quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

La Chandeleur - o que simboliza esta festa para os franceses?

imagem conseguida em: www.portugues.rfi.fr

Sim, o que é que se festeja em França, a 2 de fevereiro? Festeja-se LA CHANDELEUR (A Candelária, festa das Candeias ou das velas). 

E que significado tem para os franceses? Um significado importante, na medida em que estes a associam, de imediato às origens da Candelária, aos crepes e às galettes. Festeja-se atualmente a 2 de fevereiro, 40 dias depois do Natal.

E que tipo de festa é? É a festa das Candeias ou das velas (La Chandeleur ou la Fête des Chandelles), como se queira; o nome Chandeleur é de origem latina e pagã (festa candelarum), sendo uma festa popular de origem pagã ligada à luz e que também se viria a tornar uma festa religiosa cristã, que antigamente se chamava HYPAPANTE ou "Apresentação do menino Jesus  no Templo", 40 dias depois de este ter nascido. 

Em memória  do nascimento de Cristo e a partir do ano de 492 passou a organizar-se uma procissão anual durante a qual eram alumiados  círios benzidos (velas bentas ou benzidas). Terá sido de uma dessas procissões que terá surgido a partilha de crêpes. 

Diz-se que terá sido o Papa Gélase 1er que, para recompensar o grande número de peregrinos que se deslocavam a Roma à festa candelarum e com o objetivo de os incentivar a continuar, mandava distribuir crêpes (crispus, que significa "ondulado" em latim), naquele tempo conhecidos por "esquecidos" (oublies), tendo daí nascido esta tradição que se mantém e se respeita em cada ano, a 2 de fevereiro!

imagem obtida em: en.wikipedia.org

   

Para os camponeses, esta data simboliza o fim do inverno e o regresso ao trabalho agrícola. As velas ou círios benzidos eram conservados por eles, pois eram supersticiosos e, com isso, pretendiam ter sorte nas sementeiras e nas colheitas. Poderá dizer-se que estas festas tinham para a população rural um forte simbolismo de "desejo de fertilidade" para os campos trabalhados por ela.

Fontes: Resumos de pesquisas efetuadas na Wikipedia e em http://cuisine.journaldesfemmes.com/magazine/dossier/0501crepes/tradition.shtml

2 comentários:

FDS disse...

Nem sempre sabemos porque as coisas acontecem! Obrigada por ter de forma muito sintética e clara explicado a origem dessa festa.

Ana Cardoso disse...

Obrigada pela explicação.
Feliz dia!