quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

É Natal - "Natal de quem?"

(2bp.blogspot.com)
Natal de Quem?

Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
do perú, das rabanadas.
- Não esqueças o colorau,
o azeite e o bolo-rei!
- Está bem, eu sei!
- E as garrafas de vinho?
- Já vão a caminho!
-Oh mãe, estou p'ra ver
que prendas vou ter.
- Que prendas terei?
- Não sei, não sei.
Num qualquer lado, 
esquecido, abandonado,
O Deus-Menino 
murmura baixinho:
- Então, e Eu?
Toda a gente Me esqueceu
Senta-se a família
 à volta da mesa
Não há sinal da cruz
Nem oração ou reza.
Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio.
Cá dentro tão quente!
Algures esquecido,
Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu?
Toda a gente Me esqueceu?
Rasgam-se embrulhos,
Admiram-se as prendas.
Aumentam os barulhos 
com mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papéis 
sem regras nem leis.
E Cristo-Menino 
a fazer beicinho:
- Então e Eu?
Toda a gente Me esqueceu?
O sono está a chegar.
Tantos restos 
por mesa e chão.
Cada um vai transportar
bem-estar no coração.
A noite vai terminar
E Jesus quase a chorar:
- Então e Eu?
Toda a gente Me esqueceu?
Foi a festa do Meu Natal
E do princípio ao fim,
quem se lembrou de mim?
Não tive tecto nem afecto!
Em tudo, tudo, eu medito,
E pergunto no fechar da luz:
- Foi este o Natal de Jesus?

João Coelho dos Santos

(www.criacoesdasu.com)
(www.colorirgratis.com)

Sem comentários: