domingo, 30 de março de 2014

Avignon: antiga residência dos Papas

www.google.pt
 Avignon é uma cidade do sul  de França. Situa-se cerca de 650 km a sudeste de Paris e 80 km a noroeste da cidade de Marselha. Fica na margem esquerda do rio Ródano (Departamento de Vaucluse) e tem aproximadamente 95 000 habitantes.

Durante muitos anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica.
dicasparisalacarte.com
Outrora, ter-se-á chamado Avénio (do latim Avenio). O Centro Histórico de Avignon  e o Palais des Papes são consideradas das mais importantes construções de arquitetura gótica da Europa. Fazem parte da lista da UNESCO (dos Patrimónios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Avignon foi habitada no tempo dos Celtas, tendo ficado famosa por se tornar a residência dos Papas em 1309, na altura em que os reis da Sicília governavam (Casa de Anjou). Em 1348  a cidade era pertença da rainha Joana I da Sicília tendo sido nessa altura adquirida pelo Papa Clemente VI; é de notar que assim permaneceu, como propriedade papal até 1791, até ser englobada ao resto da França, durante a Revolução Francesa.

Entre os anos de 1309 e 1377 (período conhecido pelo Papado de Avignon), os 7 Papas que ali residiram foram : Papa Clemente V, Papa João XXII,  Papa Bento XII, Papa Clemente VI, Papa Inocêncio VI, Papa Urbano V, Papa Gregório XI. 

Em 1377, o trono de São Pedro em Roma foi recuperado pelo Papa Gregório XI, pensando este que, com isso, unificava o Papado; mas aconteceu  o contrário, e com esta opção, provocou uma enorme crise que ficou conhecida pelo Grande Cisma do Ocidente (havia, ao mesmo tempo, mais de dois papas em Roma e em Avignon...). A crise só seria ultrapassada por volta de 1417.

Avignon foi sede episcopal desde o ano 70, mas passou a Arcebispado em 1476. O Papa Bonifácio VIII fundaria a Universidade de Avignon em 1303 que se manteve de grande importância  até à Revolução Francesa, devido à grande qualidade de ensino dos cursos de direito.

As muralhas que envolvem a cidade encontram-se bem conservadas, e é de notar que a sua construção é do tempo dos Papas que mudaram de residência para este local.  

Há um outro ponto de interesse para quem queira visitar esta bela e antiga cidade: é a ponte sobre o rio Ródano, que inicialmente tinha 22 arcos tendo agora só 4 quatro arcos dos 22 que inicialmente tinha. A ponte, construída entre 1171 e 1185, tornou-se famosa pela conhecida canção infantil francesa "Sur le pont d'Avignon" tendo já sido reconstruída inúmeras vezes.

www.hotel-mistral-avignon.com
Em 1660, o rio Ródano sofreu uma forte enchente e a ponte sofreu alguns danos, sendo assim que ela se apresenta ainda hoje.  

Por fim, resta dizer que desde 1947 a cidade de Avignon assiste anualmente a um importante festival de teatro que atrai um grande número de admiradores.
(Pesquisa efetuada na http://pt.wikipedia.org/ e por mim resumida e adaptada).

                         

Sem comentários: