sábado, 22 de março de 2014

A história da baguette francesa

CROCANTE POR FORA E MACIA POR DENTRO, A BAGUETTE FRANCESA TORNOU-SE UM MITO!

De passagem pela  França, todos os estrangeiros se apaixonam por ela...  Para nós, continua a ser a diva das padarias e parte da vida dos parisienses! 

História: há duas versões diferentes, que poderiam explicar a origem da baguette. A primeira versão diz que o pão na forma de  baguette apareceu na época de  Napoleão. 

Até então o pão era redondo para melhor conservação.
A baguette terá sido inventada pelos padeiros de Napoleão para que o pão fosse mais facilmente transportado pelos soldados.   
Eles teriam que carregar a baguette ao longo das suas pernas (dentro dos bolsos das suas calças).  
Imagine -se  o estado da baguette  após um longo dia de caminhada ...!!!

Mas esta história é duvidosa, pois os uniformes dos soldados na época , impossibilitariam o transporte e incomodariam a locomoção dos soldados do  Império.
 
Outra teoria é que o pão na forma de  uma baguette teve a sua origem em Viena. 
O pão  vienense teria sido trazido para França no século XIX, e a baguette, então, ter-se-ia popularizado por volta de 1920 em Paris, porque a sua preparação requer menos tempo para amassar e cozer que o pão redondo. 
Seria o resultado de uma lei que proibia  o trabalho dos  padeiros  antes das 4horas  da manhã!
Hoje, mesmo ignorando com precisão a sua origem, nós encontramo-la por toda a parte: nas sanduíches, no café da manhã, com queijo ou simplesmente como acompanhamento! Pequeno truque;  para saber se a baguete está boa, você tem que apertá-la e ela deve voltar à sua forma original!
Resumido com adaptações a partir da seguinte fonte: 
http://parisvip.blogspot.pt/2011/12/historia-da-baguette-uma-tradicao.html


Há uma outra versão interessante e que passo a transcrever:


"Baguete torna-se o pão oficial da França" 
  in http://operamundi.uol.com.br/
Foi no dia 26 Brumário do ano 2 da Revolução Francesa – que, no calendário gregoriano, corresponde a 15 de novembro de 1793 – que a Convenção aprovou um decreto tornando obrigatório o acesso de todo cidadão francês a um mesmo tipo de pão, denominado “pão igualdade”. Era instituída então a famosa baguette.

O lançamento foi um fracasso. Em 1856, Napoleão III tentou reinstituir o pão longo e crocante, sem muito sucesso a mais. Foi somente após a libertação dos nazistas, em 1944, que a baguete (inicialmente um fenômeno só parisiense) se generalizou em todos os cantos da França.

No mundo inteiro, a baguete é um dos símbolos típicos da França e, particularmente, de Paris. Em pé de igualdade com o vinho, o queijo e a boina, a baguete ganhou fama apesar da imensa variedade de outros pães. A célebre foto de Willy Ronis do menino parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguete maior do que ele (abaixo) tornou-se pôster e percorreu o mundo, como uma marca da Paris no pós-guerra.
 
As medidas do pãozinho são precisas: 80 centímetros de comprimento, de 6 a 7 centímetros de largura e peso entre 250 e 300 gramas. Para democratizar a baguete e baixar seu preço, o leite foi suprimido dos ingredientes. O pão se assenta e toma a forma dos cestos onde é colocado. Leve e crocante, a baguete vai bem em quase todas as mesas e é o único pão em todo o mundo que assumiu esta forma tão alongada.

Conta-se que ela deve sua origem às campanhas napoleônicas: até então, os pães eram redondos para manter a conservação. Esta forma havia sido inventada pelos padeiros de Napoleão a fim de que pudessem ser facilmente transportados pelos soldados num bolso da calça. Todavia, um exame cuidadoso das pinturas da época dos soldados do império ou dos uniformes que chegaram até nós mostram que, para o pão comprido, tal modo de transporte teria sido totalmente impraticável. A baguette teria incomodado o soldado durante suas longas marchas e o pão estaria provavelmente em mau estado nas paradas para descanso e alimentação.

Outra teoria sugere que este estilo de pão – o “vienense”, cuja forma pode ser alongada mas oval, como o nosso “pão francês” – foi inventado em Viena e exportado para a França durante o século XIX, mais especificamente para a Boulangerie Viennoise (Padaria Vienense), fundada por Auguste Zang. A baguete assumiria a aparência atual durante os anos 1920, porque o formato alongado exigia menos de tempo de preparação e cozimento que os pães tradicionais. Conta-se também que a baguete teria surgido em decorrência de uma lei que proibia os padeiros de trabalharem antes das 4h da manhã, o que não deixava tempo para preparar os pães redondos tradicionais.

Um artigo escrito para o concurso “O Grande Prêmio da Baguete” afirma que ela foi inventada no ano da Revolução de Julho: “A baguette tradition, embora inventada em 1830, só foi oficialmente reconhecida em 1993 pelo famoso ‘decreto-pão’ do primeiro-ministro Édouard Balladur, que tinha por objetivo dar um novo estímulo às padarias artesanais submetida então à concorrência desleal das grandes fábricas de pão. 
imagem conseguida em:  panelaolume.blogspot.com

Sem comentários: