quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Quando pensamos,,,

"O pensamento é a mente em ação."  RALPH EMERSON

RWEmerson.jpg
in pt. wikipedia.org
Ralph Waldo Emerson (25 de maio de 1803, Boston - 27 de abril de 1882,Concord, Massachusetts) foi um famoso escritor, filósofo e poeta estado-unidense.
Emerson fez seus estudos em Harvard para se tornar, como seu pai, ministro religioso. Foi pastor em Boston mas interrompeu essa atividade por divergências doutrinárias sobre a eucaristia.
Em 1833 viaja pela Europa e encontra MillColeridgeWordsworth e Carlyle, cultivando uma profunda amizade com este último.
De volta aos Estados Unidos, começou a desenvolver sua filosofia "transcendentalista", exposta em obras como NaturezaEnsaios e Sociedade e solidão.
transcendentalismo é, para Emerson, um esforço de introspecção metódica para se chegar além do "eu" superficial ao "eu" profundo, o espírito universal comum a toda a espécie humana.
O clube transcendentalista de Concord, ao qual pertenciam entre outrosThoreau e Margareth Füller, e cujo órgão oficial era a revista The Dial, exercia grande influência sobre a vida intelectual americana do século XIX.
Ler mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ralph_Waldo_Emerson

Sem comentários: