domingo, 23 de novembro de 2014

"Trigo limpo, Farinha Amparo" é uma expressão corrente

Ao investigar o significado da expressão corrente "Trigo limpo, farinha Amparo", encontrei no Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, a seguinte resposta: "De certeza, coisa garantida".

Também achei interessante uma outra explicação encontrada num Blog: 

"Farinha Amparo é parte integrante dos Portugueses, mesmo aqueles que não comeram nada sabem do seu nome devido ás expressões que originou, usadas para criticar alguém que não é bom a fazer algo.


O produto que ainda alimentou muitos na década de 70 e 80, já existia há muito no panorama Nacional mas ia perdendo aos poucos o lugar nas mesas Portuguesas para outras marcas do mercado e foi ficando na memória mais pelas expressões que ajudou a criar do que pelo sabor. Lembro-me de comer uma ou outra vez pela manhã algo com Farinha Amparo, mas ficaram por aí as minhas lembranças, de resto só mesmo quando ia à pendura num carro e ouvia um "este tirou a carta na Farinha Amparo".

Essa é a expressão mais conhecida, isto porque saíam sempre brindes na Farinha e alguém achou piada e começou a usar isso para denegrir alguém que não fazia algo bem, ou alguém que passava por cima de coisas para obter o que tinha. Outra expressão da Farinha era o "Trigo Limpo Farinha Amparo", para a facilidade com que se conseguia algo (e era mais usada no futebol).

Ou seja um produto que ficou conhecido pelas expressões que originou, apesar de muitos ainda se lembrarem por causa do seu sabor obviamente.
Read more: 


http://aindasoudotempo.blogspot.pt

Sem comentários: