sexta-feira, 2 de maio de 2014

O significado de "Ano Sabático"...


História
O termo "Sabático" tem origem hebraica na palavra shabat que significa repousar. Na antiguidade, de sete em sete anos celebrava-se o ano sabático, um período de repouso para as pessoas e para a terra, durante o qual não se podia semear, nem colher. Durante o século XIX, este costume foi trazido para as universidades americanas, onde a licença sabática era concedida para permitir que os catedráticos tivessem algum tempo afastados das suas actividades profissionais para se dedicarem a uma reciclagem académica.
Por volta de 1950, o conceito do “ano sabático” começou a ser transportado para o meio empresarial, como tentativa de combater a falta de motivação. Desde então, muitas empresas têm vindo a aperceber-se das vantagens que um período de afastamento da rotina profissional pode trazer para a produtividade dos seus colaboradores. 

Conceito
- A ideia de tirar um ano sabático é muito diferente de ter uns meses de férias ou passar um ano “à sombra da bananeira”. Pretende-se antes que este seja um período em que fique afastado do trabalho, mas que aproveite para investir em projectos pessoais.
- No ano sabático, todos os esforços devem estar voltados para o auto-conhecimento. É a altura ideal para aprender um pouco mais sobre as suas potencialidades e para identificar as suas preferências e quais as situações a que reage melhor e pior.
http://emprego.sapo.pt/guia-carreira/artigo/152/artigo.htm

G_Sabatico.jpg
imagem obtida em: http://www.istoe.com.br

Sem comentários: