quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Martina Stoessel, o fenómeno "Violetta" e estrela da Disney!


Violetta é uma série juvenil de sucesso que passa no canal Disney Portugal

Martina Stoessel é a Violetta, tem agora 17 anos e consta que é pouco sorridente, exibindo já um certo ar de "diva"; começou a ser conhecida aos 14 anos quando a série se iniciou em 2012. 

As cenas são trabalhadas no estúdio Baires, em Don Torquato, a uma meia hora da cidade de Buenos Aires (Argentina), aproximadamente, e onde a "estrela"  nasceu... 

A mãe acompanha-a no seu trabalho! O pai é um produtor de televisão, Alejandro Stroessel (que em tempos trabalhara com o canal da Disney da América Latina); Martina, com 7 anos, já tinha entrado na série O Mundo de Patty...

Antes de iniciar as gravações, Martina toma o seu pequeno-almoço preferido (café com leite e dois croissants) e reza uma oração no camarim com uma das suas maiores amigas e que faz o papel de vilã na série - Mercedes Lambre (21 anos).

O elenco desta série vem a Portugal em janeiro de 2015. A 22 de setembro tem início a 2ª temporada da série no referido canal. Na Argentina já começou a 3ª temporada.

A menina não frequenta a escola, e quando sai, é acompanhada por seguranças; trabalha umas 6 horas por dia e tem aulas particulares "à distância", duas vezes por semana; os homework (TPC) são feitos pela Internet. Frequenta aulas de guitarra, dança e canto.

"O amor à arte e à música e os valores, o tema da amizade e da família, são coisas com as quais me identifico." declara Martina em relação a alguns aspetos da sua vida real, comuns aos da personagem que desempenha.

Felicidades, Violetta! 
(Resumido, com base num artigo da Revista Sábado, nº 541)

Reflexão...

in:www.flickriver.com
 "Não farás nada que não possa ser desfeito.
Castelos na areia, desenhos na água, 
o breve esboço que a maré arrasa."    
José Eduardo Agualusa, 
em Lugar de Morança, 
Fronteiras Perdidas
in:pollyannavelha.blogspot.com
 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Grutas na Ponta da Piedade

Estas grutas lindíssimas situam-se em Lagos, no Algarve.
E os passeios de barco para as visitar, são inesquecíveis, principalmente no verão!


     

terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Atirar a toalha ao chão" significa...

foto de: josepaulofafe.blogspot.com
A expressão do título deste post significa DESISTIR... 
Nos desportos de combate, em particular no boxe, o treinador ou o médico de um dos lutadores tem a prerrogativa de atirar uma toalha para o recinto onde está a ser disputado o combate, anunciando assim, o  abandono do seu atleta. 
Atirar a toalha ao chão...(segundo leitura da obra de Sérgio Luís de Carvalho,"Nas Bocas do Mundo", da Planeta).

Consultando uma outra fonte, a Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, encontrei uma explicação semelhante:
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=32125

"Pergunta | Resposta] Significado da expressão «deitar a toalha ao chão» 

[Pergunta] O que significa a expressão «deitar a toalha ao chão»?Amélia Pan :: Tradutora :: Macau, China 

[Resposta] «Atirar a tolha ao chão», «deitar a tolha ao chão» ou ainda, no Brasil, «jogar a tolha»* são a tradução para português da expressão idiomática inglesa «to throw in the towel», que é o mesmo que «desistir» e «admitir a derrota».

O sítio de língua inglesa Phrase Finder comenta a origem desta expressão do seguinte modo (tradução livre do texto original em língua inglesa):

«Esta pequena expressão deriva do boxe. Quando um pugilista não consegue ripostar e a equipa de apoio quer parar o combate, esta atira uma toalha dentro do ringue para indicar que aceitam a derrota.»
A mesma fonte refere que a atestação mais antiga desta expressão em inglês é de 1913, no jornal norte-americano The Fort Wayne Journal-Gazette, encontrando-se poucos anos de ocorrências do seu uso figurativo em vários documentos.
* Agradece-se ao consulente Alberto Medeiros (Brasil) a informação enviada pelo Facebook.

Carlos Rocha :: 10/10/2013"

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Fluviário de Mora, no nosso Alentejo, é o maior aquário de água doce da Europa...

"O Fluviário de Mora situa-se na freguesia de Cabeção, concelho de Mora, junto ao Parque Ecológico do Gameiro, a 120 km de Lisboa por estrada.

Constituído por um conjunto de aquários e espaços envolventes, o Fluviário permite observar as diferentes espécies animais e vegetais que vivem em rios. Isto é conseguido através de uma exposição de habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio.

Possui mais de meio milhar de peixes de 55 espécies diferentes.

O Fluviário foi inaugurado em 21 de Março de 2007."
in http://pt.wikipedia.org/wiki/

Já o visitou?  Se não, por que espera? É para nós, portugueses, um motivo grande de orgulho que o nosso país tenha um lugar tão apelativo para visitas em família...