.

imagem retirada de: filosofiacompoesia.blogspot.com

"Não existe amor mais perfeito do que o platónico recíproco."

"Noutros tempos houve amores platónicos, hoje há matrimónios platónicos."
George Bernard Shaw                                                    http://pensador.uol.com.br/frases_de_amor_platonico/

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

André Rieu & The Hout Bay Music Project from Cape Town

É um espectáculo que diz muito aos nascidos em África ou àqueles que apenas por lá tenham passado ou vivido, tocando-os e emocionando-os muito profundamente...

E como é lindo ver, quase na parte final,  o quão maravilhosos são a música e os ritmos africanos, que se transmitem a toda a assistência ... E nem o próprio maestro escapa, deixando-se contagiar também pela magia exuberante desta grande exibição artística de música e dança!!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

"Levar um puxão de orelhas", significa...?

Significado: repreender.

Origem: as Ordenações Afonsinas prescreviam que os ladrões tivessem as orelhas cortadas. 
Vasco da Gama relatou o corte de 800 orelhas e Gomes Freire de Andrade 
recebeu 7800 delas. 
imagem conseguida em: www.faroldenoticias.com.br
Mais tarde, as orelhas deixaram de ser cortadas e passaram apenas a ser puxadas.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"As premonições de Natália Correia" - E tão de acordo com o que estamos a viver...!!!


imagem conseguida em: literaturaacoriana.com.sapo.pt 
As premonições de Natália Correia 

"A nossa entrada (na CEE) vai provocar gravíssimos retrocessos no país, a Europa não é solidária com ninguém, explorar-nos-á miseravelmente como grande agiota que nunca deixou de ser. A sua vocação é ser colonialista".

"A sua influência (dos retornados) na sociedade portuguesa não vai sentir-se apenas agora, embora seja imensa. Vai dar-se sobretudo quando os seus filhos, hoje crianças, crescerem e tomarem o poder. Essa será uma geração bem preparada e determinada, sobretudo muito realista devido ao trauma da descolonização, que não compreendeu nem aceitou, nem esqueceu. Os genes de África estão nela para sempre, dando-lhe visões do país diferentes das nossas. Mais largas mas menos profundas. Isso levará os que desempenharem cargos de responsabilidade a cair na tentação de querer modificar-nos, por pulsões inconscientes de, sei lá, talvez vingança!"

"Portugal vai entrar num tempo de subcultura, de retrocesso cultural, como toda a Europa, todo o Ocidente".

"Mais de oitenta por cento do que fazemos não serve para nada. E ainda querem que trabalhemos mais. Para quê? Além disso, a produtividade hoje não depende já do esforço humano, mas da sofisticação tecnológica".

"Os neoliberais vão tentar destruir os sistemas sociais existentes, sobretudo os dirigidos aos idosos. Só me espanta que perante esta realidade ainda haja pessoas a pôr gente neste desgraçado mundo e votos neste reaccionário centrão".

"Há a cultura, a fé, o amor, a solidariedade. Que será, porém, de Portugal quando deixar de ter dirigentes que acreditem nestes valores?"

"As primeiras décadas do próximo milénio serão terríveis. Miséria, fome, corrupção, desemprego, violência, abater-se-ão aqui por muito tempo. A Comunidade Europeia vai ser um logro. O Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista do 25 de Abril, o Estado Social e a independência nacional sofrerão gravíssimas rupturas. Abandonados, os idosos vão definhar, morrer, por falta de assistência e de comida. Espoliada, a classe média declinará, só haverá muito ricos e muito pobres. A indiferença que se observa ante, por exemplo, o desmoronar das cidades e o incêndio das florestas é uma antecipação disso, de outras derrocadas a vir".

Natália Correia
Fajã de Baixo, São Miguel, 13 de Setembro de 1923 — Lisboa, 16 de Março de 1993
 
Todas as citações foram retiradas do livro "O Botequim da Liberdade", de Fernando Dacosta.
 

domingo, 15 de setembro de 2013

"Mal e Porcamente" - esta expressão significa?...

imagem encontrada em: gametas.blogspot.com
Significado
muito mal; de modo muito imperfeito.

Origem
inicialmente, a expressão, era "mal e parcamente".
Quem fazia alguma coisa assim, agia mal, e com parcos (poucos) recursos. Como "parcamente" não era palavra de amplo conhecimento, o uso popular tratou de substituí-la por outra, parecida. E assim, ficou... "mal e porcamente". 

Encontra-se uma explicação mais completa em: 

[Pergunta | Resposta]

«Mal e parcamente» > «mal e porcamente»

[Pergunta] «Mal e porcamente», em vez de «mal e parcamente», é uma expressão erroneamente aplicada por muitas pessoas e que nada tem que ver com os simpáticos suínos. Não seria bom esclarecer que parca tem origem no latim parcus, a, um e significa «pouco», «pequeno», «moderado», etc.?

Teresa Coimbra :: :: Portugal

[Resposta] Tem toda a razão…
«Inicialmente, a expressão era "mal e parcamente". Quem fazia alguma coisa assim, agia mal e eficientemente, com parcos (poucos) recursos.
Como parcamente não era palavra de amplo conhecimento, o uso popular tratou de substituí-la por outra, parecida, bastante conhecida e adequada ao que se pretendia dizer. E ficou "mal e porcamente", sob protesto suíno.»1
1 in A Casa da Mãe Joana, de Reinaldo Pimenta, vol. 1 (Editora Campus, Rio de Janeiro) 

J. M. C. :: 04/07/2007