quarta-feira, 26 de março de 2014

Camembert, é mais do que um simples queijo...

O camembert da Normandia é mais do que um simples queijo: tornou-se num dos símbolos da gastronomia francesa.

O camembert da Normandia é mais do que um simples queijo: tornou-se num dos símbolos da gastronomia francesa. Com sabor forte, amadeirado, frutado, tenro e cremoso... há mais de dois séculos que este pequeno queijo redondo entrou para o imaginário de todo um povo, não sendo exagerado afirmar-se que já pertence ao património nacional. 

A Denominação de Origem Protegida (DOP), obtida em 1983, permitiu manter a fabricação na sua terra original da Normandia, conservando-se a tradição do leite cru e da moldagem com concha. Todas estas características que o ligam às suas raízes históricas, bem como muitas outras especificidades de confeção dão a este queijo uma harmonia de sabores inigualáveis. 

Cremoso, com um leve amargor e um sabor que se intensifica ao longo do seu período de maturação, deverá ser escolhido pela pasta amarela clara e tenra, nem demasiado mole nem demasiado firme. 

Trinta dias antes da data de validade de consumo, o camembert está pouco curado, o seu coração é branco como o giz e bastante firme. Vai ficando mais cremoso e, dez dias antes da data de validade, apresenta-se tenro, fundente e muito perfumado. Desde a década de 1890, é colocado em pequenas caixas em madeira de choupo.
http://www.france.fr/pt/gastronomia/o-camembert-da-normandia.html 

www.allfood.com.br

Sem comentários: