sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Reflexão...

“As palavras proferidas pelo coração não têm língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler”    

JOSÉ SARAMAGO



imagem conseguida em: onix.blogs.sapo.pt 

Homenagem a um Novo Ser (II)

in: www.pintardesenho.com


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O stress do Natal...


imagem conseguida em: www.crazynews.com.br 
A época festiva que se aproxima é, sem dúvida, uma altura em que a família aproveita para estar reunida, cheia de alegria e de presentes para trocar entre os seus elementos. 

No entanto, tem-se vindo a constatar que ano após ano, o Natal traz consigo cada vez mais stress às pessoas, uma vez que a ansiedade em que são mergulhadas é uma evidência. Ligados a esta atitude estarão o espírito consumista que as acompanha nestes tempos modernos, imposto por uma publicidade agressiva que lhes entra em casa, quer pela rádio, quer pela T.V. e também pela sua mente acomodada e fraca em relação a tudo o que é festivo, aceitando a atitude com naturalidade. 

Ora, o que eu quero dizer, é que, sob o pretexto do nascimento de Jesus, todos nós nos deixamos arrastar pelo prazer das compras, pela ansiedade de entregar muitos presentes caros e a última coisa em que pensamos, é no nascimento de Cristo!

Li nas Seleçções do Reader's Digest (Dezembro 2013)  que um estudo divulgado na Revista Científica Circulation concluiu que os ataques de coração são mais frequentes em dezembro, devido às tensões da quadra festiva do Natal. "Este facto parece ser corroborado por um estudo independente realizado no Reino Unido, que concluiu que metade dos homens britânicos considera as compras de Natal mais stressantes do que ser despedido." 

Devíamos mudar a nossa atitude no Natal, comprando apenas presentes simbólicos para oferecer e não gastando dinheiro "a rodos" como normalmente acontece; isto...no caso de o podermos fazer, pois caso contrário, ninguém tem de levar a mal. 

Estando todos reunidos e distribuindo uns pelos outros amor verdadeiro, é por si só, suficiente! É claro que esta é uma simples opinião pessoal! Também poderei dizer que "Cada um sabe de si e Deus sabe de todos".

Ainda assim...gostava de deixar uma sugestão: que tal gastar menos em prendas para oferecer e doar algum dinheiro a algumas instituições de solidariedade social?

"Andar mouro na costa"...

encontrei aqui: aventar.eu 
"Andar mouro na costa" é uma expressão idiomática, de registo popular e que indica:

1.
  • haver indícios de que algo de inesperado está iminente; 
  • pressentir uma ameaça, um perigo que se aproxima
2. 

  • aparecer um pretendente amoroso
  • de sentido sinónimo= andar a larica no trigo